3 palavras que todos os grandes líderes dizem, de acordo com Richard Branson

Créditos: Divulgação/Virgin Galactic
Admitir que você pode estar errado e procurar novas informações é um sinal de humildade intelectual, uma característica que muitos líderes bem-sucedidos possuem
Richard Branson, o fundador da Virgin, conhecido por seu estilo de liderança inovador e eficaz, acredita que a frase “Eu não sei” são as três palavras mais importantes que um líder pode dizer. Branson, conforme artigo da Inc., endossa a afirmação de Simon Sinek, que destaca a importância de pedir ajuda com confiança. Este simples ato de admitir desconhecimento pode ser uma superpotência na liderança.
O poder de “Eu não sei”
Em um mundo onde líderes são frequentemente celebrados por ter todas as respostas, a humildade de admitir quando não se sabe algo é raramente incentivada. No entanto, tanto Branson quanto Sinek afirmam que essa atitude pode levar a um aprendizado mais rápido e à criação de equipes mais eficazes. A disposição de dizer “Eu não sei” não só incentiva outros a fazer o mesmo, mas também é o caminho mais rápido para aprender.
LEIA TAMBÉM
Por que Richard Branson não gosta de ser chamado de bilionário?
6 livros que mudaram a vida do fundador da Virgin Galactic
A importância da segurança psicológica
Estudos, incluindo uma pesquisa extensa do Google, mostraram que as equipes mais bem-sucedidas não são necessariamente compostas pelos indivíduos mais inteligentes, mas sim por aqueles que têm um senso de “segurança psicológica”.
Este termo, definido pela professora da Harvard Business School, Amy Edmondson, refere-se à confiança mútua de que a equipe não vai envergonhar, rejeitar ou punir alguém por se manifestar. Equipes que se sentem seguras para admitir ignorância, tentar coisas novas, cometer erros e aprender com eles são as que mais prosperam.
Humildade intelectual
Admitir que você pode estar errado e procurar novas informações é um sinal de humildade intelectual, uma característica que muitos líderes bem-sucedidos possuem. Estudiosos como Adam Grant e Steven Pinker defendem que a humildade intelectual ajuda as pessoas a entenderem diferentes pontos de vista, a serem mais curiosas e a avaliarem melhor as evidências. Jeff Bezos, fundador da Amazon, também valoriza essa qualidade ao contratar novos funcionários, considerando-a uma das principais características que busca.
Confiança é importante para a liderança, mas para alcançar a verdadeira grandeza, é necessário combinar convicção com uma compreensão clara de suas limitações e a vontade de admitir o que não se sabe. Bons líderes têm visão, mas grandes líderes têm visão e humildade.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!