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4 estratégias que todo líder deve usar para conquistar a confiança dos liderados

Anna Dulce
Anna Dulce
15 abr 2024 às 15:45
Última atualização: 15 abr 2024
4 min leitura
15 abr 2024 às 15:45
4 min leitura
Última atualização: 15 abr 2024
4 estratégias que todo líder deve usar para conquistar a confiança dos liderados

Créditos: Adobe Stock

De acordo com CEO, a microgestão não é a chave para o sucesso, e sim a confiança

Para Max Azarov, co-fundador e CEO da Novakid, o ingrediente secreto para fazer uma equipe remota ou híbrida trabalhar bem em conjunto não é a tecnologia, e sim a confiança – e isto não se limita ao trabalho à distância.

Confiança, e não microgestão, é a chave para o sucesso, afirma o executivo em artigo escrito para a Entrepreneur. “Construir confiança é crucial para o desempenho máximo, quer sua empresa seja totalmente remota, híbrida ou siga outro modelo”, comenta. 

Estudos realizados por Paul J. Zak, neuroeconomista formado em Harvard, mostram que os funcionários em locais de trabalho de alta confiança são mais produtivos, colaborativos e leais. Eles também ficam mais felizes e menos estressados, levando a resultados ainda melhores. Esta abordagem de “confiança acima da vigilância” é ecoada por líderes como o CEO do Dropbox, Drew Houston, cuja empresa prospera com uma força de trabalho 90% remota.

Neste contexto, aqui estão, de acordo com Azarov, quatro táticas que podem ser usadas por qualquer líder empresarial que deseja conquistar a confiança de seus liderados:

1. Construa confiança

Estudos mostram uma ligação clara entre confiança e economias fortes – e isso também se aplica às empresas. De acordo com Azarov, para que a confiança crie raízes, os próprios líderes precisam acreditar genuinamente nela. Não é possível construir uma cultura empresarial de confiança ao constantemente questionar a equipe.

“A chave é encontrar o equilíbrio certo. Confie que seus funcionários serão responsáveis ​​e capacite-os com as ferramentas necessárias para realizarem bem seu trabalho (pense em software de gerenciamento de projetos e canais de comunicação claros). Mas não seja ingênuo – algum monitoramento é essencial para identificar quaisquer problemas de desempenho”, aconselha o executivo.

Ele recomenda, ainda, a criação de um sistema onde todos se sintam responsáveis e a promoção de uma cultura onde todos se sintam confortáveis ​​em falar sobre as suas preocupações.

2. Contrate com confiança e autonomia

As entrevistas de emprego são uma forma de encontrar ótimas pessoas que se encaixem na cultura de uma empresa, afirma Azarov – especialmente pessoas que prosperam com a liberdade que vem da confiança.

“Aprimore seus processos de RH e habilidades de entrevista. Aprenda a fazer perguntas que contem a história real – eles conseguem lidar com um desafio, como lidam com os erros, são jogadores de equipe? Procure as habilidades e a personalidade deles – observe a linguagem corporal e veja se as respostas deles estão alinhadas com seus valores de confiança e honestidade”, orienta.

Depois de encontrar o ajuste certo, o executivo avisa que a integração deve ser tranquila: “Não sobrecarregue os novos contratados no primeiro dia – explique o seu papel, estabeleça expectativas, forneça todos os materiais relevantes de que necessitarão para o seu trabalho e depois recue. Confie neles para se atualizar. Eles apreciarão a liberdade e a responsabilidade, e isso prepara o terreno para um estilo de trabalho confiável”.

3. Mantenha todos na mesma página

“Construir uma equipe que se responsabilize é fundamental, independentemente do seu estilo de trabalho”, comenta Azarov. De acordo com ele, aqui está como:

1. Expectativas claras: certifique-se de que todos saibam o que se espera deles.

2. Comunicação aberta: mantenha a porta aberta – sua equipe precisa se sentir confortável para conversar com você.

3. Feedback regular: faça verificações regulares para identificar quaisquer obstáculos. Seja honesto e claro se algo precisar ser melhorado.

“O segredo é encontrar o equilíbrio: capacitar sua equipe com autonomia, mas não tenha medo de abordar questões de desempenho. Você não quer microgerenciar, mas é necessária alguma supervisão. O resultado final é que, se alguém apresenta desempenho inferior consistentemente, é importante agir, incluindo demiti-lo. Isso mostra a todos que você leva a responsabilidade a sério”, avalia o executivo.

4. Concentre-se nos resultados, não no trabalho árduo

A melhor maneira de avaliar o desempenho de funcionários, segundo Azarov, é definir tarefas, prazos e resultados esperados claros. 

“Confie na sua equipe para realizar o trabalho – deixe-os descobrir como ser mais produtivos. Talvez isso signifique trabalhar em intervalos ou fora do horário normal. A microgestão com ferramentas de monitorização apenas torna as pessoas infelizes e improdutivas e, de acordo com um relatório da Deloitte, está a alimentar a tendência do ‘quiet quitting’”, finaliza.

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(com Entrepreneur)

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Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

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    Anna Dulce

    Anna Dulce

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

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