Razões para você investir o seu dinheiro em 2019
Razões para você investir o seu dinheiro em 2019

Razões para você investir o seu dinheiro em 2019

Os investimentos são aliados poderosos para a construção do seu futuro

Estar preparado para as adversidades é uma das razões principais para você começar agora.

Mesmo depois de conhecer parte dos benefícios que os investimentos trazem, você deve estar se perguntando, “Mas, por que investir?”.

Para responder a esta pergunta, o especialista dá 4 razões para motivá-lo a começar:

1 – Ganhos reais

Ao falar em formação de patrimônio, a primeira coisa que vem à mente é poupar. Na verdade, isto é apenas uma parte do processo, pois há um vilão dos poupadores, que é a inflação.

Ela faz com que o seu dinheiro se desvalorize com o tempo, ou seja, os mesmos R$ 100 de hoje compram menos do que há 5 anos. Então, poupar e guardar o montante não é um bom negócio; ou seja, o esforço não irá trazer recompensas.

Nesse ponto, entram os investimentos. Eles foram pensados para fazer com que o seu dinheiro cresça de verdade, acima da inflação. A taxa de rentabilidade pode superar a inflação ao longo do tempo e acrescentar ganhos reais sobre o valor investido hoje. Então, os ativos financeiros podem manter o seu poder de compra no futuro, que é essencial para o enriquecimento.

2 – Realizar os seus sonhos

A maioria dos objetivos necessita de recursos financeiros para se tornar realidade, como comprar um imóvel, fazer um intercâmbio ou casar. Como os montantes costumam ser altos, é preciso se dedicar e economizar até atingi-los, o que pode demorar anos.

Ao investir, é possível chegar lá muito mais rápido do que apenas juntar dinheiro. Como os investimentos pagam rendimentos, o seu montante tende a crescer. Assim, o esforço para economizar se torna motivador para continuar o processo e realizar outros sonhos.

3 – Viver melhor

Os investimentos são aliados poderosos para a construção do seu futuro. Como sabemos, depender apenas da previdência social tende a trazer retornos magros. Não importa a sua idade atual, é fundamental pensar na sua aposentadoria desde já. Tenha em mente que o ideal é se planejar com anos de antecedência.

Então, ao investir o seu dinheiro com foco na formação destas reservas, você poderá colher excelentes resultados no futuro, inclusive, gerar uma renda mensal proveniente dos seus investimentos.

4 – Estar preparado para imprevistos

A vida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Então, é essencial estar preparado para enfrentar as eventualidades, como perder o emprego, conserto do carro ou problemas de saúde.

De acordo com o Indicador de Reserva Financeira do SPC, em setembro de 2018, apenas 16% dos entrevistados afirma ter poupado parte dos ganhos. A pesquisa revelou que cerca de 61% dos participantes da pesquisa não têm o hábito de economizar e 53% não possuem qualquer reserva de emergência.

Imprevistos acontecem. Caso você não esteja preparado, é possível contrair dívidas e prejudicar a sua vida financeira. Especialistas recomendam que a reserva de emergência deva ter valor equivalente a, pelo menos, seis vezes as suas despesas mensais.