As Aplicações da Tecnologia da Informação na Logística
Douglas Alex Possetti
Resumo
Aplicações de TI e suas influências no modelo de estratégia e organização
Conforme mencionado, por muito tempo a T.I. foi vista apenas como suporte administrativo e incapaz de gerar qualquer retorno para o negócio, ao contrário,só trazia custos. Atualmente o uso (aplicação) da T.I. tem sido cada vez maior no dia a dia das organizações e é considerado um diferencial competitivo, levando as empresas a investirem maciçamente em pesquisa e desenvolvimento para aumentar os lucros, influenciando desta feita seu modelo de estratégia e organização. No mundo globalizado e com mudanças céleres e contínuas é difícil imaginar uma empresa que prescinda dos serviços de T.I., no setor bancário, por exemplo, a T.I. confunde-se com o próprio negócio.
É inegável o amplo uso da T.I. nas organizações influenciando o negócio principal da empresa, como no caso dos bancos (cartões magnéticos, home banking, caixas eletrônicos, etc). A aplicação da T.I. neste setor não se resume apenas a aspectos puramente técnicos, informatizando rotinas e processos, mas fazendo uma releitura dos mesmos, de maneira a colaborar para a otimização do negócio da empresa, permitindo com que esta responda com a rapidez necessária a velocidade das mudanças impostas pelo mercado, o que indubitavelmente influencia o modelo de estratégia e organização.
Uma aplicação da T.I. e que irá refletir no modelo de estratégia e organização refere-se à implantação da nota fiscal eletrônica e – nota, pois causará modificações no relacionamento da empresa para com o fisco, fornecedores e clientes. A empresa terá que (…) “adotar uma nova rotina, que compreende a geração de um documento eletrônico antes que a mercadoria saia da fábrica ou o serviço seja prestado” (ROJAS).
A aplicação da T.I. influencia o modelo de estratégia e organização na medida em que enriquece todo o processo da empresa, ajudando na otimização das atividades, derrubando barreiras de comunicação e agregando mais valor e qualidade aos produtos e serviços oferecidos. “E nesse novo cenário, a T.I. começou a assumir um papel muito mais importante nas organizações: o de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais” (SANTOS, 2009).
Objetivos dos principais modelos de estratégia e organização de negócios
As pressões competitivas do mercado obrigam as empresas a olharem mais detidamente e de forma integrada para sua cadeia de suprimentos, de maneira que um sistema de informação eficaz é crucial para o sucesso de um sistema logístico. A logística empresarial surgiu da importância em reduzir custos nas empresas, assim como, em melhorar o atendimento das necessidades dos clientes.
Embora já tenha sido apresentado um conceito de logística, não é demais lembrar que é essa:
A área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. É o conjunto de: Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas, desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de Distribuição e, conseqüentemente, a satisfação dos clientes. (UVB/CONCEITO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL).
Os conhecimentos apreendidos a partir da TI aplicada à Logística Empresarial nos mostram que os principais modelos de estratégia e organização de negócios objetivam:
a) Excelência Operacional: no mercado imprevisível e competitivo da atualidade as empresas ou crescem e se destacam ou vão à falência. Para crescer devem ser bem gerenciadas e estar comprometidas a melhorar mais rapidamente do que os concorrentes, minimizando ou eliminando custos operacionais sem importância. Além disso, a direção deve acreditar nos fundamentos da qualidade e estar envolvida com a melhoria contínua para aumentar a eficiência e competitividade, pois, a inserção de novos sistemas e tecnologia desempenha uma função relevante na criação de processos operacionalmente excelentes. Excelência operacional significa em poucas palavras que as empresas enfatizam a eficiência e a confiabilidade, liderando o mercado em termos de preço e conveniência, minimizando custos.
b) Intimidade com Parceiros e Clientes: foca o cultivo do relacionamento com os parceiros e clientes, valorizando o tempo de vida e customizando com base no conhecimento profundo do cliente. As empresas devem esforçar-se ao máximo para encontrar e oferecer o produto ou o serviço que satisfaça às verdadeiras necessidades do cliente que, na maioria das vezes deseja sentir-se especial, notando que o produto que adquiriu é de certa forma, único, customizado. “É nessa atividade que entra o Customer Relationship Management, ou CRM, que são procedimentos de gestão voltados ao desenvolvimento de estratégias que visam a obtenção de lealdade e retenção de verdadeiros clientes” (SILVA, 2003).
c) Liderança em Produtos ou Serviços: adoção de novas idéias, novas soluções e rápida comercialização, produzindo produtos ou oferecendo serviços reconhecidos como superiores pelos clientes, de maneira que sejam colocados à disposição do mercado benefícios reais e de melhor desempenho.
Expectativas que a Governança de TI deve esclarecer
Num cenário globalizado, altamente competitivo e com mudanças muito rápidas, a tecnologia da informação segue igualmente esse processo, atravessando constantes mutações, requerendo formas sempre mais ágeis e flexíveis, pois hoje (…) ” é cada vez maior a necessidade de adoção pelas áreas de T.I. de mecanismos que permitam estabelecer objetivos, avaliar resultados, examinar, de forma detalhada e concreta se as metas foram alcançadas” (ESMERALDO).
O tumultuado ambiente empresarial apóia-se na tecnologia. (…) “Algumas organizações conseguiram prosperar na administração de TI, porém, devemos lembrar que a responsabilidade do uso efetivo da Tecnologia da Informação deve ser de competência organizacional” (ROJAS). E é nesse contexto que surge a Governança de T.I., a qual é fundamental para que as empresas consigam um melhor desempenho e mantenham suas estratégias.
De acordo com o Dicionário Aurélio on line , governança é governo. Em um conceito amplo pode-se definir Governança de T.I. como:
(…) Estruturas de relacionamentos e processos par