Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
    • Calculadora do IR
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Ferramentas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Carreira e Performance

Por que você precisa de inteligência emocional para usar IA?

Anna Dulce
Anna Dulce
02 abr 2024 às 12:54
Última atualização: 02 abr 2024
3 min leitura
02 abr 2024 às 12:54
3 min leitura
Última atualização: 02 abr 2024
Por que você precisa de inteligência emocional para usar IA?

Créditos: Adobe Stock

Enquanto a tecnologia pode possuir capacidades computacionais incomparáveis, ela também carece de qualidades humanas fundamentais

A Inteligência Artificial, ao lado de novos grandes modelos de linguagem como o ChatGPT, tem capturado a imaginação, o entusiasmo e o medo de líderes, empresas e indústrias em todo o mundo.

Enquanto, de acordo com o membro do corpo docente da Haas School of Business e empreendedor social Alex Budak, esta tecnologia pode possuir capacidades computacionais incomparáveis, ela também carece de qualidades humanas fundamentais.

“À medida que entramos neste novo mundo dominado pela IA, outro tipo de inteligência – a inteligência emocional – nunca foi tão crucial”, afirma o especialista em artigo escrito para a Inc.. 

De acordo com ele, a inteligência emocional, também chamada de QE, abrange um conjunto de competências, mentalidades e habilidades que permitem aos indivíduos reconhecer, compreender e gerir as suas emoções e as dos outros. 

“Envolve empatia, autoconsciência, autorregulação, captação de sinais sociais e consciência do ambiente que nos rodeia. Dito de outra forma – habilidades humanas cruciais para compreender a si mesmo e aos outros”, declara.

As máquinas, excelentes no processamento de dados e na tomada de decisões com base na lógica preditiva, não conseguem compreender as complexidades das emoções humanas e da dinâmica social, o que tornará a IA um complemento à experiência humana, e não um substituto para ela. “Isso significa que as habilidades humanas se tornarão cada vez mais cruciais tanto no design quanto na interação com a IA”, pontua Budak.

Segundo ele, a inteligência emocional permite que desenvolvedores e engenheiros projetem sistemas que podem compreender e responder melhor às emoções e desejos humanos. “Ao elevar a inteligência emocional em nosso design de IA, podemos criar interações mais personalizadas e empáticas que atendem aos usuários individuais, levando a maior satisfação, personalização e fidelidade do cliente”, afirma.

O especialista diz, ainda, que um dos aspectos mais críticos da incorporação da inteligência emocional na IA é abordar os preconceitos e preocupações éticas associadas a esta tecnologia. 

De acordo com ele, o preconceito pode se infiltrar na IA quando sistemas são treinados com dados que refletem preconceitos sociais ou quando os algoritmos carecem de nuances emocionais. 

“A inteligência emocional equipa designers e desenvolvedores com a capacidade de identificar e corrigir preconceitos na IA antecipadamente em busca de maior justiça e equidade. Além disso, a inteligência emocional nos permite criar sistemas que aderem melhor às diretrizes éticas – por exemplo, respeitando a privacidade, o consentimento e o bem-estar emocional dos usuários”, comenta.

A inteligência emocional é importante, ainda, na interação com a IA. “Como qualquer boa colaboração, precisamos de nos concentrar em aproveitar os pontos fortes únicos de ambos os parceiros e, ao mesmo tempo, mitigar as desvantagens”, afirma Budak.

Para ele, a inteligência emocional é uma ferramenta que ajuda a capturar o lado positivo da IA e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de queda. “A IA pode analisar os dados, apresentar visualizações e compartilhar um conjunto de recomendações para uma nova estratégia corporativa. Mas ainda cabe ao líder aceitar a recomendação e implementá-la. Isso significa compreender que a proposta de uma nova estratégia para o conselho de administração pode ser diferente da proposta para os funcionários da linha de frente”, pontua. “Também significa ser capaz de adaptar o que o ChatGPT prevê para o seu próprio ambiente”, acrescenta. 

Para aprender mais sobre como se tornar um profissional mais emocionalmente inteligente, assine o curso Leadership – A Masterclass, liderado por Daniel Goleman, maior autoridade do mundo no assunto, disponível no Administradores Premium.

(com Inc.)

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#473

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Anna Dulce

    Anna Dulce

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    A culpa de descansar está minando seu desempenho?

    A culpa de descansar está minando seu desempenho?

    06 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Angela Mathias

    06 dez 2025
    4 min leitura
    Carreira e Performance
    Sua carreira está consumindo sua vida? Este livro mostra como recuperar o equilíbrio sem culpa

    Sua carreira está consumindo sua vida? Este livro mostra como recuperar o equilíbrio sem culpa

    05 dez 2025
    3 min leitura

    Por: Angela Mathias

    05 dez 2025
    3 min leitura
    Carreira e Performance
    Depois do erro: como se recuperar sem destruir sua confiança

    Depois do erro: como se recuperar sem destruir sua confiança

    05 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Jefferson

    05 dez 2025
    4 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    00.0000.00