1. Introdução As alianças estratégicas, assim como outras formas presentes na globalização da economia, demandam um elevado nível de refinamento em termos de conhecimento e capacidade organizacional. O intenso ritmo das mudanças e inovações oriundas dessa realidade impõe novos desafios para as organizações. Esse movimento de busca de novas competências atinge todas as empresas, inclusive as públicas. Atualmente, é lícito concluir que há uma necessidade premente do todos os setores organizacionais em se manter em contínuo aperfeiçoamento. Para enfrentar esse conturbado cenário, as organizações precisam construir e manter um corpo funcional competente e motivado é importante vantagem competitiva. A ação do líder é fundamental para manter a equipe focada e unida. Para CHIAVENATO (1994) a Liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Pode-se defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Segundo MAXIMIANO (2002), liderança é a capacidade pessoal de aglutinar e influenciar pessoas para a realização de objetivos. É uma das atribuições dos gerentes nas organizações formais, uma atribuição complexa, que envolve inúmeras tarefas e habilidades. Liderar significa obter efeitos ou resultados por meio da mobilização de pessoas. 2. O papel do líder Falar de liderança e de competências gerenciais é hoje em dia algo tão trivial como dizer que as empresas possuem uma responsabilidade social perante a sociedade. Sem dúvida alguma tais assuntos são extremamente debatidos e estudados no âmbito organizacional. Na maioria das vezes, discute-se a respeito do que um líder deve fazer, e se esquece de refletir sobre aquilo que ele deve ser. Tal distinção não é de modo algum irrelevante, ou seja, é importante levar-se em consideração sua personalidade, seu caráter e suas características intrínsecas não somente as ações e atitudes nas tomadas de decisões. Sabe-se que a busca de resultados tangíveis sempre foi um dos grandes motores da vida das organizações. Foi com este objetivo que Taylor com a administração científica, Ford com a linha de montagem, Fayol com o processo de administração e Max Weber com a teoria da burocracia desenvolveram a Escola Clássica. A descoberta destes fatores promoveu a primeira grande mudança na forma de conduzir a empresa e os seus empregados. Como conseqüência, mudou-se também os parâmetros que definiam um bom chefe e começou a delinear-se a concepção do moderno conceito de liderança. 3. A necessidade da liderança A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ela é igualmente essencial em todas as demais funções da Administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades que influenciarão as pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas. Por sua vez Líder é a pessoa que comanda uma organização, um departamento ou uma unidade. Sua autoridade formal leva a certo grau de status dentro da organização, que exige diferentes padrões de comportamento em diferentes momentos. O papel do líder não é somente comunicar valores, mas também manter relações honestas, baseadas na confiança e, acima de tudo, garantir em suas ações a tradução dos valores e da missão da empresa. O líder tem um papel fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional. Um bom líder não é um “Paizão”, mas um professor, um mentor. É alguém com alto índice de exigência e que sabe despertar o que há de melhor em cada pessoa, levando em conta o potencial de cada indivíduo. Quando precisa ser crítico, deve fazê-lo sempre de forma positiva e construtiva em qualquer situação. Um líder é muito mais que um superior hierárquico. É alguém que possui sabedoria, conhecimentos e técnicas para desenvolver pessoas, criando à sua volta um ambiente no qual a comunicação, a coesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes. Liderar é persuadir e pedir o comprometimento dos seus seguidores através de seu próprio exemplo. É motivá-los a desempenhar suas atividades corretamente, comprometendo-se com os resultados. Não só por meio de disciplina e responsabilidade como também pelo entusiasmo. 4. Competências do líder A figura do líder é importante em qualquer organização, pois seu exemplo pode levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso. As competências do líder revelam-se em seus traços de personalidade, habilidades, atitudes e outras características pessoais que são determinantes e de seu desempenho eficaz. Desempenho e bem estar, eram conceitos que até alguns anos atrás eram considerados antagônicos, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando. As empresas se humanizaram, e passaram a dirigir os holofotes para o capital humano, assim que perceberam que são as pessoas que fazem à diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas está à sua disposição, enquanto for capaz de gerenciá-lo de maneira eficaz. Dentro das organizações, ser líder é estar à frente, abrir o caminho, mostrar como se faz, incentivar e motivar os liderados. 5. Conclusão O resultado final disto é o crescimento da organização como um todo. O verdadeiro líder é aquele que percebe esta realidade. Tem plena consciência de que não basta apenas conseguir resultados – ser eficaz. Torna-se necessário pensar sobre o modo pelo qual se obtém tais resultados. A liderança ideal é feita por quem sabe influenciar sem manipular, é flexível na medida exata para se adaptar rapidamente a situações diversas, não se deslumbra facilmente com o poder que o cargo lhe confere e, acima de tudo, vibra quando os que estão à sua volta são bem sucedidos. Somente o verdadeiro líder tem essa intenção de ajudar ao seu grupo a ponto de vibrar com uma vitória conjunta. É fundamental que o líder saiba o caminho, que mostre qual é o melhor caminho a seguir e que atue desta forma, que faça o que prega e que seja o primeiro a dar o exemplo, é importante e exerce influência no dia-a-dia. A maneira como se comporta, pequenos gestos e maneiras de lidar com as situações levam aos demais a sua imagem. 6. Referências Bibliográficas ANDRADE, M. M. – Introdução à Metodologia do Trabalho Científico – 4º Ed. São Paulo: Atlas, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas – 3º Ed. São Paulo: Makron Books, 1994 _____________.Introdução à Teoria Geral da Administração MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. – Metodologia do Trabalho Científico – 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2001. MAXIMIANO, Antonio César Amaru – Administração de Projetos-2° Ed. Atlas S.A.-2002 STONER, James A. F. Administração – 5º Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999 http://www.administradores.com.br/artigos/o_papel_do_lider/10884/ http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/795.pdf