3 maneiras de construir uma cultura que permita que os profissionais de alta performance prosperem

Créditos: Adobe Stock
Investir em uma cultura de alto desempenho não só retém seus melhores talentos, mas também eleva todos os colegas, fazendo sua organização se destacar na indústria
Muitas empresas criam culturas focadas em controlar o desempenho dos colaboradores de baixo rendimento, em vez de cultivar e desbloquear as habilidades de todos. Essa abordagem de baixo retorno sobre investimento (ROI) é problemática para culturas de alta performance.
LEIA TAMBÉM
Como atingir uma alta performance no trabalho
Como energizar sua equipe para alcançar a alta performance
É essencial, conforme artigo da Harvard Business Review, construir uma cultura que não só mantenha os altos desempenhos, mas também crie novos. Aqui estão três maneiras de fazer isto:
1. Reduza as reuniões ao mínimo viável
Um dos maiores pontos de dor nas organizações hoje é o excesso de reuniões. Os funcionários de alta performance são os mais afetados, pois são constantemente chamados para desbloquear seus colegas ou resolver problemas. Para manter seu melhor talento, é fundamental liberá-los para passar mais tempo em trabalhos interessantes e impactantes.
Estabeleça um ritmo semanal simples com três reuniões:
Prioritização na segunda-feira: Alinhamento da estratégia da equipe para a semana.
Resolução de problemas no meio da semana: Discussão dos desafios que surgiram.
Revisão na sexta-feira: Avaliação do trabalho concluído, compartilhamento de feedback e alinhamento nos próximos passos.
Se você usar bem essas três reuniões semanais, haverá menos necessidade de reuniões individuais, liberando tempo para trabalho profundo e resolução de problemas.
2. Meça a motivação da equipe
Quando as equipes ficam presas em ciclos viciosos e não melhoram, os funcionários de alta performance ficam frustrados. Em contraste, equipes que medem a motivação têm conversas orientadas à ação sobre como melhorar. Isso permite que estas pessoas assumam a responsabilidade, facilitem a resolução de problemas e construam uma cultura de equipe que vale a pena manter.
Utilize ferramentas online ou preferidas de pesquisa para medir a motivação, perguntando sobre:
- O que os membros da equipe estão animados para trabalhar no próximo trimestre?
- O que pode estar causando ansiedade ou pressão?
- Quais hábitos a equipe quer melhorar?
- Quais são algumas ideias específicas para melhorar esses hábitos?
Similar ao check-in de metas, as equipes devem realizar um check-up trimestral de saúde para responder a essas perguntas e elaborar um plano de melhoria para o trimestre.
3. Monitore rotineiramente os funcionários de alta performance em habilidades concretas e de alto impacto
Muitos funcionários de alta performance deixam a empresa porque não sentem mais que estão crescendo em seus papéis. Isso geralmente resulta de processos de avaliação de desempenho dolorosos, focados na avaliação de resultados passados e na atribuição de culpas, em vez de fornecer conselhos úteis sobre desenvolvimento e crescimento.
Programe reuniões trimestrais de desenvolvimento de habilidades com cada um de seus subordinados diretos. Durante uma conversa de uma hora, ajude seu subordinado a refletir sobre seus objetivos atuais de habilidades e, se ainda não tiver nenhum ou já os tiver atingido, escolha um novo.
Se você agendar essas reuniões de desenvolvimento regularmente, os funcionários de alta performance receberão conselhos baseados em habilidades que os ajudarão a crescer no lugar, em vez de procurar novos empregos.
Investir em uma cultura de alta performance não só retém seus melhores talentos, mas também eleva todos os colegas, fazendo sua organização se destacar na indústria. Ao reduzir reuniões, medir a motivação e monitorar funcionários de altos desempenhos, você cria um ambiente onde todos podem prosperar.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!