Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
    • Para assessorias de imprensa
    • Calculadora do IR
    • Biblioteca Digital
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Ferramentas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Carreira e Performance

Por que funcionários não confiam mais em seus líderes, segundo psicólogo

Ramon Santillana
Ramon Santillana
21 jul 2024 às 18:00
Última atualização: 19 jul 2024
2 min leitura
21 jul 2024 às 18:00
2 min leitura
Última atualização: 19 jul 2024
Por que funcionários não confiam mais em seus líderes, segundo psicólogo

Créditos: Adobe Stock

Redução da confiança dos funcionários em seus chefes é um desafio significativo que pode ser enfrentado através de uma liderança mais visível, comunicativa e autêntica

Em um recente estudo conduzido pela Qualtrics, ficou evidente que a confiança dos funcionários em seus chefes diminuiu significativamente desde o auge da pandemia. Ben Granger, psicólogo chefe do local de trabalho e chefe dos serviços de consultoria de experiência do funcionário na Qualtrics, aponta para uma mudança perceptível na interação entre líderes e suas equipes como a principal razão para essa desconfiança crescente.

Mudanças na interação pós-pandemia

De acordo com artigo da CNBC Make It, durante os anos de 2020 e 2021, os gestores estavam mais visíveis e interativos devido ao trabalho remoto, com reuniões virtuais que permitiam um vislumbre de suas vidas pessoais. Isso criou um senso de proximidade e empatia entre líderes e funcionários. No entanto, com o retorno ao ambiente de trabalho tradicional, muitos gestores voltaram ao comportamento pré-Covid, menos visíveis e interativos, o que resultou em uma redução na comunicação e na percepção de proximidade.

LEIA TAMBÉM

Como conquistar a confiança da sua equipe

Como líderes fortes constroem confiança

Impacto das demissões

A onda de demissões que ocorreu após a pandemia, muitas vezes conduzida de forma abrupta por e-mail ou Slack, também contribuiu para o aumento do estresse e da desconfiança entre os funcionários. De acordo com Granger, a confiança que 67% dos funcionários tinham em seus chefes para tomar decisões de negócios sólidas em maio de 2020 caiu drasticamente desde então.

Ingredientes essenciais para a confiança

Para reverter essa tendência, Granger sugere que os líderes priorizem três ingredientes essenciais: competência, integridade e benevolência. Demonstrar essas qualidades pode aumentar significativamente a confiança dos funcionários. Além disso, ele destaca a importância de habilidades de comunicação, escuta e colaboração para fortalecer as relações no local de trabalho.

A importância da autenticidade

Tom Gimbel, especialista em cultura no local de trabalho, afirma que a autenticidade dos líderes é fundamental para conectar-se com os funcionários e fomentar um ambiente de trabalho positivo. Ele recomenda que os líderes realizem reuniões informais com seus funcionários para discutir tanto assuntos de trabalho quanto pessoais, promovendo um ambiente de apoio e compreensão mútua.

A redução da confiança dos funcionários em seus chefes é um desafio significativo que pode ser enfrentado através de uma liderança mais visível, comunicativa e autêntica. Priorizar a competência, integridade e benevolência, juntamente com a promoção de uma cultura de trabalho colaborativa, pode ajudar a restaurar a confiança e melhorar o ambiente de trabalho.

Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#475

Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Ramon Santillana

    Ramon Santillana

    Redator do Administradores.com, cobre as áreas de Liderança, Desenvolvimento de Carreira, Aprendizagem Corporativa e outros temas relacionados à Educação para Negócios.

    Redator do Administradores.com, cobre as áreas de Liderança, Desenvolvimento de Carreira, Aprendizagem Corporativa e outros temas relacionados à Educação para Negócios.

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    A habilidade que falta quando você vira “bom demais” no que faz

    A habilidade que falta quando você vira “bom demais” no que faz

    17 dez 2025
    3 min leitura

    Por: Ramon

    17 dez 2025
    3 min leitura
    Carreira e Performance
    Como o hábito de “dar conta” está te impedindo de crescer

    Como o hábito de “dar conta” está te impedindo de crescer

    17 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Angela Mathias

    17 dez 2025
    4 min leitura
    Carreira e Performance
    Por que adultos estão criando seu próprio currículo pessoal e o que a ciência diz sobre isso

    Por que adultos estão criando seu próprio currículo pessoal e o que a ciência diz sobre isso

    17 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Bernardo Góis

    17 dez 2025
    4 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #475 Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

    #475 Como blindar sua empresa contra fraudes, com Eric Dhaese | Café com ADM 475

    00.0000.00