Café com ADM
#

Ética profissional: você está nessa?

A ética é um potente balizador de atitudes, mas para os antiéticos carece de sentido. Faça sua autoanálise

Ética profissional é definida como um conjunto de normas e valores que direcionam e orientam a conduta do profissional e que são obrigatórios para manter a lisura e a reputação do seu nome. Hoje, em todas as mídias, até por conta do momento político em que vivemos no Brasil, a ética profissional é considerada um dos fatores essenciais da ascensão profissional e ponto fundamental nos relacionamentos organizacionais.

O teste a seguir ajudará a avaliar sua postura perante a ética profissional. É algo extremamente pessoal, pois está alicerçado em estímulos éticos, morais e religiosos, cultivados ao longo das nossas vidas. Mas, vamos lá. Em cada questão responda somente a uma alternativa. Use o máximo de sinceridade para não camuflar o resultado.

1) Você foi a uma churrascada no domingo, exagerou na bebida e na comida e, na segunda de manhã, está passando mal. Você tem que participar de uma reunião geral às 9h, na sua firma, e será muito constrangedor que os seus colegas lhe vejam nesse estado. Você:

a) Vai trabalhar assim mesmo, se “arrastando” no serviço

b) Liga dizendo aconteceu um problema familiar e não vai poder comparecer ao trabalho naquele dia

c) Liga dizendo que “exagerou” no churrasco do domingo e está passando mal

d) Liga dizendo que o seu carro estragou no meio na rua e terá que levá-lo para uma oficina mecânica, e não sabe quanto tempo levará para arrumá-lo

2) Você descobre que há pessoas agindo de forma antiética em seu departamento e isso lhe desagrada muito. Você:

a) Fica quieto, pois isso nada tem a ver com você.

b) Entrega as pessoas para obter prestígio com seus superiores

c) Averigua melhor o assunto para comprovar a extensão do problema e, então, alertará o chefe

d) Comenta sigilosamente com os colegas, mas não toma nenhuma atitude

3) Um cliente em potencial faz-lhe uma pergunta que, se você disser a verdade, poderá acontecer com que perca a venda. Você:

a) Desvia o assunto e dá uma resposta evasiva, pois você não quer perder a venda depois de tanto esforço.

b) Conta uma mentirinha, pois você precisa fechar essa venda.

d) Fala a verdade, e se oferece para encontrar a melhor solução possível

4) Você viaja a serviço e, na volta, vai ser reembolsado de todas as despesas mediante a apresentação das notas fiscais. Você:

a) Faz gastos extras que jamais faria se fosse por sua conta

b) Mantém os mesmos gastos que teria se fosse pagar do seu próprio bolso

c) Aumenta um pouco os valores de cada nota fiscal para ter um pequeno rendimento extra

5) Você está de carona quando, seu colega que dirige o carro, de repente, pega o smartphone e começa a ver os e-mails que recebeu. Você:

a) Pede para ele não fazer isso

b) Alerta do perigo que vocês estão correndo

c) Não diz nada, torcendo para que ele guarde logo o smartphone

d) Pede para parar o carro porque você quer descer

6) Sua empresa permite que os funcionários utilizem as redes sociais somente no horário do almoço e tem um sistema que identifica quem o faz durante o expediente. Você descobriu uma forma de burlar o sistema e usar as redes sociais sem que seja descoberto. Você

a) Faz uso sozinho das redes sociais e não conta para ninguém

b) Avisa o chefe sobre a falha no sistema

c) Não avisa ninguém sobre a falha, mas também não utiliza as redes sociais fora do horário

d) Conta somente aos seus colegas de confiança

7) O xerox do seu departamento é de livre acesso a todos os funcionários da área, para uso exclusivo de cópias de documentos da empresa. Você:

a) Emprega para uso próprio, uma ou outra vez, só em caso de emergência

b) Obedece às determinações da companhia e não o emprega para uso pessoal

c) Faz uso constante, copiando todo tipo de material, inclusive apostilas e livros que você utiliza em seu curso na Faculdade

