Marketing Digital a Evolução do Marketing Introdução De uma forma geral e simplista pode-se afirmar que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços (Kotler 2000). Em outras palavras, pode-se dizer que marketing nada mais é do que entender e atender o mercado. Um mercado que lida hoje com uma percepção mais clara de que o verdadeiro valor do marketing está na qualidade e na intensidade do relacionamento com os consumidores, especialmente online, em ambiente competitivo de marketing eletrônico (e-marketing) ou webmarketing1 . Sob o signo da interatividade, amparada por refinadas tecnologias e diversas novas ferramentas próprias da constituição do Marketing Interativo, surge uma nova ordem, centrada no relacionamento com o consumidor, o cibercliente. O que é Marketing ? Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente. Neste sentido, Casas (2007, p.15) menciona que: 'Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade' (CASAS, 2007 p.15). Para Peter (2000, p.4) o 'marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais'. Desta forma é possível identificar que o marketing tem uma função importante na venda de produtos ou serviços para a organização. Armstrong (2007) faz inferência em sua obra, apontando que o marketing tem a função nos negócios de lidar com os clientes. Tendo ainda como principais objetivos atrair novos clientes, prometendo-lhes valor agregado superior ao concorrente, mantendo e cultivando clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação. Armstrong (2007, p.4) menciona que de um modo geral, 'o marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros'. O autor corrobora ao tema ao declarar que o marketing é um processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem relacionamentos ao longo do tempo. Segundo Rocha (1999, p.15): 'marketing é uma função gerencial, que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramental um conjunto de princípios e técnicas. Pode ser visto, também, como um processo social, pelo qual são reguladas a oferta e a demandas de bens e serviços para atender às necessidades sociais. É, ainda, uma orientação da administração, uma filosofia, uma visão' (ROCHA, 1999 p.15). O que é Marketing Digital ? Em 1993, os usuários da Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na web, quando surgiram os primeiros anúncios clicáveis. Foi neste início da Internet que o termo marketing digital foi criado. No entanto, ele ainda era muito similar ao marketing tradicional, pois consistia apenas em promover uma marca no sistema de busca da Internet. No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital como conhecemos hoje tomou forma. O aumento exponencial do número de usuários da Internet levou ao crescimento do marketing digital, que continua expandindo até os dias de hoje. Também conhecido como 'marketing online', 'internet marketing' ou 'web marketing', o marketing digital já evoluiu muito desde sua criação. O grande ponto forte do Marketing Digital é a economia, você não precisa gastar horrores em outdoors que não serão visualizados, milhares de panfletos que talvez não serão lidos, propagandas e pop-ups que serão ignorados e sim investir o seu tempo e dinheiro em engajamento e vínculo pessoal com o seu público-alvo. Como o Marketing evoluiu para Marketing Digital . Durante séculos, as empresas operaram no mercado real, com lojas físicas comercializando seus produtos ou serviços3 , com (ou sem) propaganda direta. No Brasil dos anos 50, convivia-se com atividades industriais onde prevaleciam bens manufaturados ou mecanizados, ainda não existiam supermercados, falava-se de uma indústria automobilística incipiente e a TV era uma mídia que apenas engatinhava. As cidades, em sua grande maioria, eram pequenas e o abastecimento acontecia através de armazéns, mercearias, feiras livres, bares, botequins, ambulantes e caixeiros viajantes. O Marketing de Massa parecia ter vindo para ficar. Como característica básica, a procura de mais clientes para produtos específi- cos e um composto de marketing -conjunto de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo – orbitando entre possibilidades que podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidas como os 'quatro P': produto, preço, promoção e praça/mercado (Jerome McCarthy apud Kotler, 1996: 90). O foco era atingir o maior número de clientes em potencial, sem nichos ou segmentação de mercado, visando a satisfação de desejos ou necessidades por um dado produto. O ponto de vista da mais valia era o do vendedor. Era o chamado one to few e o início dos questionamentos sobre fidelização, nicho de mercado, Marketing de Relacionamento (CRM), Marketing Direto. Com a Internet, o mercado físico segue existindo, mas está irreversivelmente imbricado com o mercado virtual, onde a relação pode ser mais personalizada, segmentada, individualizada e detentora de novas variáveis. 'A relação estabelecida já não é de uma empresa para alguns poucos clientes, mas de uma empresa com um cliente de cada vez, o que explica o retorno do Marketing One to One' (idem: 107) – agora em grande escala e com uma interatividade até então impensável. Os recursos tecnológicos e, principalmente, a Internet permitem aos gestores de empresas efetuar atividades comerciais em um âmbito global. Novas funcionalidades surgem em velocidade exponencial, com lojas virtuais, sites dos mais diversos, ferramentas de busca, publicações, produtos e serviços ao alcance de um clique por consumidores ligados por tecnologia sem fio, celulares, banda larga. A palavra de ordem é a interatividade. Dentro deste contexto, surge o marketing eletrônico, uma combina- ção das ferramentas do marketing tradicional com recursos eletrônicos. No mundo contemporâneo em que vivemos, de cibercultura, o marketing eletrônico – cuja função básica é gerar negócios on e off line – assume inúmeras denominações em função do ambiente onde ocorre, como cibermarketing, marketing digital, comunica- ção e marketing online, webmarketing, marketing na Internet e Marketing Interativo. A discussão conceitual, relevante por ser essa uma temática ainda recente e em processo de desenvolvimento, não integra, contudo, o presente trabalho. Salientando que nenhum dos termos acima é, a rigor, sinônimo (visto que comportam diferentes peculiaridades), nesse trabalho as denominações cibermarketing e webmarketing são utilizadas de forma indiscriminada, referindo-se ao marketing praticado em ambiente virtual (cibermarketing), particularmente na WEB (webmarketing). Como a ênfase do trabalho é a relação empresa-cliente (B2C), onde a interatividade emerge como uma das facetas de maior relevância, inclui também o Marketing Interativo. Considerações Finais Contudo, o marketing digital não pode ser utilizado da mesma forma que o marketing tradicional, visto que a resposta do consumidor é imediata e com os grandes formadores de opinião na internet o erro em uma ação pode ser exposto à uma audiência ainda maior. Outro agravante é o uso de informações sem limites e respeito pelo consumidor, a exemplo da Big Data, a qual deve ser utilizada com cuidado, uma vez que o consumidor não pode e não deve se sentir vigiado, tendo o direito de ser informado sobre o que acontece com o rastro que deixa na internet. O marketing passa pelo maior momento de sensibilidade da história com o seu consumidor. Mais do que nunca as estratégias se provam o principal elemento no mercado. Saber como vencer em um comércio tão traiçoeiro como o de hoje não é fácil, porém o planejamento estratégico tem conseguido se reinventar com a internet, que apresenta o desafio de estar em constante mudança. Referencial Bibliográfico : CARVALHO, S. ' Marketing one-to-one: a personalização através dos usos das segmentações'. in Portal da Propaganda. 27/09/2002 . Disponível em: http://www.portaldapropaganda.com/m arketing/crm. CERRI, A. 'Marketing Interativo'. in Portal MarketingAll – Gestão Web. Disponí- vel em: http://aneliserublescki.blogspo t.com/2008/05/marketing-interativo.ht ml ARAÚJO, Gislene Freitas e RIOS, Riverson. Estratégias do Marketing Político Digital aplicadas à campanha presidencial de Barack Obama. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. OKADA, SionaraIoco, SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011. Disponível em:. Escrito por Clebson Ferreira de Souza , aluno do 8° Semestre de Administração da Faculdade Integração Tietê (FIT-UNIESP), da cidade de Tietê, interior de São Paulo.