Pesquisa de mercado: setor de refrigeração de ar

Ao analisar o mercado de aparelhos de condicionadores de ar observamos que há uma grande variedade de equipamentos, com diversas marcas e modelos. Observamos um mercado presente em quase todos os ambientes, tanto em relação ao consumidor final como também com os consumidores industriais, permitindo grandes mudanças na relação mercado e consumidor

Ao analisar o mercado de aparelhos de condicionadores de ar observamos que há uma grande variedade de equipamentos, com diversas marcas e modelos.

Observamos um mercado presente em quase todos os ambientes, tanto em relação ao consumidor final como também com os consumidores industriais, permitindo grandes mudanças na relação mercado e consumidor.

Tipo de mercado

Ao analisar o estagio do ciclo de vida do produto no mercado, observamos que se trata de um mercado maduro e expandido, um mercado com vários tipos de produtos e que continua em crescimento.

É notável que exista um grande número de concorrentes proporcionando vários produtos e serviços relacionados a este tipo de mercado, e devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente há grandes possibilidades de continuar crescendo.

Ambiente de mercado

Em relação aos ambientes do mercado, podemos observar alguns impactos que permite mudanças no mercado em relação aos consumidores:

Demografia: podemos dizer que o mercado de condicionador de ar tem grandes relações com os fatores demográficos, devido às mudanças que ocorre nas classes sociais, ou seja, quanto maior for o nível da ocupação, da profissão, da renda e das classes econômicas, melhor será a relação entre mercado e consumidor.

Local de moradia também é um fator demográfico que causa fortes impactos no mercado de ar condicionado, ou seja, nas regiões que o clima é mais favorável ao verão o aparelho tem uma climatização voltada para a refrigeração, e nas regiões que o clima é mais para inverno a climatização é voltada ao aquecimento.

Cultura: a cultura favorece o mercado de ar condicionado através dos valores e até mesmo pelo modismo que faz com que os consumidores tenham atitudes de consumir os produtos deste mercado.

Nas regiões tropicais este tipo de mercado faz parte da cultura, seja através da necessidade ou até mesmo por costume e valores.

Economia: a economia tem grandes relações nas mudanças deste mercado às vezes favorecendo através do aumento de crédito e às vezes dificultando com o aumento dos juros, ou seja, a economia pode trazer mudanças ao mercado de ar condicionado, tanto positiva como também negativa. Tudo depende da política monetária definida pelo banco central para melhor controlar o fluxo circular de renda, permitindo ao mercado controlar a relação oferta e demanda.

Política: a política interfere neste mercado de forma negativa, (ao mercado), fiscalizando e controlando a venda e desperdício de materiais usados nos equipamentos que ao ser mal utilizado pode prejudicar tanto a saúde como o meio ambiente.

Legislação: a legislação interfere no mercado de condicionador de ar através das leis que obriga o proprietário a fazer manutenção preventiva mensalmente, como limpeza geral no aparelho e troca de filtros.

Infraestrutura – a infraestrutura tem grandes relações positivas com o mercado de ar condicionado, quanto maior for os investimento em infraestrutura, (construção de grandes empreendimento imobiliários e shopping) maior será o crescimento deste mercado.

Tecnologia: a tecnologia tem sido o fator que mais tem colaborado com o crescimento do mercado de condicionador de ar, permitindo grandes mudanças como a automação dos equipamentos, com sensores que é acionado quando os filtros estão sujos solicitando a limpeza ou troca, permite também que os aparelhos sejam ligados e desligados com horários programados e até mesmo um controle da temperatura tudo através de computadores.

Natureza: a natureza é um fator que tem gerado grandes discussões em relação a este tipo de mercado, devido o gás utilizado nos aparelhos serem prejudicial à camada de ozônio.

A natureza por outro lado tem favorecido este tipo de mercado, com as grandes mudanças de temperatura, dando ao mercado a oportunidade de produzir aparelhos que tem a função tanto de refrigeração quanto de aquecimento.

Segurança: este tipo de mercado tem alguns impactos que são causados pelo ambiente da segurança, impacto positivo é facilidade que o consumidor tem para adquirir um aparelho de ar condicionado e um fator negativo é a preocupação que o consumidor tem após a compra de ter que instalar e garantir uma boa manutenção, já que o custo destes serviços é bem maior que do próprio aparelho.

