A administração de qualquer recurso ou empreendimento estar fundamentada sobre quatro princípios básicos, que formam um circulo de interdependência: Planejamento, organização, controle e direção. – Planejamento Não importa se é uma simples tarefa do dia a dia ou a elaboração de um sofisticado plano comercial, o planejamento deve estar presente para que o sucesso aconteça. Essa etapa você deve responder perguntas essenciais: por que fazer, como de ser feito, onde fazer, o que vou precisar? E quais são as variáveis. Supondo que você deseja se tornar um microempreendedor, pretende comercializar o famoso hot dog. O primeiro passo é fazer um levantamento dos recursos à disposição, depois analisar o quanto deve ser investido para que seu negocio tenha um bom capital de giro, em seguida a escolha do ponto que melhor se enquadre no seu ramo. Tudo deve ser pensando com o máximo de atenção, para diminuir as chances de erros. Além disso, você necessitará de alguns conhecimentos técnicos que serão trabalhados posteriormente. – Organização Segundo, Henri Fayol, um dos principais teóricos clássicos da administração. Organizar consiste em dividir as responsabilidades, ou seja, as atividades a serem desenvolvidas, de forma a facilitar a sua execução. A organização de uma iniciativa implica num planejamento prévio. Após, estabelecer todas as diretrizes de um projeto, ordena-se de forma logica os procedimentos a serem seguidos, dividindo-os em comandos ou departamentos. – Controle Ter controle é essencial tanto na vida cotidiana quanto na gestão de uma empresa ou projeto, como diz o ditado popular, 'O olho do dono é que engorda o gado'. É sempre bom, estar atento às vendas, compras e despesas. No dicionário da administração, controle é sinônimo de êxito. Supervisionar a evolução das atividades dos setores ou departamentos, ajuda na identificação de falhas no processo ou na implementação de melhorias, visando maior resultado, garantido assim a viabilidade do plano estipulado. – Direção A direção eficiente dar-se por meio da avaliação, negociação, comunicação e estimulação dos funcionários. Tornando as propostas estratégicas, aplicáveis.