5 estratégias para aumentar o engajamento da sua equipe

Créditos: Adobe Stock
Ao implementar essas estratégias, os líderes podem criar um ambiente de trabalho positivo, aumentar o engajamento e, consequentemente, melhorar a produtividade
Com todas as mudanças no trabalho e na vida – incluindo o trabalho híbrido e remoto – o envolvimento dos funcionários é uma preocupação significativa. A má notícia é que o engajamento atingiu um nível historicamente baixo. As mudanças no panorama do trabalho não estão funcionando para muitos, o que tem implicações negativas para as empresas.
O envolvimento da força de trabalho é crucial, pois está ligado ao esforço, inovação, produtividade e retenção. Em um cenário competitivo com escassez de talentos, isso pode fazer ou quebrar uma empresa, sua cultura, desempenho e capacidade de sucesso.
Existem formas de aumentar o envolvimento e criar condições para que as pessoas deem o seu melhor, tenham uma experiência de trabalho positiva e contribuam para os resultados organizacionais. Aqui estão, conforme artigo da Forbes, cinco estratégias eficazes para aumentar o engajamento da sua equipe:
1. Propósito e expectativas claras
Estejam as pessoas trabalhando no escritório ou remotamente, os líderes podem afetar positivamente o engajamento dos funcionários ao inspirá-los com uma visão clara e estabelecer expectativas concretas.
LEIA TAMBÉM
3 regras simples para aumentar o engajamento em reuniões
“Engajamento emocional’: por que essa é a forma mais poderosa de liderar
Quando as pessoas têm um sentido de propósito, elas acreditam que seu trabalho tem significado, o que aumenta o engajamento. Estudos da Northwestern University mostram que sentir que o trabalho é importante é essencial para o envolvimento. Além disso, pesquisa da Universidade de Sussex revela que líderes que compartilham propósito e visão clara aumentam a felicidade e produtividade de suas equipes.
Comunique claramente os objetivos da organização e como o trabalho de cada indivíduo contribui para esses objetivos. Estabeleça expectativas claras de desempenho e resultados, para que todos saibam pelo que se esforçar e como podem contribuir de forma eficaz.
2. Trabalho e crescimento significativos
O engajamento é impulsionado pelo trabalho que corresponde às competências, talentos e capacidades das pessoas. Alinhar o que as pessoas estão fazendo com o que elas preferem fazer pode afetar positivamente o engajamento.
Descubra o que motiva cada membro da equipe e dê-lhes tarefas e responsabilidades que se alinhem com essas motivações. Ofereça oportunidades de aprendizado que apoiem o desenvolvimento desejado. A mobilidade interna é um grande incentivo para a retenção e engajamento a longo prazo.
Nenhum trabalho é ideal, mas alinhar as responsabilidades tanto quanto possível e oferecer oportunidades de crescimento fará uma grande diferença no engajamento.
3. Escolha e controle
Dar às pessoas escolha e controle aumenta significativamente o engajamento. A flexibilidade, autonomia e controle na tomada de decisões proporcionam maior satisfação e saúde, mesmo sob stress, conforme estudos da Kelley School of Business da Universidade de Indiana.
Confie em sua equipe e trate-os como adultos responsáveis. Ofereça flexibilidade onde e quando possível, e dê autonomia na organização e execução do trabalho. O microgerenciamento diminui o engajamento, enquanto metas claras e liberdade na execução aumentam a motivação e o desempenho.
4. Presença e acessibilidade
Estar presente e acessível como líder é crucial para aumentar o engajamento. Seja acessível e responda prontamente às necessidades da equipe. Preste atenção e verifique regularmente como estão todos.
Durante reuniões, virtuais ou presenciais, evite distrações e concentre-se na conversa. Ouça, tenha empatia e apoie sua equipe. Quando as pessoas sentem que são respeitadas e valorizadas, são mais propensas a se engajar. A reciprocidade é natural; atenção e reconhecimento autênticos geram esforço e energia em troca.
5. Cultura forte
As pessoas valorizam culturas fortes onde os valores e normas são claros. Elas preferem ambientes “legíveis” onde sabem como podem se envolver e contribuir.
As culturas mais eficazes têm uma missão e visão claras, engajamento e participação, processos consistentes e capacidade de adaptação e aprendizado. Fale sobre a cultura da empresa, seus valores e como deseja que a equipe se comporte. Obtenha feedback contínuo e esforce-se para melhorar sempre.
Ao implementar essas estratégias, os líderes podem criar um ambiente de trabalho positivo, aumentar o engajamento e, consequentemente, melhorar a produtividade, inovação e retenção em suas organizações.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!