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5 “boas intenções” da liderança que não fazem bem à equipe

Redação Administradores
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29 abr 2024 às 12:05
Última atualização: 29 abr 2024
2 min leitura
29 abr 2024 às 12:05
2 min leitura
Última atualização: 29 abr 2024
5 “boas intenções” da liderança que não fazem bem à equipe

Créditos: Copilot

Muitos líderes, movidos pelo desejo de apoiar suas equipes, acabam adotando comportamentos que podem prejudicar o desempenho de seus membros

Na liderança, as melhores intenções não garantem sempre os melhores resultados. Muitos líderes, movidos pelo desejo de apoiar suas equipes, acabam por adotar comportamentos que, sem perceberem, podem prejudicar o desempenho e o bem-estar de seus membros.

1. Busca por consenso constante

Líderes que evitam conflitos a todo custo podem criar um ambiente onde o pensamento independente é desencorajado. A harmonia forçada pode parecer benéfica, mas frequentemente leva à estagnação e à falta de inovação na equipe. É vital que os líderes estejam confortáveis com o desacordo saudável para promover um ambiente dinâmico e criativo.

2. Superproteção da equipe

Alguns líderes tentam blindar suas equipes de problemas internos da empresa ou de feedbacks construtivos, acreditando que estão agindo em defesa do grupo. No entanto, essa superproteção pode privar a equipe de oportunidades de aprendizado e crescimento, além de criar uma percepção negativa em outras áreas da empresa.

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3. Foco excessivo em resultados imediatos

Na pressa de alcançar sucessos rápidos, alguns líderes podem negligenciar a importância de reflexão e aprendizado contínuo. Isso pode levar a decisões precipitadas e a uma cultura onde o ‘fazer’ é mais valorizado do que o ‘aprender’, comprometendo o desenvolvimento sustentável da equipe e a qualidade do trabalho a longo prazo.

4. Envolvimento excessivo ou insuficiente

Micromanagement é um problema comum, onde o líder, tentando ser útil, acaba por sufocar a autonomia da equipe. Por outro lado, líderes que se distanciam demasiadamente podem falhar em prover suporte necessário, resultando em equipes desorientadas e desmotivadas.

5. Tratar a equipe como amigos ou família

Promover um ambiente amigável é importante, mas uma linha clara deve ser traçada entre amizade pessoal e relacionamento profissional. Confusões entre esses dois âmbitos podem levar a favoritismos e problemas éticos, além de dificultar decisões objetivas e justas.

Líderes eficazes são aqueles que reconhecem e ajustam seus comportamentos para não apenas apoiar, mas também empoderar suas equipes para enfrentar desafios e crescer profissionalmente. Ser consciente desses potenciais armadilhas é essencial para fomentar uma liderança que verdadeiramente beneficie a equipe.

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    A equipe de jornalismo do Administradores produz notícias e reportagens diárias sobre os fatos e temas mais importantes relacionados ao mundo da Administração, dos Negócios e do Empreendedorismo (incluindo conteúdos sobre Carreira, Liderança, Marketing e Tecnologia, entre outros).

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