6 livros que mudaram a vida do fundador da Virgin Galactic

Créditos: Divulgação/Virgin Galactic
Obras que inspiraram Richard Branson fornecem uma janela para os princípios que orientam sua vida e carreira
Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, sempre foi uma figura inspiradora e inovadora no mundo dos negócios. Além de suas conquistas empresariais, Branson é um ávido leitor e atribui parte de seu sucesso aos insights e inspirações que obteve de livros marcantes.
Em artigo recente da CNBC Make It, ele compartilhou os seis livros que mais impactaram sua vida e carreira, fornecendo uma visão sobre os valores e ideias que moldaram sua trajetória.
1. “Compaixão: Uma história de justiça e redenção” de Bryan Stevenson
“Compaixão: Uma história de justiça e redenção” é uma poderosa defesa contra a pena de morte e uma crítica ao sistema de justiça criminal dos EUA. Stevenson, professor de direito da Universidade de Nova York e fundador da Equal Justice Initiative, conta a história de Walter McMillian, que foi injustamente condenado e passou seis anos no corredor da morte antes de ser libertado.
“Acho que todos deveriam ler ‘Compaixão’ — realmente faz você pensar sobre a pena de morte e por que ela não tem lugar no mundo”, diz Branson.
LEIA TAMBÉM
4 livros que Bill Gates acha que você deve ler
Os livros que vão ensinar você a pensar como um CEO
2. “O Homem dos Dados” de Luke Rhinehart
Publicado em 1971, “O Homem dos Dados” explora o papel do acaso em nossas vidas através da história de um psiquiatra que decide tomar todas as suas decisões diárias lançando dados. Branson leu o livro antes de fundar a Virgin Records e até experimentou a técnica dos dados para tomar decisões difíceis.
“Uma leitura muito divertida que sempre ficou comigo”, descreveu o executivo.
3. “Comece pelo porquê” de Simon Sinek
Sinek argumenta que os líderes mais eficazes são aqueles que inspiram os outros a agir com base em um propósito firme. “Comece pelo porquê” ressoou profundamente com Branson, que acredita que a felicidade e o sucesso vêm de explorar oportunidades que são genuinamente interessantes e recompensadoras.
“Minha principal lição foi que não importa o que você faz, mas por que você faz… Se você não entender por que está fazendo algo e não for apaixonado por isso, é mais difícil criar algo único e que agregue valor às vidas das pessoas”, comenta.
4. “I Am a Girl From Africa” de Elizabeth Nyamayaro
Em “I Am a Girl From Africa”, Nyamayaro conta sua inspiradora jornada desde uma vila no Zimbábue, devastada pela fome, até se tornar uma assessora sênior na ONU e liderar a iniciativa de igualdade de gênero HeForShe. Branson vê o livro como um lembrete poderoso da humanidade comum e do poder da persistência.
5. “The Emerald Mile” de Kevin Fedarko
“The Emerald Mile” narra a história verdadeira de uma enchente em 1983 que quase destruiu a barragem de Glen Canyon. Os guias de rafting viram na crise uma oportunidade para uma aventura recorde, lembrando Branson das limitações que frequentemente colocamos em nós mesmos.
6. “Um cavalheiro em Moscou” de Amor Towles
O romance “Um cavalheiro em Moscou” segue um ex-aristocrata russo confinado a prisão domiciliar após a revolução bolchevique. Branson apreciou a jornada de autodescoberta do personagem principal e a reflexão sobre a importância de seguir suas convicções.
“Sempre me concentrei mais na jornada do que no destino, e descobri que o sucesso vem quando fazemos o que amamos, não porque ansiamos por aclamação”, explica.
Os livros que inspiraram Richard Branson fornecem uma janela para os princípios que orientam sua vida e carreira. Desde a justiça social até a exploração de novos territórios e a importância de um propósito claro, essas obras influenciaram sua abordagem de negócios e sua visão de mundo. Ler esses livros pode oferecer insights valiosos para qualquer pessoa que aspire a inovar e liderar com impacto.