Administradores sabem que metas são fundamentais para deixar claro quais são os objetivos a serem alcaçados por suas equipes e empresas. Afinal, como garante o especialista em gestão de empresas e diretor da Ideia Consultoria, Maicon Putti, 'sem metas não temos planejamento e sem planos a empresa perde o foco'. Segundo ele, as metas são importantes para que os colaboradores possam saber quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos da empresa. 'Neste ponto é fundamental um desdobramento claro das metas para que cada um saiba exatamente o que fazer para atingir resultados esperados', diz Putti. Se de um lado o desafio dos colaboradores é se informar e cumprir as metas estabelecidas, do outro, o desafio das empresas é detalhá-las a um nível estratégico, tático e operacional. 'As metas são importantes porque projetam um futuro para a empresa, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores', afirma Putti. O especialista ainda comenta que um dos objetivos das metas é servir como um estímulo para os colaboradores melhorarem seu desempenho e reconhecer o resultado das equipes. 'Empresas de alto desempenho, ao atingirem o resultado das metas, compartilham mensalmente, semestralmente e anualmente benefícios monetários pelos feitos alcançados. Meta por meta não resolve, pressiona e gera desgaste na equipe', explica Putti. Com base nisso, o especialista Maicon Putti listou os 10 principais passos para desenvolver um plano de metas eficiente na sua empresa: 1) Antes da meta, estabeleça objetivos a curto médio e longo prazo; 2) Defina cinco metas para toda a organização; 3) A empresa deve preparar a equipe para o entendimento e aplicação das metas e isso de maneira simples: com comunicação simples e objetiva, treinamento, entendimento da parte de cada um no todo, formas de avaliação e premiação; 4) Crie estratégias para alcançar essas metas; 5) Agora é o momento de envolver todos para comprarem o desafio junto com a Diretoria; 6) Elabore planos de ação – e execute todos eles – para cumprir tudo que foi proposto, interagindo com toda a empresa. 7) Comunique a equipe e explique a meta estabelecida por área; 8) Monitore semanalmente para ver se as coisas estão acontecendo 9) Mensalmente, valide o plano de ação para verificar os resultados e coordenar ações para o novo período. 10) O problema é muito maior quando não se tem metas, pois executivos, gestores e colaboradores podem ficar perdidos e ter um trabalho sem foco e sem saber o que entregar a organização. Em poucos passos e com poucos recursos, a empresa pode ter um método simples para cumprimento de metas e resultados.