A resposta de Simone Biles a um jornalista que perguntou se ela estava bem após uma lesão aparente pode ensinar uma lição sobre inteligência emocional

Reprodução: Unsplash
Se você está enfrentando adversidades ou as expectativas dos outros, siga o exemplo de Biles
Durante o primeiro dia de competições de ginástica nos Jogos Olímpicos de 2024, Simone Biles terminou em primeiro lugar, mesmo após aparentemente ter machucado sua perna. Após uma consulta com seus treinadores, Biles retornou ao chão com a perna esquerda fortemente enfaixada. Quando questionada por um repórter se ela estava bem, Biles respondeu com apenas sete palavras: “Sim! Estou tão bem quanto posso estar.”
A importância da inteligência emocional
A resposta simples de Biles destaca uma lição importante sobre inteligência emocional, especificamente sobre como evitar comparações prejudiciais – tanto com os outros quanto consigo mesma. Para entender isso, é importante lembrar o que aconteceu com Biles nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 (realizados em 2021 devido à pandemia de Covid-19).
LEIA TAMBÉM
Os planos para o futuro de Adele são uma enorme lição sobre inteligência emocional
Naquela época, conforme artigo da Inc., Biles se retirou da maior parte da competição devido a um bloqueio mental conhecido como “twisties” ou “yips”, uma condição onde o atleta subitamente não consegue executar ações que normalmente realiza com facilidade.
Na ocasião, Biles explicou que se afastou porque estava “lutando com algumas coisas” e queria evitar uma lesão grave. A decisão foi criticada por alguns, que a chamaram de desistente e fraca. No entanto, essa decisão foi defendida como um ato de inteligência emocional, priorizando sua saúde mental e física a longo prazo.
O foco no presente
A recente resposta de Biles mostra sua capacidade de se concentrar em ser a melhor que pode ser no momento, sem se comparar aos outros ou a uma versão passada de si mesma. “Eu costumava ser muito dura comigo mesma,” disse Biles em uma entrevista, referindo-se ao conselho de sua mãe: “Você sabe, apenas vá lá e seja a melhor Simone que você pode ser. Você não precisa competir contra ninguém. É só você e você mesma lá fora.”
Essa abordagem de focar no presente e em seu bem-estar é uma lição valiosa para todos nós. Se você está enfrentando adversidades ou as expectativas dos outros, siga o exemplo de Biles: esqueça o que os outros pensam e concentre-se em ser a melhor versão de si mesmo no momento presente.
Desenvolva sua inteligência emocional com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!









