CNAPP: Por que seu negócio precisa de proteção de nuvem

Créditos: Unsplash
Num momento em que existem mais empresas brasileiras na nuvem do que fora da nuvem, o score de cibersegurança do seu negócio é mais valioso do que nunca
A transição para a nuvem é favorecida e aplicada por cada vez mais negócios dentro e fora do Brasil. O processo envolve abandonar os servidores próprios para adotar as infraestruturas de serviços de nuvem como a AWS ou o Google Cloud. Os benefícios da migração para a nuvem são vastos: redução de custos, maior agilidade em processos internos, colaboração otimizada e maior escalabilidade. Contudo, adotar serviços de nuvem não é mais suficiente…
Num momento em que 77% das empresas brasileiras já utilizam a nuvem, a proteção de nuvem passou a ser uma prioridade. Se o seu negócio faz parte dessa porcentagem, é urgente aprender mais sobre as vantagens da proteção de nuvem.
CNAPP: A melhor solução de proteção de nuvem
A proteção de nuvem é uma atividade heterogênea que inclui várias funções. Um CNAPP é uma plataforma de proteção de aplicativos nativos da nuvem que consolida todas essas funções em um só lugar. Serviços CNAPP são assim capazes de oferecer proteção completa de nuvem em um pacote unificado, permitindo que você se concentre naquilo que mais interessa: gerenciar o seu negócio.
Num cômputo geral, os serviços de proteção de nuvem garantem que as infraestruturas de empresas estão menos vulneráveis a ataques de hackers e outros golpes. Mas o que faz, exatamente, um CNAPP?
As funções de um CNAPP
Estes são os principais serviços para negócios de um CNAPP:
- Análise de código: antes de seu código ser introduzido na nuvem, o CNAPP revisa-o totalmente para identificar potenciais erros, corrigindo vulnerabilidades logo à partida;
- Proteção de infraestrutura: permite detectar configurações perigosas, permissões erradas ou portas abertas (i.e., pontos de acesso da nuvem que estão disponíveis para comunicação);
- Análise de contêineres: os contêineres são arquivos de imagem com todos os dados necessários para executar o código, e também são protegidos pelo CNAPP;
- Monitorização em tempo real: em caso de vulnerabilidade, as empresas são notificadas em tempo real, identificando e corrigindo vulnerabilidades instantaneamente.
Face a outros serviços de proteção de nuvem, o CNAPP tem a vantagem de reunir todas as funções de segurança em um único painel, facilitando o gerenciamento da sua segurança.
Exemplos de ataques que poderiam ter sido evitados com CNAPP
Existem vários exemplos de ataques famosos que poderiam ter sido evitados caso as empresas tivessem adotado serviços CNAPP. Um dos mais notáveis foi o golpe que visou o banco Capital One em 2019 e resultou no vazamento de dados de 100 milhões de clientes; os dados eram particularmente sensíveis, incluindo contas bancárias e números de cartão de crédito.
O ataque foi lançado por uma mulher de 33 anos que, após trabalhar para a AWS, reconheceu uma falha de configuração. Caso o Capital One utilizasse serviços de proteção de nuvem, ele teria sido capaz de reconhecer esta falha e corrigi-la antes do ataque, evitando um dos golpes de nuvem mais célebres da história.
Estes são outros ataques que poderiam ter sido evitados com CNAPP:
- CodeCov supply chain attack: afetou centenas de empresas após a modificação de um script bash dentro da pipeline, algo que poderia ter sido evitado caso a alteração tivesse sido rapidamente identificada.
- Exposição do Kubernetes Dashboard: ao descobrirem que o Kubernetes Dashboard da Tesla não tinha proteção de senha, vários hackers exploraram os servidores da empresa para minerar criptomoedas; com um CNAPP, a Tesla saberia imediatamente que o seu dashboard estava publicamente acessível.
- Falha Log4Shell: sem CNAPP, os responsáveis pela biblioteca Java foram incapazes de reconhecer que, devido a uma pequena falha, criminosos conseguiam executar código nos sistemas afetados.
Os desafios da migração para a nuvem
A migração para a nuvem é favorecida pela maioria das empresas, mas implica desafios que, infelizmente, ainda são ignorados por muitos. Por outras palavras, a migração para a nuvem é vantajosa, mas deve ser realizada de forma responsável.
Assim, antes de migrar para a nuvem, considere os seguintes problemas:
- Custo: se você não aplicar estratégias de contenção de custos, como desligar servidores enquanto estes não estão sendo usados, a utilização da nuvem pode ficar bastante cara.
- Treinamento de equipes: a nuvem é tecnicamente complexa, pelo que a migração para a nuvem pode exigir um grande investimento no treinamento de equipes, contratação de consultores e outras tarefas educativas.
- Segurança: utilizar uma plataforma de nuvem segura não é suficiente, já que a segurança da sua empresa na nuvem depende de como seus serviços são configurados; é por isso que é essencial considerar o CNAPP ainda antes de migrar para a nuvem.
Conclusão
Num momento em que existem mais empresas brasileiras na nuvem do que fora da nuvem, o score de cibersegurança do seu negócio é mais valioso do que nunca. As infraestruturas na nuvem são especialmente vulneráveis a ataques devido à sua complexidade; contudo, com um CNAPP, você pode identificar erros antecipadamente e evitar cair nas mãos de criminosos. Seja inteligente e proteja o seu negócio ainda antes de migrar para a nuvem!









