Como usar o Mindfulness para aumentar a produtividade no trabalho

Para quem quer introduzir a prática em sua rotina, o recomendável é chegar aos 20 minutos diários de meditação. Mas, se você não tem todo esse tempo, não desista! Veja aqui algumas dicas de como começar aos poucos

Mindfulness, ou Atenção Plena, como é chamado no Brasil, é uma técnica que traz como benefício manter o foco, estar presente e ganhar consciência de nossos sentimentos e sensações físicas. Em forma de meditação diária, é considerada uma boa aliada ao aumento da produtividade e está se tornando incrivelmente popular no ambiente de trabalho. Empresas do mundo todo proporcionam o aprendizado de Mindfulness a seus funcionários.

Algumas criaram cursos tão completos que os oferecem, inclusive, a profissionais de fora. É o caso do “Search Inside Yourself Leadership Program”, desenvolvido no Google, que ensina Mindfulness juntamente com Inteligência Emocional, Neurociência e técnicas de liderança.

Para quem quer introduzir a prática em sua rotina, o recomendável é chegar aos 20 minutos diários de meditação. Mas, se você não tem todo esse tempo, não desista! Veja aqui algumas dicas de como começar aos poucos:

1- Respire em momentos críticos

Eu sei. Parece impossível parar para respirar quando o máximo que você consegue é se controlar para não mandar tudo às favas e sair correndo. No entanto, antes de entrar na reunião com o chefe autoritário ou aprovar uma grande mudança no orçamento anual, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire atentamente várias vezes, observando o caminho que o ar faz ao entrar e sair de seu corpo. Prestar atenção na sua respiração ajuda a reconhecer os sentimentos que estão aflorando no momento (estresse, raiva, medo, ansiedade), ganhar maior controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente.

2- Comande seus e-mails – e não deixe que eles mandem em você!

Verificar os e-mails regularmente pode parecer uma forma efetiva de não deixar acumular mensagens sem ler. Porém, a constante interrupção e falta de atenção que isso provoca pode ter exatamente o efeito contrário. Treinar o foco é o objetivo desse ponto. Dedique um tempo de forma consciente ao seu inbox e defina horários para checar seus e-mails, como logo ao chegar ao trabalho, no fim do dia ou entre tarefas que requerem concentração. Tente também desabilitar os alertas de chegada de novas mensagens.

3- Mantenha o telefone por perto, mas longe do alcance das mãos

Verificar a cada 10 minutos o grupo de Whatsapp dos amigos do colégio pode ser divertido, mas promove um enorme grau de distração. Mindfulness tem como base o estar presente. A melhor forma de isso acontecer enquanto se está trabalhando é deixar o telefone perto o suficiente para que você ouça as chamadas, mas longe o bastante das mãos para que você tenha que levantar, caso queira checar as redes sociais. Acredite, esse pequeno detalhe diminui as horas de Facebook e aumenta sua dedicação às tarefas que realmente importam.

4- Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra

Quantas vezes começamos uma reunião ainda com a cabeça na anterior? Para que sejamos produtivos nessas situações, devemos encerrar internamente o tema da reunião ou atividade anterior e iniciar a próxima com a mente presente e aberta para as novas informações que virão. Faça pequenas pausas entre as agendas, fechando os olhos e respirando profundamente durante alguns segundos. Você sentirá sua mente mais focada no momento atual, seu corpo desacelerando e terá melhores condições físicas e emocionais para iniciar a nova atividade.

Vivian Wolff é Coach de Vida pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.