O conhecimento do negócio como fator essencial
O conhecimento do negócio como fator essencial

O conhecimento do negócio como fator essencial

Há um provérbio antigo, muito utilizado pelas áreas de administração e finanças, que diz: “o bom é saber, e saber que sabe. Melhor ainda é saber que não sabe. Providencial é saber sem se dar conta. Mas o pior é não saber que não sabe”.

Estamos vivendo momentos de profundas transformações devido ao caos político, econômico e social que o país atravessa. Essas transformações têm afetado empresas de todos os portes e nacionalidades, como também as pessoas em suas individualidades, sonhos e esperanças. A sociedade, que antes aparentava certo grau de estabilidade, previsibilidade e crescimento, transformou-se em incertezas, medos e preocupações.

Com este atual cenário, o empresário precisa urgentemente se fortalecer, corrigindo e adequando os caminhos a serem percorridos para retomada do equilíbrio por meio dos principais controles de gerenciamento financeiro:

Fluxo de Caixa

Projeção e acompanhamento do fluxo de caixa, com as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) registradas no dia a dia, no mês a mês.

Preços de Venda

A precificação correta dos produtos garantirá o lucro e as margens necessárias para a sobrevivência e crescimento da empresa.

Crédito e Cobrança

O controle e atuação na análise de crédito e cobrança garantem uma inadimplência controlada e com isso a certeza dos recebimentos esperados.

Estoques

O gerenciamento dos estoques é o ponto crucial no momento em que precisamos ter uma empresa enxuta e ao mesmo tempo atender ao mercado atual.

Custos

A identificação e reconhecimento dos custos, bem como boas negociações em relação ao prazo de pagamento e preço podem ser um diferencial na formação do preço e prazo de vendas.

Planejamento Financeiro

A elaboração e acompanhamento do planejamento financeiro da empresa são essenciais para identificar desvios, resultados e garantir a melhor administração dos recursos, bem como do planejamento fiscal e estrutural da empresa, tanto a curto como médio prazo.

Quando a área financeira não é de domínio ou conhecimento do empresário, é muito importante pedir ajuda ou contratar profissionais especializados, consultores ou instituições do ramo que possam orientá-lo sobre os resultados.

Acredite que, neste momento crucial, o conhecimento e a atuação rápida geram as soluções e resultados necessários para driblar a crise, dar a volta por cima e prosperar.

ExibirMinimizar
aci baixe o app