Bons líderes cuidam de seus funcionários como se cuida de plantas, diz especialista

Créditos: Adobe Stock
Líderes que adotam uma abordagem personalizada e cuidadosa, como faria um jardineiro, podem criar as melhores condições para que suas equipes cresçam e prosperem
No ambiente de trabalho moderno, atrair talentos e melhorar a retenção e o engajamento dos funcionários pode ser tão simples quanto tratá-los como plantas domésticas. Henna Pryor, especialista em desempenho no local de trabalho e palestrante global, sugere que cuidar dos funcionários da mesma maneira que se cuida de plantas pode ser uma abordagem eficaz para gerenciar equipes.
Analogias entre plantas e funcionários
Segundo artigo da Inc., durante a pandemia, a popularidade de cuidar de plantas cresceu significativamente. Pryor propõe que essa mesma filosofia pode ser aplicada no local de trabalho. A analogia entre plantas e funcionários oferece uma nova perspectiva sobre como os líderes podem nutrir e apoiar suas equipes.
LEIA TAMBÉM
10 habilidades essenciais para aspirantes a líderes
3 palavras que todos os grandes líderes dizem, de acordo com Richard Branson
Tipos de funcionários: “árvores” e “plantas domésticas”
Árvores: Representam os funcionários resilientes que permanecem na empresa por longos períodos. Esses trabalhadores têm raízes profundas na organização e podem suportar vários desafios. Eles são vistos como o suporte confiável das empresas, beneficiando-se das estruturas de apoio tradicionais.
Plantas domésticas: Simbolizam os funcionários modernos que valorizam a mobilidade e a flexibilidade. Eles não planejam permanecer em um único lugar para sempre e precisam de um ambiente de trabalho dinâmico e cuidados personalizados para prosperar.
Ajustes individuais para cada tipo de funcionário
Os líderes devem reconhecer que a força de trabalho é diversa e que um estilo de liderança único não se aplica a todos. Pryor sugere que, para atrair e reter talentos, os líderes devem adaptar suas abordagens às necessidades individuais de seus funcionários, assim como fariam com diferentes tipos de plantas.
Estratégias para nutrir os “plantas domésticas”
Check-ins regulares e feedback personalizado: Agende reuniões individuais regulares para entender as necessidades, desafios e aspirações de cada membro da equipe. Use essas sessões para fornecer feedback personalizado, reconhecer esforços e discutir oportunidades de crescimento dentro da organização.
Planos de desenvolvimento personalizados: Desenvolva planos de crescimento individualizados que se alinhem com os pontos fortes e objetivos de carreira de cada funcionário. Isso pode incluir programas de treinamento especializado, oportunidades de mentoria ou novos projetos que os desafiem e os inspirem a crescer na organização.
Ambiente de trabalho flexível: Ofereça um ambiente de trabalho flexível que acomode as diversas necessidades dos funcionários. Isso pode envolver horários flexíveis, opções de trabalho remoto ou espaços para comunicação aberta e colaboração. Ser adaptável garante que cada membro da equipe possa prosperar e contribuir de maneira eficaz.
Líderes que adotam uma abordagem personalizada e cuidadosa, como faria um jardineiro, podem criar as melhores condições para que suas equipes cresçam e prosperem. Entender as necessidades individuais e fazer os ajustes necessários no momento certo é essencial para construir um time forte e coeso.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!