O Que é Trabalho?

Afinal, o que é trabalhar?
Todas as pessoas nascem com um bem muito valioso que se chama TEMPO. Trabalhar é trocar seu TEMPO por algo que lhe interesse.

Se você ganha o que lhe é de interesse sem gastar tempo para conseguir isso, você por definição não teve TRABALHO para consegui-lo. Num TRABALHO, uma pessoa pode converter seu TEMPO em VALOR das mais diversas formas, mas sempre dispendendo ESFORÇO, seja ele prazeroso ou não.


Se este ESFORÇO for prazeroso, dizemos que esta pessoa é feliz no trabalho e tendemos muitas vezes a dizer que "o trabalho é também um hobby", fazendo mênção a uma atividade prazerosa que, em tese, a pessoa faria por PRAZER, mesmo que este TRABALHO não se convertesse em VALOR.
Se este ESFORÇO não for prazeroso, dizemos usualmente que "esta pessoa trabalha" e se encaixa em uns 75% da população ativa. As pessoas querem uma grande diversidade de coisas. Querem comida, querem roupas, querem carros.


O VALOR de cada uma dessas coisas pode ser calculado levando-se em conta diversos parâmetros (tempo necessário à obtenção, demanda existente, oferta existente, riscos envolvidos e outra infinidade de fatores). A unidade de VALOR chama-se DINHEIRO e serve unicamente para servir de protocolo de ESCAMBO entre o TEMPO e um BEM (Seria algo como lavar pratos pra pagar o restaurante...) ou entre um BEM e outro BEM (Seria como deixar seu aparelho celular pra pagar a comida e o tempo de trabalho dos funcionários ).

Então podemos dizer que: TEMPO + ESFORÇO = VALOR = DINHEIRO Por último: Se você é OBRIGADO a gastar seu TEMPO em um ESFORÇO que lhe renderá um VALOR, você é um ESCRAVO. Há escravos pobres e ricos. Se você é OBRIGADO a gastar seu TEMPO em um ESFORÇO PRAZEROSO que lhe renderá um VALOR, você é um ESCRAVO FELIZ. Menos mal. Se você NÃO É OBRIGADO a gastar seu TEMPO para convertê-lo em um VALOR, você é LIVRE!!! QUERO SER LIVRE! O único objetivo da minha vida é este: ser livre. Ser livre significa poder fazer o que quiser, onde, como, quando e com quem. Só isso. O dinheiro não é, portanto, um fim. É um meio. Para que isto seja possível, é necessário que meu TEMPO não seja necessário na geração de VALOR. Para isto, o Investimento é o método.
O Investimento é o ÚNICO método que gera valor por si próprio, sem que seja necessária a participação do MEU TEMPO congênito, vitalício, precioso e limitado. Concluímos então que QUEM OPTA POR NÃO INVESTIR NUNCA SERÁ LIVRE. Será isto o "Axioma Agressivo" ? Vou mais longe ainda. Apesar de ter concluído que TEMPO=DINHEIRO, gosto de pensar ao contrário. Gosto de dizer que DINHEIRO=TEMPO. Isto porque "TEMPO=DINHEIRO" coloca o dinheiro como um fim, enquanto que "DINHEIRO=TEMPO" coloca a vida como um fim. Concluímos então que o Investimento é a ÚNICA maneira de COMPRAR TEMPO. É uma viagem. Comprando tempo você concentra a vida, vive com mais intensidade, e alcança a oportunidade de realizar os feitos latentes no seu coração.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.