Praça ou canal de distribuição

Praça é a atividade de concretizar a transmissão de posse, incluindo a movimentação física, de um produto ou serviço da fábrica ou da empresa que o oferece em direção ao consumidor. De todos os elementos do composto mercadológico, a distribuição é a menos aparente aos olhos do consumidor

Os 4P’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de Marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto.

Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto-de-venda (normalmente varejista) e não o encontra, geralmente fica irritado (a maioria não entende ou não aceita explicação) por aquele determinado produto não está sendo ofertado, gerando insatisfação.

Por isso, os produtos depois de produzidos precisam chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final. Praça, Ponto-de-venda ou Canal (Ponto) de Distribuição: refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line (loja virtual ou e-commerce) ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento.

Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

A definição do composto de marketing é essencial para implementar o posicionamento estratégico da empresa e conseguir impactar o público correto.

As decisões de distribuição influenciam diretamente todos os outros elementos do composto. A seguir observa-se a relação da Praça com os outros P’ s:

• O design do Produto, da embalagem, o material de que é feito, devem ser pensados de modo a se adaptar à estratégia de distribuição.

• A determinação do Preço depende diretamente dos custos de distribuição.

• A Promoção do produto é diretamente influenciada pelos locais onde ele pode ser encontrado. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.

A escolha do canal dependerá do tipo de negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o mercado. Apesar de ser tão importante para as empresas, a distribuição ainda é um tema que pouco interessa para algumas se comparado aos demais P’s. Por outro lado, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo.

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