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A Importância Kaizen e Kanban no Processo Gerencial

DISCIPLINA: GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL / AUTOR: CARLOS CESAR ANCHIETA ROMÃO

TCD - Gestão da Qualidade Total


Objetivo


Pretendo mostra nesse trabalho a importância dessa ferramenta de gestão para o desenvolvimento e crescimento de uma organização e mostrar que é possível conviver num ambiente comprometido e motivacional.


Justificativa

O Kaizen foi criado e desenvolvido para melhoria nas áreas de Manufatura. Tem como foco principal identificar melhorias no processo produtivo através da eliminação de desperdícios de forma reduzir o tempo de ciclo do processo e aumento de produtividade.


Para atingir aos objetivos de melhoria tem como foco a redução de inventário, eliminação de gargalos de processo, balanceamento das operações, otimização da relação mão de obra e máquinas e o aumento do valor agregado das atividades.


Introdução


Kaizen

Significa "mudar para melhor", ou seja, "melhoria contínua". A estratégia Kaizen é focada em esforços continuados na busca de melhorias, envolvendo trabalho em equipes onde participam pessoas de toda a organização desde a alta gerência até operadores, sem distinção.


O Kaizen permite que os programas de melhoria sejam implementados pelos próprios funcionários, atuando em equipe, sem investimentos e de forma simples e rápida.


A grande força do Kaizen vem da sua capacidade de criar um ambiente de alto comprometimento com os objetivos de melhoria e um forte componente motivacional em realizar os trabalhos.

Kanban

Segundo (Gross and McInnis 2003), o kanban foi inventado na Toyota entre o final da década de 40 por Taiichi Ohno para minimizar os custos com o material em processamento e reduzir os estoques entre os processos.


O kanban é uma ferramenta de controle do fluxo de materiais no chão de fábrica. Ele é um sinal visual que informa ao operário o que, quanto e quando produzir. Sempre de trás para frente, puxando a produção. Não só isso, ele também evita que sejam feitos produtos não requisitados, eliminando perdas por estoque e por superprodução. Os sinais visuais podem variar, desde a sua forma mais clássica que é um cartão, até uma forma mais abstrata como o kanban eletrônico. O fundamental é que o kanban transmita a informação de forma simples e visual e que suas regras sejam sempre respeitadas.


Desenvolvimento


A importância do Kaizen e Kanban no processo gerencial e alguns processos de suma importância para o sucesso desses princípios:

Princípios do Kaizen:
Dar ênfase ao cliente;
Promover melhoramento contínuo;
Reconhecer os problemas abertamente;
Promover a abertura;
Criar equipes de trabalho;
Gerenciar projetos através de equipes de trabalho;
Alimentar o processo de relacionamento correto;
Desenvolver a autodisciplina;
Informar a todos os funcionários;
Capacitar todos os funcionários.


Kaizen de Manufatura


O Kaizen foi criado e desenvolvido para melhoria nas áreas de Manufatura. Tem como foco principal identificar melhorias no processo produtivo através da eliminação de desperdícios de forma reduzir o tempo de ciclo do processo e aumento de produtividade.


Para atingir aos objetivos de melhoria tem como foco a redução de inventário, eliminação de gargalos de processo, balanceamento das operações, otimização da relação mão de obra e máquinas e o aumento do valor agregado das atividades.


No Kaizen são aplicados aos processos conceitos como: Mapa do Fluxo de Valor, Takt Time, Kanban, Just in Time, Nivelamento de Produção, JIDOKA, Set up rápido, 5S, TPM, Célula de Manufatura, etc.


Kaizen de Indicadores


Implementa os processos necessários para medir e coletar dados de forma a compor o sistema de indicadores chave como base para gerenciar o programa de melhoria da empresa. Os principais objetivos a serem buscados pelo Kaizen de Indicadores são:


Estabelecer Novos Processos de Medição;
Estruturar indicadores completos e confiáveis;
Definir métodos e procedimento para coleta de dados;
Estabelecer responsabilidades;
Treinar equipes e responsáveis na obtenção e consolidação dos dados;
Estabelecer métodos de medição financeira dos indicadores;
Definir gráficos e relatórios gerenciais;
Processos de análise crítica nos relatórios.


Na prática é implementada uma estratégia desenhada do topo para baixo, mas executada de baixo para cima, envolvendo todos os colaboradores da empresa. Eliminar o desperdício (tudo o que o cliente não está disposto a pagar), e aumentar a eficácia dos resultados de um modo consistente com procura de ganhos a médio e longo prazo, constitui um objetivo permanente de toda a equipe.


A metodologia Kaizen leva à implementação de um novo paradigma de organização do trabalho focalizado na criação de fluxo (movimentação) de materiais e de informação, no trabalho puxado em função das necessidades dos clientes, no zero defeito e no zero acidente.


As organizações que conseguem pôr em prática este novo paradigma alcançam uma vantagem competitiva extraordinária conseguindo, Assim, essa ferramenta, fundamental no sistema just-in-time, substitui a tradicional programação diária da produção assim como as atividades de controle e acompanhamento do status da produção. Os supervisores deixam de perder tempo fiscalizando os operários para realizar atividades que agregam valor, lidar com as exceções ocorridas e melhorar o processo continuamente (Gross and McInnis 2003).


Considerações Finais


Esse é um fator bastante citado para a eficácia da implementação dessa técnica é que a demanda seja estável até certo nível e que a flexibilidade de faixa da variedade de produtos oferecidos ao mercado deveria ser pequena.


Referências Bibliográficas

http://www.ebah.com.br/a-importancia-do-kaisen-e-kanban-no-processo-gerencial-doc-a46545.html

Comentários

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    Carlos Romão

    Dinamismo, iniciativa, liderança, organização, facilidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal, bom português, informática, negociação, coordenação de atividades, cumprimento de metas, capacidade de análise e interpretação de dados, trabalho em grupo/equipe, tomada de decisão.

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