Em pleno 2017 estamos falando de identidade organizacional? SIM. Muitas vezes na ansiedade de lançar-se para o mercado e fazer as coisas acontecerem, uma empresa ou empreendedor esquece da importância de criar alicerces estruturados para que o negócio dê certo. A definição da missão, visão e valores de uma empresa é muito importante para dar direcionamento aos trabalhos e embasar as estratégias de negócios e comunicação durante o tempo de existência. Veja de forma rápida como dar início à identidade organizacional da sua marca: Missão A missão é a razão de existência da empresa no mercado. A definição da missão deixa claro para funcionários da empresa, prestadores de serviço, como agências de comunicação e marketing, o real propósito da empresa no mercado. Além disso, evita qualquer leitura errada da atuação do negócio. Visão A visão nada mais é que o propósito e objetivo da empresa a serem alcançados a longo prazo. Pode ser usada como direcionamento diário para conquista e expansão no mercado. Valores Conjunto de ideais e crenças que definem os princípios que vão dar forma à base estruturada da empresa de acordo com o que se acredita ser certo e efetivo. A definição dos valores também é muito importante para que a empresa exija dos funcionários e prestadores de serviços condutas coerentes com os ideais da marca. Uso e revisões A identidade organizacional deve ser sucinta e muito clara para que não abra possibilidade para múltiplas interpretações. Além disso, é muito importante que não seja apenas um texto obrigatório na apresentação da empresa ou site institucional e que seja revisitada constantemente para que os caminhos e metas traçados pela empresa não estejam em desacordo com a missão, visão e valores. Com o tempo, o ideal é que as empresas revejam todas as determinações da identidade organizacional, pois com o passar dos anos a atuação da empresa pode ganhar novos rumos. Não esqueça: esses três tópicos devem ser relidos todas as vezes que a empresa estiver diante de uma decisão importante, contratação de um funcionário ou prestador de serviço. Ignorar a identidade organizacional é o primeiro passo para o fracasso nos negócios. Se você ainda não determinou a da sua empresa, nunca é tarde para rever e se estruturar! Thamiris Rezende – Jornalista e diretora de comunicação da HUG Comunicação Corporativa. www.hugcomunicacao.com.br