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Gestão de Pessoas - Métodos e Planos de Ação

Nesta produção acadêmico é possivel verificar as modificações necessárias da empresa analisando alguns pontos fracos da organização e os planos de ação para correção

GESTÃO DE PESSOAS

- Métodos e Planos de Ação -

Por Roberto Tavares D'Able e Silva

1. PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

1.1. PLANEJAMENTO DE RH

1.1.1. Proposta de aprimoramento

A Gestão de Pessoas deve em primeiro momento avaliar seus recursos atuais e estimar as necessidades futuras da organização por cada área distinta, de forma sistêmica (visão horizontal e vertical) e assim planejar junto com cada área suas ações de treinamento para capacitação, reconhecimento, suprimento de mão de obra qualificada e outros afim poder atender todas as possíveis demandas futuras da empresa, buscando atrair os melhores talentos e integrando a sua empresa.

Em segundo momento, iniciar seu plano de ação (anexo1) levantando as necessidades de pessoal identificando quais profissionais internos poderiam preencher as vagas; criar um "inventário" das qualificações, experiências, desempenho e potencial de cada profissional interno em busca de definir qual melhor estação de trabalho aquele profissional teria vocação e competência (conhecimento/habilidade/atitutes/valores/entornos), possibilitando obter uma visão mais abrangente e melhor para adequar quais necessidades de investimentos de cursos ou outros, criando um plano de desenvolvimento individual e assim minimizando tomadas de decisão por motivos do "efeito halo" (decisões em cima de fatos recentes), repercutindo na obtenção do objetivo da empresa e incentivando seus funcionários e minimizando o desconforto de fazer uma prova para concorrer a uma vaga, criando desta forma um backup de cada funcionário.

E por último, avaliar as metas e resultados esperados e alcançados, e em cima destes dados verificar quais pontos devem ser buscado melhorias possibilitando criar uma gestão autônoma de alta competência através de gestores Coach dando suporte e subsidio para a melhoria de competência dos funcionários e assim atingir os objetivos da empresa, tendo uma empresa enxuta muito qualificada em vez de muitos funcionários medianos .

1.2. RECRUTAMENTO

1.2.1. Proposta de aprimoramento

A proposta no recrutamento seria um recrutamento misto, oferecendo oportunidades ao funcionário interno que teria uma qualificação maior do que o cargo que executa, mas também aqueles candidatos externos que estão cheio de vontade de fazer a diferença na empresa e que "oxigenaria" a empresa.

Algumas profissões de nível superior a empresa não pode ter tempo treinando um novo candidato, ele já deveria ter expertises do mercado, um exemplo disto seria uma vaga na área de investimentos que a pessoa deve trabalhar com cenários futuros reais e não somente cenários universitários então seria importante não definir quais a únicas universidade serão aceitas e sim pedir certas experiências na área que a vaga necessite.

É importante que ao final de cada ano a fundação faça uma avaliação do seu processo de recrutamento, verificando índices como o número ou percentagem de cargos preenchidos permanecem por mais de 1 ano e estão satisfeitos aonde está alocados, qual percentual dos candidatos indicados tiveram um bom desempenho, análises de índices de absenteísmo e rotatividade.

1.3. SELEÇÃO

1.3.1. Proposta de aprimoramento

Para a seleção de candidatos para nível superior, em vez de iniciar a sua seleção externamente determinando em quais universidades o candidato deverá ser graduado, deve-se utilizar o critério do Coeficiente de Rendimento (CR) no final do curso do candidato a vaga. Para os demais níveis não modificar o método de filtragem externa.

Para iniciar a seleção interna, o Rh deverá verificar junto com o gestor da área onde existe a vaga, quais características da vaga em questão para poder definir quais requisitos deverão ter os candidatos:

- Execução da tarefa em si com pouco contato com outras pessoas:

Requisitos: Atenção concentrada, aptidão numérica, verbal e espacial, raciocínio indutivo e dedutivo.

- Interdependência com outras tarefas:

Requisitos: Atenção abrangente e dispersa, visão sistêmica, facilidade de coordenação, resistência a frustração, Iniciativa própria.