8. Você convidou um importante cliente de sua empresa para almoçar num restaurante fino e solicita uma garrafa de vinho muito cara. A conta será paga por você, sem direito a reembolso, pois você tem a perspectiva de fechar um ótimo negócio. Quando o garçom traz a conta, você percebe que ele esqueceu de incluir o valor do vinho. Você:

a) Fica em silêncio e dá os 10% tradicionais de gorjeta

b) Fica em silêncio e dá uma polpuda gorjeta

c) Avisa o garçom do lapso que ele cometeu

9) Você precisa sacar R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) em dinheiro vivo. Depois de receber o dinheiro da atendente, ao fazer a recontagem, você percebe que ela, equivocadamente, lhe deu uma nota de R$ 50,00 (cinquenta reais) a mais. Você:

a) Volta e devolve os R$ 50,00

b) Fica com o dinheiro, pois ninguém vai saber mesmo que está com você

c) Doa os R$ 50,00 para uma instituição de caridade

d) Compra um “mimo” para dar de presente à pessoa amada

10) Alguém lhe segredou uma informação confidencial muito importante sob a promessa de que você não iria passá-la adiante. Você:

a) Conta o segredo para o seu chefe sabendo que isso vai ajudar você a obter uma promoção

b) Fala apenas para seu amigo íntimo

c) Mesmo com dificuldade você cumpre sua palavra, e não conta a ninguém

11) Sua companhia colocou à sua disposição uma grande quantia em dinheiro para você comprar algumas coleções de livros técnicos muito caras, destinadas à biblioteca da empresa. Você:

a) Direciona os pedidos para uma livraria/distribuidora de livros, cujo dono é seu amigo, nada pedindo em troca

b) Direciona os pedidos para uma livraria/distribuidora de livros, cujo dono é seu amigo, dizendo a ele que você quer receber uma “taxa extra” por fora

c) Pede um orçamento para três ou quatro livrarias/distribuidoras deixando claro ao ganhador que você quer receber uma “taxa extra” por fora

d) Pede um orçamento para três ou quatro livrarias/distribuidoras e opta pelo preço mais baixo, sem usufruir qualquer vantagem pessoal

12. Sua equipe, da qual você é chefe, acaba de concluir um projeto de grande envergadura e, com isso, ela poderá ser beneficiada com algumas vantagens. Sua participação foi quase zero nesse trabalho, mas você precisa mostrar serviço se quiser ser reconhecido pela empresa e beneficiar-se das vantagens. Você:

a) Assume os méritos perante os superiores dizendo que foi um trabalho seu e de sua equipe

b) Diz que os méritos foram todos da equipe

c) Assume os méritos, sozinho

13. Você está num happy hour da empresa, quando ouve dois colegas seus falando sobre um assunto confidencial no canto da sala. Eles percebem que você ouviu o comentário. Você:

a) Troca algumas palavras com seus colegas e sai de “fininho”

b) Fica na sua e não se envolve

c) Denuncia os colegas ao seu chefe

14. Você teve uma desavença com um dos seus colegas de trabalho e, embora ambos tivessem culpa no episódio, foi você que provocou a discussão da maneira inapropriada. Você:

a) Passa a falar mal do colega pelas costas

b) Evita qualquer tipo de contato com ele

c) Dá indiretas para seus amigos a respeito dele

d) Num outro momento procura o colega com calma, pede desculpa pelo entrevero e resolve a questão sem ressentimentos

15) Você está aborrecido com seu chefe e sua empresa, porque a promoção para o cargo que você acreditava ser seu de direito, foi dada a um colega seu, do qual você não gosta. Você:

a) Passa a falar mal do chefe e da empresa

b) Embora contrariado, colabora com o colega promovido, e procura analisar o motivo pelo qual você foi postergado

c) Começa a sabotar sutilmente o trabalho do colega promovido

d) Insinua que o colega promovido é protegido do chefe

16) Você está viajando a serviço, com o carro da companhia, quando faz uma ultrapassagem em local proibido. A polícia de trânsito vê a infração e pára o seu veículo. Você:

a) Diz que não sabia que a ultrapassagem era proibida

b) Diz que a culpa era do motorista do outro carro que impediu a ultrapassagem

c) Oferece grana para o policial

d) Admite a culpa e pede para perdoar a multa. Se o policial não perdoar, você aceita a penalidade, mesmo se houver insinuações da outra parte para que você contribua para a “caixinha”

