Brasileiro tem ido menos ao supermercado em 2019, diz pesquisa

Kantar divulga Consumer Thermometer onde além de apontar diminuição na frequência de compras, ressalta aumento de procura por produtos

A frequência de compra dos brasileiros caiu 9% entre os meses de março, abril e maio, aponta pesquisa da multinacional de painéis econômicos Kantar. O número representa a maior queda comparando a série histórica que iniciou em agosto de 2016. Segundo a empresa, a instabilidade política e econômica dos primeiros meses de 2019 continua impactando a performance das categorias de consumo massivo (FMCG) dentro do lar e ainda não apresenta sinais de recuperação.

Neste período, entre as categorias que mais perderam participação no carrinho dos brasileiros, estão o chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), além de leite pasteurizado (-13%) e suco em pó (-11%).

Categorias que mais perderam frequência

1

Chá Pronto

-24,0

2

Cera para Assoalho

-22,2

3

Bebida de Soja

-14,3

4

Limpador Brilho

-14,3

5

Polpa + Pure

-13,3

6

Leite Pasteurizado

-13,0

7

Sobremesa Pronta

-12,5

8

Cloro

-11,8

9

Suco em Pó

-11,1

10

Limpa Vidros

-9,1

Em contrapartida, alguns produtos ganharam espaço e foram comprados mais vezes pelas famílias. Caso do petit suisse, que registrou aumento de 11% de frequência, seguido por produtos de barba (10%), limpador sanitário (9%) e molho para salada (8,3%).

Categorias que mais ganharam frequência

1

Petit Suisse

11,1

2

Produtos Barba

10,0

3

Limpador Sanitário

9,1

4

Molho para Salada

8,3

5

Lanche Pronto

7,7

6

Catchup

6,3

7

Deo Colônia

6,3

8

Desinfetante

5,6

9

Hambúrguer

5,6

10

Leite Fermentado

4,8



"Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil e o crescimento do atacarejo como canal de compra", analisa a diretora de marketing e insights da Kantar, Giovanna Fischer.

A categoria de mercearia doce, por exemplo, ganhou 2% em volume de unidades no ano acumulado. Neste período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando apenas os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.

Em relação aos canais de compra, o atacarejo continua avançando em participação de mercado e ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também se destacaram com melhora de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.

No ano acumulado (últimos 12 meses terminados em maio), o recuo no volume de unidades foi sentido por todas as classes sociais e em todas as regiões do país. As classes AB registraram queda de 3,9% e apenas as classes DE tiveram leve crescimento com 0,7% de alta. Já a região Sul é a que mais sofreu redução, com perda de 4,4% em volume de unidades compradas.

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