Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Portal Administradores
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Anuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Carreira e Performance

Por que empatia virou soft-skill obrigatória para liderar em grandes empresas?

Anna Dulce
Anna Dulce
02 abr 2024 às 12:00
Última atualização: 02 abr 2024
4 min leitura
02 abr 2024 às 12:00
4 min leitura
Última atualização: 02 abr 2024
Por que empatia virou soft-skill obrigatória para liderar em grandes empresas?

Créditos: Adobe Stock

Aqueles que conseguem entender o que motiva as pessoas podem adaptar sua abordagem e aproveitar essa energia para progredir no trabalho

Embora algumas pessoas possam pensar que a consideração pelas emoções não tem lugar no mundo dos negócios, as principais empresas de hoje procuram líderes que tenham a capacidade de ter empatia, de se colocarem na situação dos outros e de imaginarem as coisas de uma perspetiva diferente. 

Conforme escreveu o coach de liderança Joel Garfinkle em artigo publicado pela SmartBrief, saber como extrair o melhor de uma equipe requer empatia e compreensão, e aqueles que conseguem entender o que motiva as pessoas podem adaptar sua abordagem e aproveitar essa energia para progredir no trabalho.

“Colocar-se no lugar do outro para entender como ele vê e aborda o trabalho pode ser vital para saber como usar melhor suas habilidades para cumprir os objetivos de sua equipe. O tempo gasto comunicando e conhecendo sua equipe e seus estilos, preferências e motivações nunca é desperdiçado, dentro ou fora do local de trabalho”, afirma o especialista.

Como, no entanto, saber como unir a empatia e a liderança? O primeiro passo, de acordo com o especialista, é entender o que motiva as pessoas.

“Imagine que você tem um funcionário de quem precisa para concluir uma tarefa específica. Você conhece todas as etapas necessárias e pode até ter experiência significativa em fazer isso sozinho. Este membro da equipe ficará entusiasmado com esta nova responsabilidade, conhecendo apenas a tarefa geral, o conhecimento básico do negócio e o resultado final desejado? Ele ficaria mais entusiasmado se conhecesse seu processo detalhado e as etapas exatas a serem concluídas para que pudessem garantir que entregaria exatamente como você faria?”, questiona Garfinkle.

De acordo com ele, saber como os membros de uma equipe provavelmente se sentirão antes de delegar uma tarefa pode ajudar os líderes a adaptarem sua abordagem e garantirem não apenas o melhor resultado, mas também o funcionário mais engajado e motivado. “Modificar para caber é uma ferramenta poderosa para atrair outras pessoas para trabalharem com você”, afirma.

O especialista sugere, ainda, que gestores entendam o que causa estresse em seus funcionários. “Considere uma situação em que você está participando de uma grande reunião que inclui vários grupos da sua organização. Surge uma pergunta e, embora você tenha um entendimento geral, você acredita que uma pessoa de sua equipe provavelmente tem informações mais do que suficientes para responder à pergunta com competência e resolver o assunto. Ele apreciaria se você falasse e o chamasse, dando-lhe uma chance de brilhar? Ser solicitado a falar de improviso na frente do grupo seria um pesadelo para ele, não importa quão bem você achasse que ele respondeu?”, analisa.

Assim, saber como os outros provavelmente se sentirão deve ditar as ações de um grande líder, tanto quanto as tarefas em mãos e os objetivos maiores da organização. Levar os sentimentos dos outros em consideração pode fazer toda a diferença na retenção de um ótimo funcionário, e um grande líder sabe como conquistar seguidores fortes.

Por fim, excelentes gestores devem saber o que inspira suas equipes, uma vez que algumas pessoas precisam entender o propósito de uma tarefa para dar o melhor de si, com grandes ambições as tirando da cama pela manhã, e outras preferem se concentrar na tarefa em questão, estressando-se ao pensar em objetivos maiores e metas mais elevadas.

“O tempo gasto com sua equipe lhe dará uma ideia de como cada um deles aborda o mundo. Alguns podem sentir-se inspirados por trabalharem com você em direção a um objetivo maior, enquanto outros apenas querem concentrar-se no que se espera deles hoje. Você pode ajustar e obter o melhor trabalho de todos se souber como compartilhá-los e inspirá-los”, declara.

Para aprender mais sobre como se tornar um líder mais empático, assine o curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium, cujo módulo com Bill George, ex-CEO da Medtronic, destaca a importância desta habilidade para um gestor bem sucedido:.

(com SmartBrief)

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#462

Como o uso de benefícios flexíveis impacta sua marca, com Dan Josua | Café com ADM 462

Como o uso de benefícios flexíveis impacta sua marca, com Dan Josua | Café com ADM 462

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Anna Dulce

    Anna Dulce

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Comentários

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    Como lidar com a procrastinação de forma eficaz

    Como lidar com a procrastinação de forma eficaz

    22 set 2025
    1 min leitura

    Por: Angela Mathias

    22 set 2025
    1 min leitura
    Carreira e Performance
    5 livros para aprender a gerir emoções e cultivar bem-estar no trabalho

    5 livros para aprender a gerir emoções e cultivar bem-estar no trabalho

    22 set 2025
    1 min leitura

    Por: Ramon

    22 set 2025
    1 min leitura
    Carreira e Performance
    Como transformar feedbacks negativos em oportunidades de crescimento

    Como transformar feedbacks negativos em oportunidades de crescimento

    22 set 2025
    1 min leitura

    Por: Bernardo Góis

    22 set 2025
    1 min leitura

    Assine nossa newsletter

    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #462 Como o uso de benefícios flexíveis impacta sua marca, com Dan Josua | Café com ADM 462

    #462 Como o uso de benefícios flexíveis impacta sua marca, com Dan Josua | Café com ADM 462

    00.0000.00