17) Você percebe que um dos seus colegas de trabalho vem sofrendo constante assédio moral (perseguições, pressões psicológicas etc.) por parte do chefe dele, que também é o seu. Você:

a) Finge que não vê

b) Fica quieto, pois isso nada tem a ver com você.

c) Vai conversar com seu colega e dá algumas sugestões para ele lidar com a situação

d) Dá apoio moral ao colega

18) Você vai falar com seu chefe e encontra a sala vazia, porque ele teve que se ausentar por um instante, mas não demora a voltar. Enquanto aguarda de pé, você vê em cima da mesa dele um documento sigiloso com todas as promoções salariais que ocorrerão no próximo mês em seu departamento. Você fica curioso em saber se seu nome está incluído na lista. Você:

a) Embora difícil de se conter, ignora o documento

b) Fica parado no seu lugar e faz um esforço para ler à distância o documento

c) Se aproxima como quem não quer nada, e procura saber se o seu nome consta na lista

Verifique sua pontuação conforme gabarito

Questão a b c d .

1 1 0 2 0 .

2 0 0 1 -- .

3 0 0 1 -- .

4 0 1 0 -- .

5 3 2 0 1 .

6 0 2 1 -- .

7 1 2 0 -- .

8 0 0 1 -- .

9 1 0 0 0 .

10 0 0 1 -- .

11 0 0 0 1 .

12 0 1 0 -- .

13 1 2 0 -- .

14 0 0 0 1 .

15 0 1 0 -- .

16 0 0 0 1 .

17 0 0 2 1 .

18 2 1 0 -- .

TOTAL___________

De 22 a 26 pontos. Parabéns. Sua pontuação revela que você tem um alto coeficiente de inteligência ética. Você tem clara consciência dos seus valores e prima em trilhar por esse caminho em sua empresa, não dando abertura para irregularidades em sua vida profissional. Reflita sobre as questões onde você não pontuou.

De 17 a 21 pontos. Seu escore de inteligência ética é médio. Você mantém - ou tenta manter -vários princípios éticos a maior parte do tempo, mas em determinados momentos passa por cima de algumas regras visando benefício próprio. Convém analisar algumas atitudes suas, pois esses deslizes podem pôr em risco seu trabalho e sua reputação profissional. Reflita sobre as questões onde você não pontuou.

Abaixo de 17 pontos. Esse escore indica um baixo índice de consciência ética. Você tende a tomar os caminhos aparentemente mais fáceis, aqueles em que você leva vantagem e lhe trazem benefícios pessoais imediatos. Convém analisar várias atitudes suas, pois esses constantes deslizes podem pôr em risco seu trabalho, sua reputação profissional e fazer afundar sua carreira pelo tempo adiante. Reflita seriamente sobre as questões onde você não pontuou.

Ética: freio ou balizador?

Costuma-se dizer que a ética é o freio da ambição e da desonestidade o que, certamente, tem muito fundamento. Para os indivíduos com sólidos princípios a ética é um balizador de suas ações. Para as pessoas antiéticas esses valores carecem de sentido, pois julgam que podem moldar as circunstâncias de acordo com seus interesses pessoais, às vezes sendo ético, às vezes, não. No entanto, da mesma forma como não existe meia gravidez (ou a mulher está grávida, ou ela não está), também não existe meia ética: ou o indivíduo é ético, ou ele não é.

“Errar é humano”, diz o ditado, mas trilhar deliberadamente o caminho não ético é uma escolha que tem consequências deploráveis ao longo do tempo, não, apenas, para as pessoas em nossa volta, mas, principalmente, para nós mesmos e nossos objetivos de vida. As escolhas são nossas; os resultados serão consequências dessas escolhas. Invariavelmente.

Extraído do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais, de Ernesto Berg, Juruá Editora.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.