Organizações: as organizações por estar ligada a infraestrutura também tem grande impacto neste tipo de mercado, principalmente as organizações voltadas ao segmento de equipamentos elétricos, (informática), que na falta de equipamento de condicionador de ar pode ter prejuízo, devido o superaquecimento dos seus produtos.

Globalização: a globalização tem um grande impacto neste mercado por favorecer tanto aos concorrentes quanto ao consumidor a conhecer os produtos deste mercado.

A globalização permite ao concorrente saber como são os processos dos concorrentes, (nacionais e importados), conhecendo as inovações, diferenciações e até copiando equipamentos.

Concorrência: a concorrência é o ambiente mais importante para a pesquisa pôr estar relacionada diretamente a categoria do produto Marketing.

Temos quatro tipos de concorrência;

- concorrência direta; é constituída pelo mesmo tipo de produto e mesma categoria, ou seja, pode ser substituindo sem que haja diferenças.

ex: pode substituir um aparelho mult split Carrier pôr um aparelho multsplit York , não havendo diferença entre eles.

- concorrência de categoria; é a concorrência do mesmo produto, mas com categorias diferentes,

ex: pode substituir um aparelho mult split Carrier pôr um aparelho de ar condicionado de janela, havendo diferença apenas na qualidade dos produtos, (produtos genéricos).

- concorrência indireta; é a concorrência de um tipo de produto que pode substituir o outro produto, ou seja, produtos com a mesma funcionalidade.

ex: pode ser substituído um aparelho de ar condicionado por um ventilador, diferença na categoria e na qualidade do produto.

- concorrência orçamentária; é a troca de um produto pôr outro de outra funcionalidade,

ex: trocar um aparelho de ar condicionado mult Split pôr um bebedouro de água mineral gelada, leva em conta os recursos financeiros.

Comportamento do Consumidor

Reconhecimento das necessidades

O reconhecimento das necessidades é realizado observando de que maneira o consumidor reconhece suas necessidades, podemos dizer que este tipo de mercado esta sendo reconhecido principalmente pela necessidade percebida do consumidor, seguido pela exposição social e até mesmo pelas indicações.

Este tipo de mercado esta ligado diretamente ao setor de infraestrutura e tecnologia, a grande demanda é dos grandes empreendimentos imobiliários, (consumidor organizacional), que procura através da tecnologia valorizar seus imóveis. Este consumo aumenta a cada ano e a tendência é que estes números não param de crescer. Apesar deste tipo de mercado ter grande parcela de seu crescimento ligado ao consumidor organizacional, pode perceber uma forte relação deste mercado com o consumidor final, que ocorre devido às mudanças climáticas que a cada dia favorece mais este tipo de mercado.

Processos de compras

Ao analisar os processos de compras, devemos estudar o comportamento dos consumidores que se divide em dois processos, reconhecimento das necessidades e busca de informação.

O reconhecimento das necessidades vai tentar identificar se vale a pena adquirir o produto através das buscas de informações que são divididas entre fontes internas e fontes externas.

Podemos dizer que fontes internas é o conhecimento que o consumidor tem em relação ao produto,

ex: o consumidor toma a decisão de comprar um aparelho de ar condicionado pôr que conhece o funcionamento do produto e confia na qualidade, (experiência própria).

As fontes externas é o conhecimento do aparelho de ar condicionado através de catálogos, sites e até mesmo pôr esse trabalho.

ex: o consumidor toma a decisão de comprar um aparelho de ar condicionado pôr ter lido este trabalho, (experiência de terceiros, marketing).

Tipos de Compras

Temos no mercado de condicionador de ar três tipos de compra, compra de conveniências I, II III, são tipos de compras que mostra que o consumidor conhece o produto (marca e modelo), e compra levando em consideração a segurança, o envolvimento com o produto, a fidelidade às marcas, a obsolência de informação e a frequência de compras.

Benéficos funcionais

Benefícios funcionais são aqueles oferecidos pelos fabricantes do produtos: como a qualidade da matéria prima, a resistência e a durabilidade do produto, a assistência técnica, os assessórios, o design do produto conforto causado pelo aparelho e o atendimento recebido pelos vendedores e principalmente pelo setor de atendimento ao cliente

Benefícios funcionais

Benefícios funcionais são aqueles que estão relacionados tanto ao produto quanto a marca, como tempo de marca, tradição, aparência, estilo e credibilidade da marca.

