Já falamos mais de uma vez sobre a importância do uso da ciência e análise de dados nos setores de marketing. Então, vamos começar este artigo em um formato diferente. Ao invés do tradicional parágrafo introdutório, iremos direto ao ponto: duas grandes qualidades do “casamento” entre marketing e estatística! Abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos diretores de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso de suas iniciativas. Com métricas como ROI, atribuição e efetividade, proporciona relatórios completos de performance de programas de marketing; Reúne dados de todos os canais de marketing e os consolida em uma única plataforma, proporcionando uma assistência valiosa para planejamento. Marketing e estatística: três passos para o sucesso Quando pensamos em estatística, business analytics e Data Science, temos que coletar os dados, analisá-los e gerar os resultados. Por isso, para obter sucesso nos passos a seguir, é imprescindível ter cuidado no entendimento e tratamento dos dados. Para gerar os melhores resultados com base na ciência de dados, siga estes três passos detalhados abaixo: 1. Analise os dados de maneira contínua Para atingir o máximo potencial, sua estratégia de marketing e estatística deve combinar técnicas distintas: Análise descritiva: criando relatórios de ações passadas, você pode entender que elementos das campanhas geram maior retorno; Análise explicativa: compreenda o que há por trás dos resultados apresentados na análise descritiva. Análise exploratória: obtenha uma visão mais ampla dos padrões, tendências, outliers e resultados inesperados; Análise preditiva: previsões acertadas baseadas em dados ricos para traçar ações futuras; Análise prescritiva: tenha em mãos as respostas necessárias para alcançar determinado objetivo. Tal aprofundamento em relação aos dados permite o levantamento de hipóteses e determinação de testes, como os aplicados pelo CRO (Conversion Rate Optimization). 2. Avalie sua capacidade analítica e preencha pontos cegos Organizações têm acesso a um extenso leque de capacidades analíticas para dar suporte a objetivos de marketing, porém, a grande maioria possui pontos cegos. Preencher esses vazios de sua plataforma analytics é um passo importante. Por isso, é muito importante contar com cientistas de dados em seu time ou contratar alguma consultoria de marketing especializada em dados para obter eficiência e resultados positivos. Invista! Outro ponto, responda à pergunta “onde eu me encontro no espectro analítico atualmente?”, identifique pontos vulneráveis e comece a desenvolver uma estratégia de preenchimento baseada nos apontamentos surgidos daí. 3. Aja de acordo com o que você aprendeu Os dados coletados pelas ferramentas de analytics de nada importam se você não agir de acordo com as diretrizes traçadas por eles. A aplicação conjunta de marketing e estatística é um processo de constante teste e aprendizagem através do qual você identifica canais deficientes, ajusta estratégias e táticas de acordo com necessidades e otimiza processos. Concluindo: sem a habilidade de testar e avaliar o sucesso de suas ações de marketing, sua organização não teria ideia de que estratégia funciona e qual não funciona, que pontos precisam de mudanças e como elas devem ser aplicadas. Da mesma forma, de que adianta obter dados ricos e não fazer nada com os insights gerados? * Marcel Ghiraldini é co-founder da MATH, professor de marketing na ESPM e FIA e co-autor do livro Código do Marketing: O guia prático para gerar performance em canais digitais.