- Interdependência com outras pessoas:

Requisitos: Facilidade com relacionamento interpessoal, colaboração, quociente emocional, liderança de pessoal, facilidade de comunicação.

Após está análise será possível adequar a pessoa ao cargo, gerando rapidez no ajustamento e facilidade na integração do novo empregado a suas novas funções, aumentando sua permanência na empresa, reduzindo a rotatividade, atingindo maior rendimento e produtividade ocasionando menores níveis de investimento e esforços em treinamento devido a facilidade de aprender as tarefas do cargo e melhorando o nível de relacionamento.

Após a avaliação do perfil desejado, deverá ser analisado na entrevista que deverá ser feita com o Rh, junto com o gestor da área onde a vaga será preenchida, as competência, vocações do candidato que poderá ser complementadas com testes, grafologia ou dinâmica de grupo, deixando a entrevista final com o diretor após selecionarem o candidato, evitando posicionamento discriminatório e anotando suas impressões imediatamente após a entrevista para não passar nada despercebido.

Para finalizar o processo deverá ser feito além do exame de saúde do candidato, ima investigação social afim de podermos ter a garantia de estar contratando uma pessoa idônea.

Para a melhoria do processo de seleção, deverá ser feito periodicamente uma avaliação no processo de seleção que deverá ser utilizado os indicadores de:

- Índices de rotatividade e absenteísmo;

- Rendimento e produtividade;

- Investimentos e esforços na qualificação.

1.4. ESTRUTURA DE CARGOS

1.4.1. Proposta de aprimoramento

Na estrutura de cargos, em relação aos requisitos básicos do cargo, para os níveis em que existe a necessidade de graduação, deverá ser exigida graduação na área em que o profissional desenvolverá suas atribuições, podendo continuar de forma mais segura a forma "desejável" para a experiência de 2 anos conforme o cargo apresentado.

Para a estrutura de cargo apresentada (Analista = área financeira), deverá ser delineada em uma das suas atribuições dar feedback as seus colaboradores diretos e indiretos interno, afim de melhorar os seus processos em menores tempos.

Apesar de demonstrar um modelo contingencial, deverá aplicar de forma concisa as 5 dimensões para gerar a satisfação intrínseco ao cargo, sendo: a variedade de cargos tornando um funcionário multifuncional podendo executar várias atividades diferentes e inovadores não prendendo a capacidade do profissional por 12 meses fazendo ele se tornar mais r

