Análise do ponto de equilíbrio e alavancagem operacional como fatores de tomada de decisão na definição de metas de vendas e lucros

ANTONIO JOSE ANDRADE SANTOS

artigo de

13/12/2013
6 min leitura

Resumo

Um dos princípios da ciência econômica é que os recursos são escassos, e um dos recursos escassos é o capital cuja remuneração é o lucro ou o juro, diante desse contexto o capital deve ser empregado em alternativas que propiciem a melhor remuneração possível, e por conta disso faz-se necessário ferramentas que propiciem ao empresário a visualização da rentabilidade do capital investido na empresa e a analise do seu desempenho diante das oscilações do mercado.

Diante do exposto, observamos dois tipos de análise que se relacionam entre si. A primeira delas é a análise do Ponto de Equilíbrio (Custo volume Lucro “CVL”), a Segunda é a alavancagem operacional.

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão bibliográfica no intuito de exemplificar e esclarecer a importância destas analises dentro de uma empresa industrial de pequeno porte, sendo delimitado e selecionado 1 produto de giro representativo para evidenciar a aplicação pratica da teoria apresentada.

Antes de apresentar a analise do ponto de equilíbrio objeto deste artigo, é necessário abordar o conceito e a classificação de Custos e despesas e as sua relações com o Volume e o Lucro para melhor entender as analises que serão apresentadas pelo presente artigo.

CONCEITO DE CUSTOS, DESPESAS VOLUME LUCRO E ANALISE PARA DECISÃO.

A terminologia dos termos gastos, custos e despesas, por vezes são usados indistintamente. Vejamos os conceitos adotados por Eliseu Martins (1998) para esses termos:

· Gastos: sacrifício financeiro com o qual a entidade arca para obter um produto ou um serviço qualquer. Por exemplo, gastos com mão de obra e com honorários, gastos na compra de um imobilizado etc.;

· Custo gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. A matéria prima e um gasto em sua aquisição e passa a ser um custo em sua utilização para fabricação de um bem;

· Despesa: bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou serviços que se referem.

Atkinson et al. (1997) conceituam custo e despesa como se segue:

· Custo: é o valor monetário dos bens e serviços despendidos para obter benefícios correntes ou futuros;

· Despesa: é relatado no demonstrativo de resultados e pode representar custos cujos benefícios já foram recebidos no período fiscal corrente, como custos do produtos vendidos.

Quanto a relação das variáveis custos e despesas com o volume e o resultado, Jiambalvo (2002), acrescenta que a analise de custo volume lucro, é qualquer análise que explore as relações entre custos, volumes ou níveis de atividades e lucro.

Pode-se definir custo volume lucro como a forma com que os lucros e custos aumentam ou diminuem com a mudança do volume. O impacto no lucro e alterações nos custos variáveis, assim como nos gastos fixos e no preço de venda precisa ser analisado para que o gestor possa ter maior segurança no processo de planejamento, ou seja, a tomada de decisões. Saber como os custos se comportam também é imprescindível neste processo, segundo Hong Yuh (2003), o comportamento dos custos nada mais é do a maneira como eles se comportam com relação ás mudanças no volume de produção ou no direcionador de custo da atividade. Ainda segundo Hong Yuh (2003) Entender o comportamento dos custos não é tarefa fácil, já que ele varia em função o tempo, dos níveis de atividade e de vários outros fatores. Dessa forma os custos podem fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Jiambalvo (2002), afirma que Estimados os custos fixos e variáveis, a analise de custo volume lucro (CVL) pode ser realizada.

Diante do exposto, a analise da relação entre custo volume lucro será uma variável imprescindível para a tomada de decisões, sendo que nesse sentido a identificação dos gastos conforme sua variabilidade em variáveis e fixas e sua apropriação em diretos e indiretos torna-se muito mais importante do que simplesmente classificar os gastos entre custos e despesas.

