MARKETING DE VALOR Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). O grande sucesso de uma boa estratégia de Marketing não é decidido pelo fabricante e sim principalmente pelo consumidor alvo. E para que essa estratégia consiga êxito (no resultado final) é fundamental satisfazer as necessidades e desejos do consumidor através da troca. Mas qual a diferença entre necessidades e desejos? A necessidade é intrínseca, ou seja, estar dentro de cada pessoa, é próprio e essencial. E o desejo é extrínseco, ou seja, que é exterior, que não pertence à essência de uma coisa. Questione-se, qual o valor ou preço do seu produto? A diferença entre preço e valor: Preço é o que o consumidor paga (a quantia em dinheiro) pelo produto/serviço e o Valor é o que o consumidor leva ( tipos de valores: afetivo, simbólico, utilitário, etc.), sendo assim o consumidor é que determina o valor de um produto ou serviço. Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor. (MENSHHEIN, 2006) Observem que quando a percepção do valor é superior a expectativa (há encantamento por parte do consumidor ) e quando a percepção do valor é menor do quer a expectativa ( há desencantamento imediato do consumidor ). É de percepção que tudo depende. A questão é: como alterar a percepção de valor do consumidor? Resposta: introduzindo mudanças – materiais ou conceituais – que criem em sua mente novos significados, novas visões ou aplicações do produto ou serviço. (SHAPIRO, 2009) E para exceder as expectativas e surpreender o cliente ( consumidor) é preciso de um detalhe fundamental, entregar algo especial e inesperado que faça ele (consumidor) perceber que estar ganhando além do que comprou, do que foi combinado, ou seja, entregue mais do que você prometeu, assim você irá encantar os seus clientes!!! Quanto mais a nossa marca for respeitada, mais iremos conquistar o sucesso almejado.Valorize sua pessoa, sua marca e as outras pessoas. (GOIS, 2011) No próximo artigo vamos criar um exemplo de uma marca: uma empresa S.Gois bordados computadorizados, que faz produtos personalizados como conjuntos de toalhas, lençóis, fraldas, etc., oferece aos seus clientes um mimo de brinde (uma toalhinha de mão com a marca da empresa e para encantar, o brinde vem com o nome personalizado do cliente), esse é o ponto certo, pois o cliente em toda oportunidade que for utilizar a toalhinha de mão, seja na academia, no carro ou em casa, automaticamente irá lembrar da marca da empresa de bordados computadorizados e além disso se sentirá valorizado porque o brinde foi feito especialmente para ele (Cliente). REFERÊNCIAS COELHO,Tom. Marketing Pessoal – Construindo Sua Marca. Disponível em: http://www.ritaalonso.com.br/?cat=26 Acessado em: 22.03.11 GOIS, Silma, 2011. Marketing Pessoal: sua Marca ficará no coração das pessoas!. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas-silma-gois/53456/ Acessado em: 04.04.11 KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12º ed. SãoPaulo: Pearson Prentice Hall, 2006. MENSHHEIN, Rafael, 2006. Entrega de Valor em Marketing. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Entrega_de_valor_em_marketing.htm. Acessado em: 04.04.11 SHAPIRO, Abraham. Diferença entre Valor e Preço. Disponível em: http://marketingvendas.blogspot.com/2008/08/diferena-entre-valor-e-preo.html Acessado em: 03.04.11 VERGARA, Sylvia Constant. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.