Geralmente o consumidor também leva em consideração o custo de conveniência levando em conta a necessidade de obter o produto e o tempo esperado de entrega.

Custo de conveniência: este tipo de custo é identificado no momento da compra, por que geralmente o fornecedor se responsabiliza em favorecer o consumidor.

Custo de risco: como o custo de conveniência o custo de risco é assumido pelo fornecedor através de garantias.

Custo de oportunidade: é quando o consumidor deixa de comprar um aparelho de ar condicionado para comprar, por exemplo, um bebedouro que esta em promoção.

Custo psicológico: é um fator que ocorre com frequência neste tipo de mercado, o consumidor vai comprar um equipamento e na hora de comprar fica em duvida, e até se irrita, mas com a importância dada ao produto se reduz o custo psicológico.

Influências

Os consumidores na hora de adquirir o produto levam em conta às influencias de pessoas no sentido de preferências, os grupos sócios culturais no sentido de referencias, grupos sócios econômicos na relação com o padrão de consumo do consumidor,

Nos ambientes mudanças de decisões em relação aos ambientes de mercados, situacionais que faz com que o consumidor compre o produto por alguns detalhes que agradou no ponto de venda.

Pessoais e familiares: são influenciados pela preferência de marcas, modelos que já conhece e trouxe satisfação.

Sócio cultural: é influenciado por grupos de referencias.

ex: aparelhos utilizados em grandes organizações, universidades, etc.

Sócio econômico: as influencia sócio econômico esta relacionada aos padrões de consumo do consumidor.

ex: o consumidor leva em conta o custo do produto em relação a sua renda.

Ambientais: as influencias ambientais são as influencias que é proporcionada pelo clima.

ex: verão influencia a refrigeração do ar, inverno influencia o aquecimento do ar.

Situacionais: as influencias situacionais neste tipo de mercado esta relacionadas aos pontos de vendas.

Ex: o consumidor ao entrar no ponto de venda que tem um aparelho instalado ele percebe a climatização proporcionada pelo aparelho.

Custo benefício: ao analisar o custo benefício deste produto o consumidor percebe que apesar de ter um custo alto o aparelho, custo com instalação e custo de manutenção o investimento vale a pena.

Etapa de compra

A etapa de compra é feita com a visita da empresa para avaliar o local aonde será instalado o aparelho, para definir qual será a capacidade que deve ser instalado no local, esta avaliação é feita através do reconhecimento da carga térmica do local, observando a quantidade de portas e janelas, quantas pessoas ocupam o local, e quais os equipamentos de informática que há no local.

Consumo

O consumo é basicamente feito por necessidade percebida, o consumidor procura pesquisar o produto conhecendo assim melhor a qualidade, as funções para ter certeza que o consumo vai valer a pena.

Avaliação do grau de satisfação

O grau de satisfação deste produto esta mais relacionada à instalação do que ao produto, por que geralmente os produtos são de qualidades e o que pode gerar uma insatisfação é uma instalação mal feita.

Descarte

O descarte deste tipo de mercado quando o aparelho esta em bom estado é utilizado como parte de pagamento de um aparelho novo, mas quando não tem mais condição de uso é vendido ao ferro velho como sucata.

Segmentação de mercado

A segmentação do mercado de ar condicionado é um fator que vem transformando o mercado, onde as empresas que fabricavam várias categorias de condicionador de ar passaram a segmentar seus produtos, visando à qualidade e a pratica na instalação dos aparelhos, através da tecnologia.

Um exemplo que mostra com clareza a segmentação deste mercado é a mudança que esta ocorrendo, as empresas que fabricavam vários tipos de produtos; aparelho de janela, aparelho com funcionamento através de sistemas de dutos, passaram a produzir apenas equipamentos tipo mult. split que são mais econômicos e adaptáveis as novas construções.

Variável de segmentação

Consumidor final

O mercado de condicionador de ar procura observar o consumidor final através das variáveis geo demográficas, comportamento do consumo e os fatores psicográficos para segmentar seus produtos.

Geo demográfico: são observados as classes econômicas, a renda e o tamanho da família para melhor segmentar seus produtos visando uma boa satisfação do consumidor com qualidade, um fator muito importante é à região onde se localiza o consumidor, ou seja, a segmentação de tipo de mercado acaba sendo maior em região bem desenvolvida e que possui um clima quente.