O conhecimento pleno dos custos, despesas e comportamento quanto ao volumes e apropriação são também indispensáveis para o cálculo correto do preço de vendas e apuração de resultados, como afirma Bruni no texto abaixo.

“A relação entre os custos fixos e varáveis consiste em importante etapa na análise de formação de preços e projeção de lucros obtidos a diversos níveis possíveis de produção e vendas” (Bruni 2002, p. 232).

CONCEITO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

Para Bernadi (2010), Ponto de equilíbrio é o volume calculado em que as receitas totais de uma empresa igualam-se aos custos e despesas totais; portanto, o lucro é igual a zero.

Receita Total= custos e despesas totais

Dessa forma o ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ele indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação.

Graficamente o ponto de equilíbrio tem a seguinte representação.

Figura 1 gráfico de ponto de equilibrio

O ponto de equilíbrio é o local onde a linha de receita total e a linha de custo total se encontram. Se estiver para cima, a empresa tem lucro; para baixo tem prejuízo.

Matematicamente o ponto de equilíbrio é calculado pela formula abaixo:

images?q=tbn:ANd9GcSU4QMtkHPmZKdXc64A1X3
Quadro 1 formula do ponto de equilíbrio.

Onde a margem de contribuição é a diferença entre o valor das vendas, custos variáveis e as despesas variáveis da venda, com seu calculo pode-se avaliar o quanto cada venda contribui para pagar os custos fixos e despesas fixas.

Esquematicamente:

VENDAS

(-) CUSTOS VARIAVEIS

(-) DESPESAS VARIAVEIS

= MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

ANÁLISE DA META DE LUCRO PELO PONTO DE EQUILIBRIO

Quanto a analise do ponto de equilíbrio para definição de metas de vendas e lucros vale resultar que somente deve ser aplicada, como um todo, para as empresas que tenha mais de uma linha de produção se os produtos das empresas tiverem a mesma Margem de Contribuição, a não s

Instituição de ensino

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#468

Mercado Livre: uma aula de logística e empreendedorismo, com Maurício Landi

Mercado Livre: uma aula de logística e empreendedorismo, com Maurício Landi

Sobre o autor

ANTONIO JOSE ANDRADE SANTOS

ANTONIO JOSE ANDRADE SANTOS

Graduado em Administração pela Universidade Tiradentes, graduando em economia pela Unisul, MBA finanças pela Uni Estacio de Sá, especialização em consultoria empresarial pela Unopar. Possui experiência de mais de 5 anos como palestrante de cursos de finanças empresariais,  Administração Financeira, Mercados Financeiros, Mercado de Capitais, Análise Financeira de Empresas e Valuation, Gestão de Custos, Finanças Corporativas, Análise de Investimento e Financiamento, Administração do Capital de Giro e Fusões e Aquisições.  Tem como interesse de pesquisa: finanças corporativas, fusões e aquisições, governança corporativa, análise de investimento, mercado de capitais e ensino e pesquisa em Administração

Graduado em Administração pela Universidade Tiradentes, graduando em economia pela Unisul, MBA finanças pela Uni Estacio de Sá, especialização em consultoria empresarial pela Unopar. Possui experiência de mais de 5 anos como palestrante de cursos de finanças empresariais,  Administração Financeira, Mercados Financeiros, Mercado de Capitais, Análise Financeira de Empresas e Valuation, Gestão de Custos, Finanças Corporativas, Análise de Investimento e Financiamento, Administração do Capital de Giro e Fusões e Aquisições.  Tem como interesse de pesquisa: finanças corporativas, fusões e aquisições, governança corporativa, análise de investimento, mercado de capitais e ensino e pesquisa em Administração

Logo do programa Café com ADM

#468 Mercado Livre: uma aula de logística e empreendedorismo, com Maurício Landi

#468 Mercado Livre: uma aula de logística e empreendedorismo, com Maurício Landi

00.0000.00