O poder da ressignificação
O poder da ressignificação

O poder da ressignificação

Se você não pode mudar uma situação, mude a maneira como a enxerga e comece uma nova vida

Muitas vezes caminhamos e acabamos voltando para o mesmo lugar. É como se estivéssemos andando em círculos ou vendo histórias antigas se repetindo. A frustração torna-se ainda maior quando percebemos que todos os nossos esforços não resultam em nada e o tempo corre seu curso implacavelmente ao ponto de que um minuto perdido seja irrecuperável. Tudo está caminhando e você faz o que precisa fazer, mas algo parece estar errado. Sim, está!

Talvez o erro não esteja na situação, mas na forma como reagimos ao que acontece. Para resolver isso, devemos ressignificar a situação e, em muitos casos, ressignificar a nossa própria vida também.

A situação se assemelha a mudar os óculos quando eles estão muito sujos ou têm problemas nas lentes. Óculos substituídos, visão renovada!

Mude suas lentes mentais

Para ressignificar sua vida, é necessário mudar suas lentes mentais, isto é, ver a vida numa nova perspectiva. Quando você dá um novo significado à sua existência, as chances de sucesso são maiores. Muitas pessoas conseguiram superar fobias, depressão e até mesmo cura física quando ressignificaram suas vidas e essa não é uma técnica complexa, pelo contrário. Você só precisa treinar para que isso aconteça e transforme seu destino.

Como se ressignificar a sua vida

Você pode ressignificar a sua vida procurando os pontos positivos de uma situação. Por exemplo: você que teve um trauma depois de sofrer um acidente de carro e agora tem medo de dirigir.

Por sinal, o significado que você deu para essa situação é de que quase morreu por isso o medo de dirigir novamente. Ao ressiginificar, você agradece por estar vivo e nada de pior ter acontecido, isto é, não imagina mais que “esteve perto da morte”, mas que agora é uma “pessoa de sorte porque escapou com vida”, isso é ressignificar.

Resolvendo problemas afetivos

A mesma técnica aplica-se a questões afetivas. Quando um relacionamento termina, é comum que a pessoa que foi rejeitada sinta falta e que não teve sorte no amor. Ela pode dar um novo significado a essa situação, imaginando que, se amou alguém com tanta dedicação, poderá repetir isso com outra pessoa e ter como grande vantagem a experiência de um relacionamento anterior. Assim, os erros serão menores e o amor pode ser mais intenso e acertado.

Independentemente da situação, é possível dar-lhe um novo significado. Ressignificar a vida não é passividade ou ingenuidade, é ver o lado positivo de tudo e escolher se quer sofrer ou aprender. É estar escolhendo se você quer se sentir uma pessoa fracassada ou alguém que ganhou experiência. Ressignificar a vida é o primeiro passo para uma existência agradável!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento