O que a Geração Z precisa de seus líderes

Créditos: Adobe Stock
O desenvolvimento profissional e as ofertas de treinamento são considerados fatores importantes ao escolher um novo emprego por estes trabalhadores
À medida que milhões de graduados universitários entram no mercado de trabalho, muitos relatam sentir-se despreparados. Segundo uma pesquisa recente, quase dois terços dos trabalhadores da Geração Z com menos de 24 anos estão insatisfeitos com a preparação oferecida por suas instituições educacionais para o emprego.
Além disso, 70% desses trabalhadores consideram o desenvolvimento profissional e as ofertas de treinamento como fatores importantes ao escolher um novo emprego. Aqui estão cinco maneiras de ajudar esses novos trabalhadores a se integrarem e prosperarem em sua organização, conforme artigo da Entrepreneur.
1. Estabeleça um programa dedicado de aprendizado e desenvolvimento
Para manter o reflexo de aprendizado ativo nos novos graduados, os empregadores devem implementar programas de desenvolvimento que vão além das habilidades técnicas, incluindo habilidades interpessoais e comportamentos em reuniões. Programas de aprendizado personalizados e escaláveis, que oferecem cursos curtos e “snackable” adaptados às necessidades individuais, são essenciais. Isso não só manterá os funcionários felizes, mas também ajudará a construir uma base sólida de futuros líderes.
LEIA TAMBÉM
6 estratégias para a geração Z prosperar no local de trabalho
O que motiva a Geração Z? Esta pesquisa responde
2. Parceria com um colega
Designar um colega experiente pode tornar a integração de novos talentos mais bem-sucedida. Um “buddy” pode responder a perguntas que o novo contratado pode não querer fazer a um supervisor, esclarecer a cultura corporativa e evitar erros críticos no trabalho. Esse sistema também limita a exposição desnecessária a gerentes ocupados e cria uma cultura acolhedora.
3. Atribua um mentor sênior
Embora um colega possa ajudar com perguntas diárias, um mentor sênior pode orientar novos funcionários em suas trajetórias de sucesso. Mentores dedicados mostram estratégias de sucesso, ajudam na adição de novas habilidades e na navegação pela hierarquia corporativa. Check-ins periódicos garantem que o novo funcionário esteja se ajustando bem à empresa.
4. Configure uma sessão de feedback de 90 dias
Os novos graduados estão acostumados a receber feedback constante de professores e a falta desse feedback no ambiente de trabalho pode deixá-los inseguros. Organizar sessões de feedback dentro dos primeiros três meses de contratação oferece a oportunidade de correção de curso antes da primeira avaliação formal de desempenho, quando as expectativas são mais altas.
5. Crie oportunidades para se aclimatar à cultura da empresa
No mundo do trabalho híbrido ou totalmente remoto, as oportunidades informais de assimilação podem ser reduzidas. Organizações devem criar oportunidades para construir cultura, como atualizações corporativas mensais, almoços virtuais, reuniões individuais ou sessões de estratégia com toda a empresa. Esses eventos ajudam a construir uma cultura coesa, mesmo quando o tempo no escritório é limitado ou inexistente.
A integração de novos graduados não precisa ser uma tarefa avassaladora. Com planejamento adequado e a implementação das sugestões acima, as organizações podem ajudar novos contratados a se adaptarem perfeitamente ao ambiente de trabalho e prosperarem como novos funcionários confiantes e bem-sucedidos.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!