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    Roberto Silva

    Roberto Silva

    Roberto Tavares D'Able e Silva Endereço: Vila Valqueire – Rio de Janeiro roberto.dable@gmail.com Cel (021) 98321 2706 ou 9.8103 1507 - Res.: 3065-3272 Formação Acadêmica Pós-Graduação – MBA MBA Executivo em Gestão Empresarial, UNIVERCIDADE (concluído - Fevereiro/2011). Graduação - Bacharelado Bacharelado em Administração de Empresas, UNIVERCIDADE (concluído - Agosto/2009). Objetivo Profissional Analista financeiro / Analista Administrativo Idiomas Inglês (avançado II) – CNA - 2015 Histórico Profissional XYLEM Water Solution Inc. – Junho/2012 a Agosto/2016 Cargo: Assistente Técnico Administrativo Principais responsabilidades: - Contas a pagar, receber e cobrança - Controle de vendas com definição técnica de margem.de preço (negociação); - Conciliação fiscal (geração de GIA/SINTEGRA/ICMS/ISS) - Emissão de NFs/Danfes referente a vendas e transferências. - Controle de estoque de bens de produção, ativos e consumiveis. - Negociação com facilities para conservação estrutural, maquinário e tercerizações de serviços.. - Emissão de relatórios diversos. COI – Clinicas Oncológicas Integradas – de Junho/2011 a Setembro/2011 Cargo: Analista Financeiro Senior Principais responsabilidades: - Contas a pagar; - Suporte em contas a receber; - Conciliação bancária. - Alocação de custos e classificação contabil via sistema - Verificação de impostos (IR/PIS/COFINS/CSLL/ISS) para setor fiscal. - Previsão de saldo orçamentario para quitações assumidas conforme prazos Fundação Eletrobrás de seguridade Social - de Março/2010 a Dezembro/2010 Cargo: Assistente administrativo III - Financeiro Principais responsabilidades: - Contas a pagar; - Contas a receber; - Suporte em contratos - Compras - Fundo fixo - Controle de contas corporativas de celulares (via claro controle) e bens moveis / ativos - Previsão orçamentária anual. - Controle documental fisico e digital. Cursos de Atualização - Curso de windons / word / Excel / Power point - FACULDADE SIMONSEM (06/2001) - Curso Interno de Sistema de Gestão de Qualidade - MEGATEC (03/2006) - Curso de Negociação – IDEMP (06/2010) - Trade Compliance e Incident Investigation and Root cause analysis = XYLEM (03 e 07/2015) - Curso FGV On Line = Consultoria em Investimentos Financeiro – Intermediação (09/2010)/ Fundamentos em Gestão de Custos (10/2010)/ Gerenciamento do Escopo do Projeto (10/2010)/ Introdução a administração estratégica (10/2010)/ contratação de trabalhadores (10/2010)/ Gestão de TI (06/2012) / Balance Scorecard (09/2010) / Qualidade em Serviço (11/2016)/ Contratação de Trabalhadores e Sustentabilidade aplicada aos Negócios – Orientação para gestores (12/2016 Experiência Profissional - Experiência financeira (+5 anos): Conciliação bancária, autorização de pagamento – Sipag Itaú, controle de saldos bancarios, lançamentos no sistema financeiro e orçamentário dados conforme centro de custo e plano empresarial, cadastros, confecção e rateio de controle de pagamento, Análise de balancetes sintético/analítico, previsão orçamentária,. Controle de contas a pagar/receber/ inadimplência e fundo fixo. (verificação: de prazos, impostos de NF conforme confirmação no Simples e do Cepom). - Experiência fiscal (+4 anos): Conferência e lançamentos de NFs no Sitema Datasul com dados de CFOP, emissão de DANFES e NFE, faturamento no sistema Datasul/TOTVZ, Geração de propostas com dados de impostos, ICMS e outros, geração de ISS, Lançamento de dados da GIA, SINTEGRA, DECLAN, lançamento e geração da guia do ISS e ICMS para pagamento. Emissão de NF (Datasul) e NFS (Nota Carioca). emissão de relatórios, controle de estoque de bens de produção e ativos fixos, - Experiência administrativa (+10 anos): Coordenação de pessoal em serviços de terceirizados externos e operacional interno - 32 funcionários, atendimento a cliente via telefone, controle de material de consumo e equipamentos, emissão de relatórios, suporte em contratos de terceirizados, aquisições, locações. verificação de cláusulas, atualizações de reajustes e renovações, controle de saldos de contrato para chegar até o fim do prazo. Controle de compras, recebimento, cadastros, liberação de equipamentos/materiais, patrimônio e estoque. Responsável pela redução de custos de contratos e serviços (15% no trimestre-QC) e em locações (20% direto-ELETR / 7% Xylem). - Experiência Comercial (+4 anos): Venda de bombas submersíveis e misturadores FLYGT com definição de melhor equipamento para cada aplicação (ETE ou Embarcado-Lavra-docagem), venda de peças e definições de forma técnica a necessidade de cada equipamento especifico, Lançamento de propostas e controle de vendas no sistema Salesforce, controle de pós vendas. Revisão de contratos. - Experiência DP (+5 anos): Planilha de informações para folha de pagamento de hora extra, atraso, dobra, falta, escala de revezamento, férias e entrevistas de novos colaboradores para administradora, Solicitação de passagens aéreas e estadas em hotéis nacionais via BBTur e controle de contas de telefones fixo e móvel corporativos (Claro On Line e Gestor Claro). Aquisição, desconto e fornecimento de benefícios (ticket / vale transporte). 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