6 hábitos de comunicação de profissionais com alta inteligência emocional

Créditos: Freepik
Consultora corporativa lista costumes que devem ser adotados por aqueles que desejam aumentar sua inteligência emocional
Durante sua carreira na CIA, a consultora corporativa Rupal Patel informou presidentes, decisores políticos, trabalhadores humanitários, unidades de operações especiais e embaixadores. Em todas essas interações, a profissional reconhece que a inteligência emocional foi fundamental (no Administradores Premium, inclusive, você pode conhecer o tema a fundo com o curso Leadership – A Masterclass).
Ela precisou entender realmente seu público e, para alcançar cada um dos seus interlocutores, aprendeu a “falar as línguas” deles. Quando o presidente Barack Obama lhe pediu uma representação gráfica de um relatório escrito, por exemplo, foi exatamente isso o que ele recebeu.
Com base em sua experiência, Patel listou, neste artigo para a CNBC Make It, seis hábitos de comunicação de profissionais com alta inteligência emocional:
1. Eles não se intimidam com grandes nomes
Indivíduos emocionalmente inteligentes não ficam empolgados ou preocupados com o status de todas as pessoas na sala, como seu chefe ou um cliente importante. Segundo a expert, eles sabem ignorar o “ruído de fundo” e se concentrar em transmitir sua mensagem.
“Eles tratam a todos com gentileza e respeito, não importa qual seja seu título. É isso o que os torna comunicadores eficazes”, complementa Patel.
2. Eles praticam e se preparam
“Antes de grandes apresentações ou reuniões, as pessoas emocionalmente inteligentes ensaiam o que irão dizer, não sua ansiedade. Se você se concentrar nos nervos, ficará nervoso. Mas se você focar no conteúdo e na entrega de suas palavras, obterá ótimos resultados”, afirma Patel.
Para lutar contra o medo, ela sugere que os profissionais se preparem falando em voz alta o seu próprio discurso. “Assuma uma postura poderosa e tenha todas as informações de que precisa ao seu alcance. Então, continue praticando até que isso se torne uma segunda natureza”, orienta.
3. Eles têm um senso de perspectiva
Às vezes, apesar de seus melhores esforços, você pode fazer papel de bobo. De acordo com Patel, pessoas emocionalmente inteligentes sabem que se disserem algo e der errado, não será o fim do mundo.
“Quer sejam bem recebidas ou sejam recebidas com silêncio, elas podem continuar. Ser capazes de acolher esse constrangimento momentaneamente ou até mesmo o reconhecer de forma bem-humorada e depois seguir em frente pode fazer com que as pessoas as respeitem mais”, ressalta a expert.
Outro grande expert em inteligência emocional, Daniel Goleman, tem mais a ensinar sobre esta e outras importantes habilidades no curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium.
4. Eles começam com “apostas baixas”
“Alguns dos melhores oradores que conheço não começaram assim. Mas os mais inteligentes emocionalmente entenderam que sempre há espaço para melhorar. Eles não fugiram do desconforto”, conta Patel.
Em vez disso, ela explica, esses profissionais encontraram lugares um pouco menos assustadores para falar, sendo, por exemplo, voluntários em uma reunião de pais e mestres ou fazendo um brinde na festa de despedida de um colega de trabalho. “Depois, à medida que ficaram mais confiantes, chegaram a palcos maiores, como ser o orador principal em uma grande conferência”, relata.
5. Eles conduzem com seus pontos fortes
Pessoas emocionalmente inteligentes sabem quais meios e estilos de comunicação funcionam melhor para elas e podem adaptar sua mensagem à situação em questão, afirma a especialista.
“Elas também sabem que usar sua voz de forma eficaz não significa necessariamente usá-la ao vivo e espontaneamente. Às vezes, escrever um roteiro, um e-mail ou uma carta também pode funcionar”, ressalta.
6. Eles sabem por que querem usar a voz
Pessoas emocionalmente inteligentes falam com propósito, enfatiza Patel. “Usar sua voz não significa ‘vomitar’ verbalmente. Trata-se de aproveitar o poder que existe dentro de você e falar sobre as coisas que são importantes para você, no momento em que elas mais importam”, conclui a expert.
Para aprender mais sobre como se tornar um profissional mais emocionalmente inteligente, assine o curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium.
(com CNBC Make It)