Antes de conhecer os detalhes de cada um dos pilares da comunicação, é essencial entender por que é tão importante você se preocupar com a sua habilidade de se comunicar. Pare e pense nas suas atuais relações, tanto profissionais quanto pessoais, e faça uma reflexão sobre a qualidade com que você tem se comunicado. Será que as suas palavras tem sido claras o suficiente ao fazer uma colocação durante uma reunião de trabalho? Será que a sua forma de falar com os seus pais, seus irmãos ou até mesmo com os seus filhos tem transmitido empatia, capaz de deixar todos à vontade para manter um relacionamento saudável com a sua família? Estes são apenas exemplos de casos em que devemos nos preocupar com este tema tão importante em nossas vidas. Invista no desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e você irá perceber o quanto isso tornará as suas relações muito mais agradáveis. Agora, após essa reflexão, surge a pergunta. Mas afinal, o que é necessário para se tornar um bom comunicador? Leo Gura, coach profissional certificado pela ICF (International Coach Federation), apresenta em seu vídeo “Communication Skills – The 6 Keys Of Powerful Communication“, quais são os 6 pilares pilares da comunicação eficiente. Confira o excelente trabalho de Leo Gura na sequência: 1º Pilar – Assertividade:Você quer causar impacto com a sua mensagem, você quer que as coisas aconteçam através das suas palavras (ou qualquer outra forma de comunicação que possamos imaginar). E para que isso seja possível, você precisa ser assertivo, mostrando assim que você deve ser levado a sério. Sentir-se confortável e confiante é essencial, mas não apenas isso, muitas vezes também é necessário sermos persistentes, mostrando que os nossos argumentos realmente são relevantes para determinado assunto. Manter o respeito e uma boa postura é muito importante, mas ao mesmo tempo devemos nos preocupar em não sermos sutis demais ao argumentarmos com alguém, pois isso poderá naturalmente acabar nos contendo, nos forçando então a desistir antes mesmo de conseguirmos transmitir alguma mensagem. 2º Pilar – Autenticidade:Ser autêntico significa ser verdadeiro consigo mesmo. Aqui vale mais uma reflexão, o quanto você está sendo verdadeiro consigo mesmo ao se comunicar? Muitas vezes nos preocupamos demais com o que os outros irão pensar dos nossos argumentos, e assim acabamos recuando e traindo os nossos próprios valores, perdendo então a nossa autenticidade. E o que devemos fazer para sermos verdadeiramente autênticos? A sua primeira tarefa é procurar conhecer exatamente qual é a sua autenticidade, conhecendo os seus próprios valores e sabendo o que é verdadeiro e o que não é verdadeiro para você. A sua segunda tarefa, a partir do momento que você já conhece os seus próprios valores, é ter coragem e lutar por aquilo que você acredita, expondo assim a sua autenticidade, a sua essência. 3º Pilar – Mente aberta:Da mesma forma que é importante sermos autênticos ao defendermos os nossos próprios pontos de vista, também devemos estar sempre com a mente aberta e dispostos a considerar outras perspectivas, cenários alternativos ou ideias. E para que isso ocorra de forma adequada, precisamos manter a nossa mente aberta, até porque nós sabemos que em diversos momentos iremos nos deparar com situações em que as pessoas irão discordar das nossas ideias. Se nós não considerarmos ouvir e tentar compreender estas ideias diferentes, estaremos colocando uma barreira em nossa frente, impedindo que haja qualquer possibilidade de conduzir uma boa comunicação. Então aqui fica um alerta, se mantenha com a mente aberta, disposto a prestar atenção pra valer e a interagir com os demais pontos de vista. 4º Pilar – Empatia:Em se tratando de comunicação, empatia significa “nos colocarmos no lugar dos outros”. Em outros termos, podemos expressar a empatia como a sintonia presente em um diálogo. Mas por que a empatia é tão importante para a comunicação? As pessoas com quem nos comunicamos querem sentir que estão sendo ouvidas e compreendidas, e quando existe empatia no diálogo, ambos se sentem confortáveis ao notar que ali há sintonia, e naturalmente a comunicação fluirá de forma agradável, pois assim sentimos confiança para expor as nossas ideias. 5º Pilar – Clareza:Clareza é o alinhamento entre aquilo que você pretende expressar com aquilo que os outros captam da sua mensagem. De acordo com as palavras de Leo Gura, “Comunicação não é aquilo que você quis dizer, mas sim aquilo que a outra pessoa absorve do que foi dito”. Com isso, precisamos manter clareza em nossas mensagens. Muitas vezes pensamos que determinada informação foi entregue de forma clara, mas a outra pessoa capta uma mensagem completamente diferente daquilo que pretendíamos dizer. O melhor tipo de comunicação é aquela que é completamente clara e precisa, ou seja, fácil de entender. Caso você perceba que as pessoas não estão conseguindo captar as suas mensagens, talvez o problema não esteja nelas, mas sim em você. Neste caso a clareza é algo que você deva buscar evoluir em relação às suas habilidades de comunicação, pois talvez você não esteja se articulando de forma adequada. 6º Pilar – Capacidade de ouvir:Quando a comunicação se trata de falar, falar e falar, este “diálogo” na realidade já se transformou em um monólogo, e ao menos que o real propósito de determinada comunicação seja manter o formato de monólogo (como o exemplo de algumas palestras), não há possibilidade alguma de manter uma comunicação fluindo adequadamente. Devemos ter claro em nossas mentes que ainda mais importante do que falar, é ouvir, e ouvir com atenção. “Não é apenas estar com os ouvidos abertos, mas deixar que as pessoas sintam que você está realmente disposto a ouvir aquilo que está sendo dito” (Leo Gura). Algumas pequenas e simples atitudes podem nos ajudar muito a transmitir a impressão de que estamos realmente dispostos a ouvir os outros com atenção, como por exemplo acenar algo com a cabeça, ou dizer algo como “sim, entendo”, ou então utilizar a expressão “uhum”, ou até mesmo fazendo breves interrupções adicionando comentários ou perguntas a respeito daquilo que foi dito. Colocando tudo isso em prática, os outros sentirão que você está prestando atenção e está disposto a ouvir e conhecer mais sobre o tema da mensagem que está sendo entregue a você, e como consequência, a comunicação fluirá naturalmente. Estes são os 6 pilares da comunicação eficiente, segundo Leo Gura. Agora vamos para a última reflexão. Se você se vê tendo problemas de comunicação, reflita a respeito destes 6 pontos e pense quais deles estão lhe impedindo de se comunicar de forma eficiente. Seria pouca assertividade? Suas mensagens estão causando impacto? E quanto à sua autenticidade? Você está sendo verdadeiro consigo mesmo? Você tem conseguido manter sua mente aberta ao ouvir as opiniões dos outros? Você tem colocado em prática a empatia, se colocando no lugar dos outros? E quanto à clareza? Suas mensagens estão sendo transmitidas de forma clara? E a sua capacidade de ouvir? Você tem colocado isso em prática? Agora é com você! Identifique quais são os pontos que você pretende evoluir, e então invista em sua evolução. Talvez você possa praticar mais, ou quem sabe procurar livros específicos sobre este tema, ou até mesmo conversar com algum colega ou amigo o qual você acredite que seja um ótimo comunicador, buscando quais são as suas melhores práticas. Pratique! No trabalho, com a família e com seus amigos.Praticar é necessário.