Liderança: best-seller que chega ao Brasil destaca dois tipos de líderes
Liderança: best-seller que chega ao Brasil destaca dois tipos de líderes

Liderança: best-seller que chega ao Brasil destaca dois tipos de líderes

A coragem para liderar, obra editada no país pela Editora Best Seller, do Grupo Editorial Record, traz um guia prático para criar ambientes de trabalho saudáveis com equipes motivadas

Existem dois tipos de liderança: a liderança com armadura, baseada no perfeccionismo, no medo e na incerteza, e a liderança com ousadia, que ressalta valores como transparência, integração e toma riscos calculados. Essa é a visão da escritora e pesquisadores da Universidade de Houston Brené Brown, autora do livro A coragem para liderar (Editora Best Seller, 2019, 294p.).

O livro é um guia prático sobre como criar ambientes de trabalho saudáveis com equipes motivadas. Para a autora, a liderança não está relacionada a cargos de gerência, status ou mesmo poder. Essa característica está presente em pessoas capazes de reconhecer o potencial nas pessoas e suas ideias e que tomam a iniciativa de desenvolver suas capacidades latentes.

Segundo a autora, líderes ousados são capazes de mostrar suas vulnerabilidades e ouvir os outros sem interrompê-los. Eu seu conjunto de valores também se encontra a empatia, capacidade de se conectar a emoções alheias que sustentam uma experiência. Para Brown, quando há coragem de liderar, não há pretensão de ter sempre as respostas certas, mas sim em fazer as perguntas corretas.

Um líder ousado também tem outra visão a respeito do poder. Para ele, a chave é o seu compartilhamento, e não a concentração. A escritora defende que a coragem para liderar vem do ato de chefiar com empatia sem se sentir ameaçado por mostrar a sua vulnerabilidade -- ao contrário da "liderança com armadura", essencialmente defensiva que mina a confiança e leva a más decisões.

O livro A coragem para liderar traz resultados das pesquisas em que Brown participou ou que ela própria conduziu, além de histórias pessoas e outros exemplos da vida real para responder grandes questões sobre liderança que ainda geram dúvidas em grande parte dos profissionais.

Sobre a autora

Dra. Brené Brown é professora e pesquisadora da Universidade de Houston. Há vinte anos ela estuda a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia e é autora de quatro best-sellers do The New York Times: A arte da imperfeição, A coragem de ser imperfeito, Mais forte do que nunca e Braving the Wilderness. Brené mora em Houston, no Texas, com o marido Steve. Eles têm dois filhos, Ellen e Charlie.



Ficou interessado em saber mais sobre liderança? Confira nossas aulas exclusivas no Administradores Premium