Recebi alguns comentários e questionamentos intrigantes, com a publicação do artigo Previsão de vendas: 'botton-up' ou 'top-down', o suficiente para perceber o tema suscita muito mais inquietações do que eu poderia imaginar. E para de uma certa forma responder a grande maioria deles apresento cinco características das previsões de demanda. Estas características devem ser constantemente observadas uma vez que as utilizamos nos processos de decisão. Elas geralmente estão erradas: desde que as previsões sejam estabelecidas, elas são muitas vezes utilizadas como se fossem informação segura. Os recursos por ela demandados, planos de produção p. ex., podem realimentar o sistema pedindo para que sejam alteradas, caso as previsões de demanda não sejam suficientemente precisas. Para que elas sejam plenamente atendidas o sistema de planejamento deve ser robusto o suficiente para reagir caso ocorra um erro imprevisto. Uma boa previsão é mais do que um valor puramente numérico: sabendo que todas as previsões geralmente estão erradas, uma boa previsão deve considerar uma certa expectativa de erro. E isto pode assumir a forma de uma ampliação do prazo inicialmente definido para atingimento da meta ou um erro de medição, de modo a que a variação seja um erro de previsão. Previsões agregadas são mais precisas: em geral, nota-se que o erro cometido na previsão de vendas de uma linha de produtos é geralmente menor do que o erro cometido na previsão de vendas de um único item. As previsões de longo prazo são menos precisas: este recurso é bastante intuitivo. Pode-se prever com mais precisão vendas na próxima semana em relação àquelas que devem ocorrer em 12 meses. Previsões não substituem informações reais: qualquer que seja a técnica adotada, ela sempre poderá ser capaz de elaborar sua previsão de demanda na maior parte dos casos. No entanto, pode existir uma informação disponível sobre a demanda futura que não podemos antecipar apenas olhando dados históricos. Por exemplo, a empresa pode estar planejando uma promoção especial, o que provavelmente resultará em aumento de vendas momentâneo. Esta informação deve ser considerada quando fazemos previsões. E para não me alongar demais, termino por dizer que podemos classificar os métodos de previsão em: qualitativos e quantitativos: previsões feitas usando os métodos qualitativos são baseados no julgamento humano. previsões baseadas nos métodos quantitativos são gerados a partir de modelos matemáticos e econométricos. É possível ainda subdividir os métodos quantitativos baseados sobre as variáveis que são utilizadas para explicar a variação pedido. Caso você tenha interesse em aprofundar seu conhecimento sobre os métodos quantitativos, existe uma vasta gama de publicações e cursos de extensão que poderão auxiliá-lo a bem desempenhar esta missão.