5 formas de aproveitar seu “tempo morto” para desenvolver a carreira

Créditos: Adobe Stock
Períodos em que as pessoas se encontram sem atividades específicas para ocupar suas mentes e seu tempo podem ser melhor aproveitados
Na corrida frenética da vida moderna, as pessoas são constantemente confrontadas com momentos de “tempo morto” – períodos em que se encontram sem atividades específicas para ocupar suas mentes e seu tempo, e que podem ser melhor aproveitados.
De acordo com a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae, por exemplo, moradores dos grandes centros no Brasil passam em média 21 dias por ano no trânsito.
Este período, assim como diversos outros enfrentados ao longo dos dias, é frequentemente considerado como desperdício, mas, na realidade, pode ser transformado em oportunidades valiosas para crescimento pessoal, criatividade e relaxamento. Aqui estão algumas ferramentas para fazer com que isso aconteça:
1. Podcasts e audiolivros
Os podcasts e audiolivros oferecem uma maneira conveniente, versátil e estimulante de consumir conteúdo, proporcionando benefícios educacionais, culturais e de entretenimento para uma ampla variedade de pessoas.
Disponíveis em uma ampla gama de temas e gêneros, é possível escutá-los enquanto outras tarefas, como dirigir, fazer exercícios, cozinhar ou até mesmo durante a limpeza da casa, são realizadas, o que permite que o tempo seja utilizado de forma mais eficiente e momentos aparentemente ociosos se transformem em oportunidades de aprendizado.
Eleito o Melhor Podcast de Negócios do mundo em 2019, o Café com ADM, por exemplo, é uma ótima maneira de aproveitar o “tempo morto” gasto em atividades como prática de exercícios, preparo de refeições ou deslocamento de um ponto a outro para alavancar a carreira.
Em seus últimos episódios, Maurício Benvenutti falou sobre o potencial da inovação para transformar carreiras, Igor Freire discutiu a criação da SeuBoné, empresa que fatura mais de R$ 30 milhões por ano, e André Duek revelou o que é necessário para empreender com sucesso.
2. Cursos online
Nos últimos anos, os cursos online têm ganhado popularidade como uma forma eficaz e conveniente de aprendizado em uma variedade de áreas. Esses cursos, oferecidos por diversas plataformas de educação online, proporcionam uma série de benefícios tanto para alunos quanto para instrutores.
Como uma de suas vantagens mais notáveis, está a flexibilidade que oferecem. Os alunos têm a liberdade de acessar o conteúdo do curso a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham uma conexão à Internet, o que permite que pessoas com horários ocupados, como profissionais que trabalham em tempo integral ou pais que cuidam dos filhos em casa, tenham a oportunidade de continuar sua educação sem comprometer suas outras responsabilidades.
Além disso, em um mundo em constante mudança, a atualização contínua de habilidades é essencial para acompanhar os avanços tecnológicos e as demandas do mercado de trabalho. Os cursos online oferecem uma maneira conveniente e eficaz de adquirir novos conhecimentos e habilidades relevantes, mantendo-se atualizado em um ambiente competitivo.
O Administradores Premium, por exemplo, oferece centenas de aulas, ministradas por mais de 130 experts das melhores escolas de negócios do mundo, de Harvard ao MIT, com certificados de participação oferecidos em todos os cursos.
3. Livros
Os livros são fontes inesgotáveis de conhecimento, entretenimento e crescimento pessoal, proporcionando uma série de benefícios significativos para quem os lê. Desde obras de não-ficção que abordam questões específicas até romances que exploram diferentes períodos históricos ou culturas, os livros oferecem uma riqueza de conteúdo para expandir a compreensão do leitor sobre o mundo.
Além disso, a leitura estimula o cérebro de várias maneiras, melhorando o vocabulário, fortalecendo a capacidade de concentração e aumentando a inteligência emocional ao expor os leitores a uma variedade de perspectivas e experiências. A prática é, também, associada a uma menor taxa de declínio cognitivo em idades avançadas.
Todos estes benefícios podem ser adquiridos durante o “tempo morto”, seja esperando atendimento em um consultório ou utilizando transportes como ônibus e carros chamados através de aplicativos.
4. Treinos de oratória
O treinamento em oratória, que é o desenvolvimento das habilidades de falar em público de forma clara, persuasiva e convincente, oferece uma ampla gama de benefícios tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Durante os afazeres domésticos ou enquanto dirigem, as pessoas podem praticar sem correr o risco de que alguém ache que estão falando sozinhas. Na plataforma da Vox2You, é possível conferir treinamentos online sobre o tema.
5. Meditação
A meditação é conhecida por reduzir os níveis de estresse, diminuindo a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Ela também pode ajudar a cultivar emoções positivas, como alegria, gratidão e compaixão, ao mesmo tempo que reduz emoções negativas, como ansiedade, depressão e raiva, o que leva a uma melhoria geral do bem-estar emocional e uma maior resiliência diante dos desafios da vida.
Além disso, a prática regular de meditação tem sido associada a uma melhoria significativa na concentração e no foco. Isso ocorre porque a meditação treina a mente para ficar mais atenta ao momento presente, ajudando a reduzir a distração e aumentar a capacidade de concentração em tarefas específicas.
Estudos mostraram, ainda, que a meditação pode ser eficaz no tratamento e prevenção de uma variedade de condições de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e até mesmo vícios.
Por fim, a meditação também pode ter efeitos positivos na saúde física, uma vez que estudos mostraram que a prática pode reduzir a pressão arterial, melhorar a função imunológica, promover o sono de qualidade e até mesmo ajudar na gestão da dor crônica.
Enquanto muitas pessoas acham que meditar é sentar em silêncio e tentar remover os pensamentos da cabeça, ela é algo que pode ser feito, por exemplo, durante uma corrida. Trata-se de concentrar o foco em pensamentos positivos e que relaxem.
(com Agência Brasil)