O processo de transformação: Input e Output (Entrada e Saída)

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Tendo em vista que a Administração da Produção (AP) é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, resta nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído de Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços que são os Outputs (Saídas).
Neste ínterim cabe, por oportuno, destacar a seguinte lição: “O processo de produção da Jaipur Rugs é um sistema complexo que inicia com a aquisição global de matérias-primas e termina com a distribuição mundial dos produtos acabados” (PRAHALAD, 2010, p. 201).
Input (Entrada)
Input trata-se do primeiro item a adentrar no processo de transformação, geralmente uma matéria-prima ou um outro produto terminado que agora será transformado novamente. Temos como exemplo a fabricação de um automóvel – podem ser chamados de Inputs ou Entradas as partes metálicas, de borracha, plástico, tecido, etc., que seguirão pela linha de montagem para fabricação do mesmo.
De acordo com Chiavenato (2011, p. 418), “o sistema recebe entradas (inputs) ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema é tudo que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior”.
De outra banda assinalam Slack, Chambers e Johnston (2009, p. 9, grifo dos autores): “[…] inputs […] Estes são os recursos que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. Portanto, input (entrada) versa-se de todo tipo de recurso que vai adentrar/seguir por um determinado processo a fim de sofrer alterações em sua natureza a fim de criar algo novo, geralmente um produto.”
Processo de Transformação
O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído de diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônica, etc.), nesse momento aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para ser transformar em um novo bem / produto.
Sobre essa questão:
O processo de conversão, em manufatura, muda o formato das matérias-primas ou muda a composição e a forma dos recursos. Em serviços, não há propriamente transformações: o serviço é criado (MOREIRA, 2004, p. 8, grifo do autor).
Outro pesquisador vai mais a fundo:
As atividades de transformação e de agregação de valor reúnem e transformam os recursos utilizando alguma forma de tecnologia (mecânica, química, médica, eletrônica, etc.). Essa transformação cria novos bens e serviços, que possuem um valor maior para os consumidores que os custos de processamento e aquisição dos insumos para a empresa. (MONKS, 1987, p. 6, grifo do autor)
Em resumo “Todas as operações produzem produtos e serviços através da transformação de entradas em saídas, o que é chamado de processo de transformação” (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 8).
Como se pode notar, o processo de transformação envolve diversas atividades que geralmente resultam em um complexo sistema de processamento de distintos recursos que invariavelmente consistirá em um output (saída) ou produto acabado.
Output (saída)
A Saída ou Output versa-se do produto final depois de concluído o processo de transformação, este por sua vez já pronto para ser fornecido ao consumidor.
Hoje em dia é cada vez mais nítido a presença dos serviços em concorrência ao setor de produtos, a grande diferença entre os mesmos é a questão da tangibilidade, sobre tal matéria, vale ressaltar a seguinte lição:
Em geral, os produtos são tangíveis. Por exemplo, você pode tocar fisicamente um aparelho de televisão ou um jornal. Geralmente, os serviços são intangíveis. Você não pode tocar a orientação de consultoria ou um corte de cabelo (embora possa, frequentemente, ver ou sentir os resultados desses serviços) (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 11).
Ainda neste sentido, Lima et al (2007, p. 85, grifo nosso) expõem maiores detalhes:
A principal diferença é o momento da produção. No mercado de produtos, as mercadorias são em geral produzidas antes de serem vendidas, o que possibilita o controle de qualidade antes da entrega ao cliente. No mercado de serviços, a venda ocorre antes da produção. Em outras palavras, no mercado de produtos o cliente pode ter contato físico com a mercadoria antes de adquiri-la, ao passo que no mercado de serviços o cliente compra uma promessa de prestação de serviços que será concluída com a experiência do serviço desejado, como por exemplo um show.
Vale ressaltar que atualmente grande parte dos Outputs (Saídas) é um composto de bens e serviços, dada a grande dinâmica do mercado bem como da concorrência. Logo é necessária às organizações um esquematizado processo de transformação para que o mesmo seja eficaz no recebimento dos Inputs, sua Conversão e finalmente liberação dos Outputs.