Este hábito diminui sua autoridade como líder

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A mentalidade de aprendizagem é uma qualidade valiosa, mas deve ser equilibrada com a ação decisiva e a demonstração de expertise
A mentalidade de aprendizagem é amplamente aceita como uma característica positiva em bons líderes. No entanto, essa abordagem pode ter um lado negativo se não for gerida cuidadosamente, levando a percepções de menor eficácia, expertise reduzida e menor eficiência.
Em artigo da Harvard Business Review, Luis Velasquez, psicólogo organizacional e autor, explora como um líder pode equilibrar a mentalidade de aprendizagem com a necessidade de projetar autoridade e competência.
O paradoxo da aprendizagem constante
Paul, um executivo de alto nível em uma empresa de tecnologia, exemplifica esse dilema. Durante uma conferência prestigiada, ele se destacou por sua mentalidade de aprendizagem, fazendo muitas perguntas para entender melhor as últimas tendências e tecnologias. No entanto, um comentário casual de um colega o fez perceber que suas perguntas poderiam estar sendo vistas como sinal de inexperiência, o que diminuiu sua percepção de autoridade entre os pares.
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Consequências não intencionais
Velasquez identifica três maneiras pelas quais a mentalidade de aprendizagem pode ser mal interpretada:
1. Eficácia reduzida: Um líder que faz perguntas constantes pode ser visto como menos eficaz, fazendo com que a equipe se sinta constantemente avaliada e julgada, o que pode prejudicar a inovação e a colaboração.
2. Expertise minada: Em culturas corporativas onde a confiança é associada ao conhecimento, fazer muitas perguntas pode ser visto como falta de autoconfiança na própria expertise.
3. Menor eficiência: A busca incessante por informações pode ser percebida como indecisão, levando à paralisia por análise e prejudicando a eficiência e o avanço da carreira.
Estratégias para alinhar percepção e intenção
Para garantir que a mentalidade de aprendizagem seja vista como um ativo, Velasquez sugere cinco estratégias:
1. Comunicar propósito e contexto
Explique a razão por trás das perguntas e compartilhe seus objetivos de aprendizagem para evitar mal-entendidos. Por exemplo, em vez de fazer perguntas sem contexto, diga: “Estou perguntando isso para alinhar minhas ações com as suas e garantir que considere seu ponto de vista” Fast Company, página 5.
2. Integrar aprendizagem com execução:
Balanceie a busca por conhecimento com a necessidade de ação decisiva. Ao vincular o que aprende com as tarefas da equipe, você agrega profundidade às suas contribuições e inspira confiança na sua capacidade de entregar resultados.
3. Demonstrar expertise com confiança:
Formule perguntas de maneira que evidencie seu conhecimento, mostrando confiança em sua expertise. Em vez de perguntas básicas, posicione suas perguntas de forma a refletir sua compreensão profunda do assunto.
4. Ser decisivo
Após coletar opiniões e explorar opções, estabeleça um prazo para tomar decisões rápidas. Isso demonstra liderança e competência, instilando confiança e clareza na equipe.
5. Fomentar uma cultura de aprendizagem compartilhada
Cultive um ambiente onde a aprendizagem é vista como um esforço coletivo, mitigando percepções de ambição excessiva ou competição. Organize sessões de aprendizado em equipe onde todos possam compartilhar novas descobertas, promovendo uma atmosfera de apoio e colaboração.
A mentalidade de aprendizagem é uma qualidade valiosa para o crescimento pessoal e profissional, mas deve ser equilibrada com a ação decisiva e a demonstração de expertise. Ao adotar uma abordagem equilibrada, os líderes podem garantir que sua busca por conhecimento fortaleça sua liderança e impulsione o sucesso da equipe.
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