Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
    • Para assessorias de imprensa
    • Calculadora do IR
    • Biblioteca Digital
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Ferramentas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Negócios e Gestão

Rede de óticas premium cresce com capital próprio e foco em sustentabilidade para chegar a 100 lojas

Bernardo Góis
Bernardo Góis
16 dez 2025 às 14:27
Última atualização: 16 dez 2025
2 min leitura
16 dez 2025 às 14:27
2 min leitura
Última atualização: 16 dez 2025
Rede de óticas premium cresce com capital próprio e foco em sustentabilidade para chegar a 100 lojas

Reprodução: Unsplash

Fundada no Recife há 26 anos, Oculum reforça crescimento próprio e prevê investimento estimado em R$ 20 milhões

Em um cenário em que muitas redes de varejo aceleram expansão por meio de aportes externos, a Oculum segue na contramão: a rede brasileira de óticas premium, fundada no Recife há 26 anos, projeta atingir 100 lojas até 2026 financiando seu crescimento exclusivamente com recursos próprios.

Atualmente com 46 unidades em 19 estados e 28 cidades, a empresa deve encerrar 2025 com faturamento estimado em R$ 170 milhões, crescimento de 15% em relação ao ano anterior, e prevê investir cerca de R$ 20 milhões no plano de expansão de 2026. O diferencial, segundo a rede, está menos na velocidade e mais na consistência do modelo.

A estratégia envolve um processo criterioso de seleção de franqueados, análise aprofundada de pontos comerciais e acompanhamento contínuo da performance das unidades. “Não temos pressa em abrir lojas. Nosso foco é a sustentabilidade do negócio e a rentabilidade do franqueado no longo prazo”, afirma Thiago Teixeira, CEO da Oculum.

Com payback estimado entre 16 e 36 meses e rentabilidade média de 12% a 20%, o modelo de franquia atrai empreendedores interessados em um varejo de alto valor agregado. O investimento inicial varia de R$ 490 mil a R$ 700 mil, incluindo estoque. A rede atua principalmente em capitais e polos de consumo estratégico.

Outro ponto central da estratégia está no posicionamento premium, ticket médio de R$ 2,3 mil, portfólio com mais de 50 grifes internacionais, lançamentos simultâneos aos do mercado europeu e integração entre saúde, moda e tecnologia. O atendimento especializado, com técnico óptico em loja e entregas rápidas, reforça a proposta de valor.

Segundo Francisco Acioli, diretor de Expansão, a Oculum enxerga no varejo óptico um “oceano azul”, sustentado pela diferenciação e pelo valor percebido pelo consumidor, em um setor que movimentou R$ 27 bilhões em vendas no Brasil em 2024, segundo a Abióptica.

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#475

Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Bernardo Góis

    Bernardo Góis

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    Como a Kallas Mídia OOH redesenha sua estratégia para crescer em um mercado cada vez mais orientado por dados

    Como a Kallas Mídia OOH redesenha sua estratégia para crescer em um mercado cada vez mais orientado por dados

    16 dez 2025
    6 min leitura

    Por: Jefferson

    16 dez 2025
    6 min leitura
    Negócios e Gestão
    O caixa que ninguém vê: a ansiedade que derruba negócios

    O caixa que ninguém vê: a ansiedade que derruba negócios

    16 dez 2025
    3 min leitura

    Por: Angela Mathias

    16 dez 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    Por que impor limites pode piorar seus relacionamentos — e não melhorar

    Por que impor limites pode piorar seus relacionamentos — e não melhorar

    16 dez 2025
    3 min leitura

    Por: Jefferson

    16 dez 2025
    3 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #475 Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

    #475 Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

    00.0000.00