Como promover uma cultura forte com uma força de trabalho remota

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Comprometer-se com uma equipe totalmente remota garante que todos estejam na mesma página, capacitando ainda mais uma equipe que trabalha em harmonia
Organizações continuam enfrentando dificuldades com retenção e engajamento dos funcionários, elementos cruciais para a produtividade e crescimento da receita. Por isso, a cultura da empresa vai além de um simples chavão – ela pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Uma das maiores barreiras para uma cultura forte, conforme artigo da Entrepreneur, é a navegação em um ambiente remoto. Líderes de hoje precisam aprender rapidamente como estabelecer uma força de trabalho remota robusta.
No escritório, você pode gerenciar pessoas pela presença física e criar uma comunidade naturalmente. Com uma força de trabalho remota, é necessário ser intencional. Aprender a gerenciar e treinar por objetivos é essencial. Você não pode mais contar com alguém aprendendo o trabalho apenas observando um colega. É preciso treinar e integrar pessoas de forma que elas se sintam conectadas ao restante da organização e possam crescer como profissionais e como pessoas.
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Consequências de uma cultura remota fraca
As duas maiores consequências dessas barreiras são a eficácia e a rotatividade:
Eficácia: Os membros da equipe não são tão eficazes quando não conseguem colaborar entre si. E o desempenho inferior de um indivíduo impacta a motivação dos outros. Os de alto desempenho têm que lidar com cargas adicionais, o que cria tensão negativa.
Rotatividade: O custo da rotatividade é alto – de metade a duas vezes o salário anual do funcionário. E substituir alguém geralmente é mais caro do que contratá-lo inicialmente. Na indústria offshore, onde as taxas de rotatividade podem ser mais altas, os custos disparam.
Sendo deliberado com seus processos
Aborde esses desafios e consequências com processos deliberados. Comece com o resultado desejado – por exemplo, qual é a meta aceitável de rotatividade da sua organização? Discuta quais insumos estão prosperando também.
A retenção vem de encontrar pessoas que correspondam ao papel, prepará-las adequadamente e definir expectativas claras. Treine as pessoas cuidadosamente em seus processos e sistemas, garantindo que se sintam integradas à equipe, conectadas ao cliente e à liderança.
As pessoas também precisam ver seu caminho de carreira; caso contrário, não permanecerão na organização. Mostre que seus objetivos de curto e longo prazo são importantes, mesmo que eventualmente elas deixem a empresa. O objetivo é retê-las pelo máximo de tempo possível, preparando-as para o próximo papel.
Quando alguém sai, descubra o porquê. Colete feedback e tenha conversas honestas. Acompanhe essas razões, aprenda com o feedback e continue melhorando.
Garantindo a integração cultural
O objetivo de contratar pessoas que se encaixem na cultura é fazê-las sentir um senso de conexão. Isso é especialmente importante para os trabalhadores remotos de hoje. Aqui está como:
Foque nos valores: Pergunte aos candidatos quais são seus valores nas entrevistas. Como eles influenciam sua tomada de decisões? Conte a eles sobre os valores da sua empresa e pergunte como eles os interpretam.
Melhore a integração: A integração deve ser intencional com um processo dedicado que mapeie marcos e metas, enfatizando oportunidades de colaboração. Categorize tarefas urgentes (como assinar documentos de RH e ler o manual do funcionário) versus tarefas importantes (como reuniões com todos os líderes nas primeiras duas semanas).
Estabeleça um processo além do primeiro dia: Defina objetivos para a primeira semana, o primeiro mês e mais além. Isso ajuda a desmembrar o que é mais importante e o que significa sucesso além dos primeiros dias de alguém na organização. O que a empresa precisa fornecer para garantir o sucesso do novo contratado?
Mantenha o engajamento: Planeje além dos primeiros 90 dias. Comece definindo sua cultura. As pessoas precisam se sentir conectadas a um propósito maior, fazer conexões com colegas de equipe, clientes, liderança e seu crescimento profissional. Realizar reuniões individuais regulares também é crucial para manter o engajamento. Pense em maneiras de promover a construção de equipe remotamente, como jogos virtuais e reuniões extras por vídeo.
O tempo e os recursos podem ser grandes obstáculos, especialmente sem um departamento de RH ou horas suficientes para criar e acompanhar todos esses processos. Seja prescritivo nas expectativas de função. Ofereça visibilidade no treinamento junto com os recursos que cada membro da equipe remota precisa para ser eficaz. Comece pequeno e continue coletando feedback para continuar melhorando.
Superando a armadilha do trabalho híbrido
Ambientes híbridos estão se tornando cada vez mais comuns à medida que as empresas tentam acomodar os funcionários. Esses arranjos nem sempre são ótimos porque os trabalhadores remotos podem se sentir desarticulados de suas equipes. É fácil para eles serem esquecidos ou negligenciados, quebrando a comunicação.
Se uma força de trabalho bifurcada se desenvolver, então nem os funcionários presenciais nem os remotos se tornarão os melhores da classe. Esse arranjo também acaba custando mais. Comprometer-se com uma equipe totalmente remota garante que todos estejam na mesma página, capacitando ainda mais uma equipe que trabalha em harmonia.
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