Com 4 palavras, Warren Buffett explicou por que tantos líderes falham

Créditos: Reprodução/NBC
Líderes podem conduzir suas organizações ao sucesso focando na contratação das pessoas certas e criando um ambiente que as capacite a prosperar
Warren Buffett, renomado por suas percepções valiosas sobre negócios e investimentos, frequentemente é negligenciado por sua sabedoria em gestão. Em uma ocasião, conforme artigo da Inc., ele ofereceu uma lição poderosa para líderes e gerentes em quatro palavras simples: “Contrate bem, gerencie pouco”.
A essência de “contratar bem, gerenciar pouco”
Buffett acredita que contratar indivíduos com as habilidades técnicas adequadas é apenas o começo para uma organização próspera. Os gerentes devem ir além e procurar pessoas que se alinhem com os valores e a cultura da empresa, promovendo um ambiente de trabalho coeso. Isso abrange a importância de contratar pela integridade, pois indivíduos que mantêm altos padrões éticos estabelecem uma base sólida de confiança dentro da organização.
LEIA TAMBÉM
Esta decisão é a diferença entre o sucesso e o fracasso, segundo Warren Buffett
Warren Buffett acha que todos deveriam ouvir estes conselhos
Após contratar bem, o próximo passo, segundo Buffett, é “gerenciar pouco”. Isso não significa negligenciar as responsabilidades de liderança, mas criar um ambiente onde a equipe possa prosperar por conta própria. Esse estilo de gestão permite autonomia, capacitando os membros da equipe a usar suas habilidades e conhecimentos para tomar decisões sem supervisão constante.
Quatro maneiras práticas de “gerenciar pouco”
1. Delegar
Confiar responsabilidades e decisões à sua equipe é crucial. Delegar tarefas não só empodera os funcionários, mas também libera tempo para você se concentrar em iniciativas estratégicas. Ao sentir-se confiável, a equipe se torna mais motivada e engajada.
2. Focar no panorama geral
Como líder, o foco principal deve estar na visão de longo prazo e nos objetivos estratégicos da organização. Ao gerenciar menos, você pode dedicar mais tempo ao planejamento, inovação e impulsionar a empresa adiante. Em vez de praticar uma microgestão, concentre-se em criar processos que promovam melhorias contínuas e uma cultura de aprendizado e desenvolvimento.
3. Criar um ambiente de apoio
Depois de contratar os funcionários certos, invista em um processo de integração sólido para ajudar novos funcionários a se integrarem suavemente. Forneça oportunidades contínuas de treinamento e desenvolvimento para aprimorar habilidades e crescimento na carreira. Reconhecer e recompensar as conquistas dos funcionários também é fundamental para fomentar um ambiente de trabalho positivo.
4. Comunicar eficazmente
Estabeleça expectativas e objetivos claros, garantindo que todos os membros da equipe entendam seus papéis específicos. Realize check-ins regulares para fornecer orientação e suporte sem microgestão. Essas reuniões são oportunidades valiosas para abordar desafios e oferecer feedback construtivo.
A simples orientação de Buffett, “Contrate bem, gerencie pouco”, encapsula a essência da liderança eficaz. Os gerentes podem conduzir suas organizações ao sucesso focando na contratação das pessoas certas e criando um ambiente que as capacite a prosperar.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!