Comportamento de consumo: são observados os tipos e a forma de utilização dos produtos, volume e freqüência de consumo, local de compra e preço, marcam preferidos e a fidelização dos produtos.

No comportamento do consumo é observada a necessidade da utilização do produto, como em ambientes fechados onde há equipamentos de informáticas e pessoas.

Psicográficas: são observadas a preferência, a atitude e a personalidade dos consumidores.

A observação psicográfica é mais voltada à preferência do consumidor, o modelo de aparelho que mais agrada o consumidor observando o design e a qualidade do produto.

Consumidor Organizacional

Os consumidores organizacionais são as empresas, os órgãos públicos, as associações os sindicatos e as ONGs, que procuram adquirir produtos desse mercado.

O mercado de condicionador de ar ao segmentar seus produtos para as organizações leva em conta o porte, a localização, o ramo de atividade e as características culturais das organizações.

As organizações apesar de adquirir os mesmos produtos que o consumidor final, também tem seus produtos específicos para as organizações como, por exemplo, os selfs, fan-cooy e o chiller que são equipamentos voltados a grandes instalações, onde são necessários casas de maquinas para estes equipamentos.

Composto de Marketing

Ao estudar o composto de marketing, iremos analisar os produtos, o preço a promoção e o ponto de venda do mercado de ar condicionado.

Produto

O composto de produto é a mais importante variável quando se classificam e definem os diferentes tipos deste mercado.

Este tipo de mercado esta em constante inovação, sempre buscando através de tecnologias melhorarem a qualidade e as funções dos aparelhos, ou seja, aparelhos que eram necessários fazer adaptação para ser instalado conforme a estrutura dos locais a ser instalados hoje já é fabricada de forma específica para as devidas instalações, aparelhos com função de refrigeração e aquecimento, e aparelhos que todo o seu funcionamento e feito através da tecnologia da informação.

Com o crescimento deste mercado a inovação tem colaborado com a diferenciação dos produtos, permitindo aos concorrentes um melhor reconhecimento no mercado um exemplo de diferenciação é os aparelhos que eram produzidos para ser instalado no meio do ambiente, e para diferenciar o concorrente produziu os aparelhos de canto de parede.

Assim como a inovação e a diferenciação, as copias também tem colaborado com crescimento do mercado, porque tudo que valoriza o mercado é copiado e assim o mercado só tem a ganhar, exemplo o aparelho de ar condicionado tipo mult. split que tem tido uma grande projeção no mercado todos os fabricantes já copiam para ganhar uma fatia deste mercado.

Conclusão, a inovação gera a diferenciação e a diferenciação gera a copia.

Preço

Os preços são definidos pela soma dos custos fixos e os custos variáveis + impostos, assim como podemos considerar a demanda como fator que implica uma diferenciação nos preços.

Os aparelhos de condicionador de ar esta relacionados a uma faixa de preço que pode variar dependendo do modelo, que pode ser dos mais simples a equipamentos sofisticados comparados a compra especial.

Estes aparelhos são comercializados de forma que pode ser a vista ou financiados, a grande dificuldade deste tipo de mercado não é a compra do produto em si, mas a instalação que geralmente tem um custo maior do que o produto, chegando a custar até o dobro do valor do produto.

Promoção

A promoção destes produtos é feitas através de eventos, propaganda e mala direta, a mala direta geralmente é utilizada aos consumidores fidelizados que já tem cadastro com os fornecedores.

Ponto de Vendas

Os pontos de vendas geralmente são formados de forma integrada, ou seja, os concorrentes estão instalados sempre no mesmo local (mesma rua, mesmo evento ou mesmo site).

Os produtos são vendidos através da Internet ou catálogos que permite ao consumidor escolher o produto que mais se enquadra em suas preferências e no seu orçamento.

Conclusão

Ao analisar este tipo de mercado aprendemos como é importante fazer a pesquisa de mercado, conhecendo o ciclo de vida do produto no mercado, as influências das variáveis dos ambientes do mercado, o comportamento do consumidor e a importância da segmentação do mercado.

Analisamos que a segmentação de mercado e o crescimento do mercado têm grande associação, ou seja, quanto mais o mercado esta sendo segmentada maior esta sendo seu crescimento, com projeção de aumento para os próximos anos devido ser um mercado maduro, com grandes possibilidades de expansão devido as grandes mudanças tecnológicas e a colaboração que o clima tem proporcionado a este tipo de mercado.

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