Administrar uma empresa grande é um sonho. Imagino que esse é o objetivo de muitos empreendedores. São poucos os que começam um negócio querendo que ele seja para sempre uma pequena ou microempresa. Geralmente o plano é expandir, crescer, impactar muitas vidas e se consolidar no mercado. Então deixa eu te contar uma história que vivi nos meus primeiros anos de trabalho. Aqui na Anjo Tintas, desde nossa fundação em 1986, crescemos muito e nos tornamos referência no setor de tintas no Brasil. No verão de 2007, porém, quando meu pai Beto ainda tinha 44 anos, ele e minha mãe, Albany, chamaram a mim e a meu irmão Rodrigo para uma conversa séria. Sentados à mesa do café da manhã, Beto começou a falar sobre a história da Anjo Tintas, de tudo que havia construído, tudo que havia aprendido nos últimos vinte anos e tudo que havia conquistado. Também falou sobre sua vida pessoal e a difícil vida de um empresário empreendedor. E aí, em determinado ponto da conversa, ele disse: “Decidimos vender a Anjo Tintas”. A notícia caiu como um balde de água fria na minha cabeça. Àquela altura, eu estava com 21 anos e havia três já trabalhava oficialmente na empresa. Estava me preparando para um dia assumir o cargo de diretor-presidente da empresa. Mas essa notícia mudava todo o desenho de futuro que eu havia planejado para mim. O crescimento da Anjo narrado anteriormente chamou atenção do mercado, e, desse modo, meu pai tinha uma proposta de uma multinacional que queria comprar a empresa. Ou seja, a Anjo não estava sendo vendida. Estava sendo comprada. Essa decisão não é fácil de ser tomada. Nem para a Anjo Tintas nem para qualquer outra empresa. Afinal, você está se desfazendo de um sonho construído. Por isso, a decisão de se desfazer de um negócio passa por uma série de etapas. Nenhum empresário acorda um dia e, do nada, anuncia que quer vender a empresa. Sempre há uma causa – ou várias – por trás da decisão. Vou listar aqui as principais causas que levam a esta decisão: Necessidade de recursos financeiros, Falta de sucessor, Aproximação da aposentadoria, Alta valorização da empresa em determinado momento, Oportunidade de investimento em outros negócios, Forte concorrência com outros players do mercado, Estagnação do negócio, Falta de vontade de tocar o negócio, Estresse, Problemas de relacionamento entre os sócios, entre outros motivos. Dias depois, sentamo-nos todos novamente à mesa, e o Beto informou que eu e meu irmão, Rodrigo, receberíamos parte do valor da venda. Em seguida, nos perguntou: 'O que vocês vão fazer com esse dinheiro?'. Pensei um pouco e rapidamente respondi: 'Vou empreender e montar outra empresa para mim'. Meu irmão Rodrigo, com 17 anos, também queria empreender. Beto nos ouviu atentamente, sem emitir qualquer opinião. Depois fez as malas e partiu para uma viagem à Espanha, para percorrer o famoso caminho de Santiago de Compostela. Foram trinta e dois dias andando 800 quilômetros nessa caminhada de autoconhecimento e reflexão. Foi lá que teve tempo para refletir sobre o que queria fazer e avaliar se a venda era, de fato, o que queria para aquele momento. Quando voltou, suas ideias sobre vender a empresa eram outras. Para nossa surpresa, ele nos comunicou: 'Iniciar um negócio e fazê-lo crescer é muito difícil e demorado. Se vocês realmente querem ser empresários, por que não ficar com a Anjo Tintas? Não quero mais ser empresário, mas vocês dois podem tocar a empresa, e eu, conforme meu plano, vou saindo do business'. Assim, a Anjo não foi vendida, e decidimos iniciar o processo de sucessão e capacitação dos dois filhos para nos tornarmos empresários, e estamos aqui até hoje, juntos, com um time de profissionais fora da curva que estão nos ajudando a atingir nossas metas mais audaciosas. Sempre juntos. Além de existir diversos motivos que levam alguém a vender seu negócio, uma das perguntas que mais recebo é: 'Como saber quanto vale minha empresa?'. Bem, esse é outro assunto bem subjetivo, mas será tema para o próximo artigo. Gostou da leitura? No meu livro, “Gestão Profissional na Prática” eu falo deste e de muitos outras temas relevantes para alavancar os resultados do seu negócio. Abraços, @filipecolombo (Imagem: iStockPhoto)