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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Sistemas de Gestão Empresarial

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Gestão Empresarial



Carlos Eduardo da Costa

RESUMO

O presente trabalho demonstra os principais conceitos dos Sistemas de Informação. A evolução dos S.I. antes da informática e as vantagens de um bom S.I. O trabalho também apresenta os sistemas usados nas organizações e os tipos de sistemas por elas usados, e a forma de se proteger dos vírus e eventuais ataques. Expõe o quanto é importante para a organização, um planejamento ao implantar um Sistema de Informação.

Palavra-chave: Sistema de Informação; Organizações; Planejamento.


1 INTRODUÇÃO


A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação e necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.


2 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

De acordo com Wikipédia (2007), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Para Matsuda (2007), Sistemas de Informação são processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informática da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemática integrativa, envolvendo questões de planejamento estratégico da empresa.


2.1 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ainda segundo Wikipédia (2007), os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Antes dos computadores, as organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informação. Existia a figura do “arquivador”, a pessoa responsável em organizar os dados, registra-los, catalogá-los e recupera-los quando necessário.

Esse método exigia um grande esforço para manter os dados atualizados e também para acessá-los. As informações em papel não possibilitavam o cruzamento de informações e analise de dados. Por exemplo, a atualização do inventário de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a probabilidade de erros. Com o advento da informática todo o processo foi informatizado com o surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientado à Operação.


2.2 VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Wikipédia (2007), ainda define que em um Sistema de Informação, várias partes trabalham juntas visando um objetivo comum. Esse objetivo é o fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. As principais vantagens são: acesso rápido a informações; integridade e veracidade da informação; garantia de segurança de acesso a informação. Acesso à informação de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.


3 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Matsuda (2007) define que dentro de um Sistema de Informação empresarial, há diversos aspectos que devem ser observados como, por exemplo: a criação da informação (coleta); a comunicação da informação (transmissão); tratamento da informação (interpretação); memorização da informação (arquivamento). É muito importante que a empresa controle política e logisticamente sua informação. Politicamente para definir que informações serão utilizadas e logisticamente para definir como obter as informações.

A informação não se limita ao que é produzida na empresa. Matsuda (2007) esclarece que a informação deve ser analisada por diversos ângulos, como informação para o trabalho e relacionais; informação interna e externa; informação qualitativa e quantitativa; informação formal e informal e informação altamente especializada. Informação certa e disponível no tempo correto é determinante para que os administradores tomem decisões mais acertadas.


3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Wikipédia (2007) descreve três tipos de Sistemas de Informação que trabalham integrados: Sistema de Informação Operacional (tratam das transações rotineiras da organização, encontradas em todas as empresas automatizadas); Sistema de Informação Gerencial (agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos administradores); Sistema de Informação Estratégico (integram e sintetizam dados de fontes internas e externas, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização).

3.2 CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Para Matsuda (2007), um sistema de informação é formado por três componentes: as pessoas que participam da informação da empresa; as estruturas da organização (circuitos de informação, documentos) e as tecnologias de informação e de comunicação. Isso tudo leva a um grande volumes de dados e informações que gera uma complexidade de processamento. As principais vantagens são: suporte à tomada de decisão; valor agregado ao produto; aumento da qualidade do produto; oportunidade de negócios; carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operações.

Para Bonde (2007), os sistemas de informação são peças fundamentais para as empresa. Não apenas na elaboração de relatórios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa. Tudo o que acontece, são registrados por um sistema, que pode ser acesso pelos funcionários. Mais uma vez deve ser considerada a importância do administrador nesse processo, que é vital para a corporação.


3.3 SEGUR

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    Os artigos publicados no site Administradores.com.br já foram já utilizados por professores universitários, para práticas em sala de aula

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