5 escolhas que separam os líderes bons e ruins

Créditos: Adobe Stock
Bons líderes inspiram e motivam suas equipes, enquanto maus gestores tendem a criar um ambiente de descontentamento e insatisfação
No ambiente de trabalho, a linha que separa um bom líder de um mau gestor pode ser tênue, mas os impactos de cada tipo de liderança são profundos. Bons líderes inspiram e motivam suas equipes, enquanto maus gestores tendem a criar um ambiente de descontentamento e insatisfação. Marcel Schwantes, em um artigo para a Inc., destaca cinco escolhas fundamentais que distinguem bons líderes de maus gestores.
1. Visão e propósito
Bom líder: Possui uma visão clara e a comunica de forma eficaz à equipe. Inspira outros com um senso de propósito, alinhando as metas individuais à missão da organização. Elon Musk é frequentemente citado como um CEO que articula visões fortes de forma clara e apaixonada, atraindo pessoas que compartilham sua visão para energia sustentável e exploração espacial.
Mau gestor: Falta clareza na visão e na comunicação dos objetivos. Pode mudar de direção frequentemente ou praticar a microgestão, causando confusão e frustração entre os membros da equipe. Sua liderança é autossuficiente, focada no ganho pessoal em vez do sucesso coletivo.
LEIA TAMBÉM
Estas ações convencerão seus funcionários a permanecerem onde estão, diz pesquisa
Como identificar e superar seus pontos cegos de liderança
2. Comunicação
Bom líder: A comunicação eficaz é uma marca de boa liderança. Bons líderes ouvem ativamente suas equipes, buscam feedback e fornecem orientações construtivas. São acessíveis e promovem um diálogo aberto, criando uma cultura de transparência e confiança. Satya Nadella, CEO da Microsoft, é conhecido por suas habilidades de comunicação eficazes, enfatizando a inclusão e a inovação.
Mau gestor: Comunicação ruim é uma característica comum de maus gestores. Podem ser desdenhosos de ideias, reter informações ou se comunicar de forma ambígua, levando a mal-entendidos e minando a coesão da equipe.
3. Capacitação e apoio
Bom líder: Capacita os membros da equipe delegando responsabilidades e confiando em suas capacidades. Fornece suporte, recursos e oportunidades de crescimento, além de celebrar sucessos e encorajar uma cultura onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado. Sob a liderança de Nadella, a Microsoft enfatizou uma mentalidade de crescimento, onde aprender com falhas é incentivado e celebrado.
Mau gestor: Micromanageia a equipe, sufocando a criatividade e a iniciativa. Esse estilo de liderança cria um ambiente de medo, onde os membros da equipe relutam em assumir riscos ou inovar.
4. Inteligência emocional
Bom líder: A inteligência emocional é uma característica chave de bons líderes. São autoconscientes, empáticos e capazes de gerenciar suas emoções de forma eficaz. Entendem as emoções dos outros e adaptam seu estilo de liderança para apoiar as necessidades individuais e da equipe. Marc Benioff, cofundador e CEO da Salesforce, é reconhecido por seu estilo de liderança compassivo e socialmente responsável.
Mau gestor: Falta inteligência emocional, exibindo traços como arrogância, impulsividade ou insensibilidade. Podem tomar decisões baseadas em emoções em vez de fatos, levando a uma liderança inconsistente e discórdia dentro da equipe.
5. Responsabilidade e integridade
Bom líder: Lidera pelo exemplo, demonstrando integridade e responsabilidade em suas ações. Assume a responsabilidade pelos erros e encoraja uma cultura de responsabilidade dentro da equipe. Alan Mulally, que liderou a Ford Motor Company durante um período desafiador, é citado por sua liderança transparente e foco em ética.
Mau gestor: Falta integridade e evita a responsabilidade. Pode culpar outros por falhas ou tomar crédito pelo trabalho da equipe. Suas ações corroem a confiança e criam um ambiente de trabalho negativo, caracterizado por ressentimento e desengajamento.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!