O plano de negócios contém etapas que, quando bem elaboradas, norteiam todo o projeto de implantação do novo negócio. É nele que empreendedor poderá testar se “seu sonho” é realizável ou não. Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, evitando que você os cometa no mercado. Um plano de negócio pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo para ser apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. O plano de negócio do empreendimento deve seguir cinco etapas em sua elaboração: Sumário Executivo, Análise de mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. Sumário executivo O empreendedor terá que analisar e descrever com cuidado o sumário executivo, pois o mesmo deve ser claro, conciso e não ser extenso – deve ser escrito no máximo em três folhas. O sumário executivo é um resumo do Plano de negócio, não se trata de uma introdução ou justificativa, e sim de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar: resumo dos principais pontos do plano de negócio; dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; dados do empreendimento; missão da empresa; setores de atividades econômicas; forma jurídica; enquadramento tributário; capital social e fonte de recursos. Análise de mercado A análise de mercado é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. É nessa etapa é que o empreendedor faz o estudo do composto de mercado, o estudo do cliente, fornecedores, concorrentes. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam, assim o empreendedor pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor. Já o estudo do mercado fornecedor compreende todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços. Mantenha um cadastro atualizado desses fornecedores. Pesquisar, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio. Por fim, procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine suas boas práticas e deficiências. Se este artigo interessou a você, talvez queira conferir também nosso ebook “Empreendedorismo Fora de Série”. Clique aqui para baixar gratuitamente. Plano de marketing No plano de marketing, irá constar: 1. A descrição dos principais produtos e serviços a serem desenvolvidos pelo futuro negócio. 2. O preço, que deve considerar os custos do produto ou serviço e ainda proporcionar o retorno desejado; 3. As estratégias promocionais. Promoção é toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os seus produtos ou serviços – determine de que maneira você irá divulgar seus produtos, pois todas as formas de divulgação implicam em custos; 4. A estrutura de comercialização, que diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes. 5. E por último deve determinar a melhor localização para a instalação de seu negócio e justificar os motivos da escolha desse local. A definição do ponto está diretamente relacionada com o ramo de atividades. Plano operacional O plano operacional mostra como o negócio vai funcionar na prática, em suas operações. Ele está divido em: 1. Layout ou arranjo físico Irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, um bom arranjo físico traz uma série de benefícios, como: aumento da produtividade; diminuição do desperdício e do retrabalho; maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas. 2. Capacidade produtiva, comercial e de prestação de serviços 3. Processos operacionais Registrar como a empresa irá funcionar você deve pensar em como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas. 4. Necessidade de pessoal Faça a projeção do pessoal necessário para o funcionamento do negócio. Plano financeiro O plano financeiro indicará ao empreendedor a viabilidade de seu futuro negócio. Nele será estudado o investimento total, que irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O mesmo é formado por: 1. Investimentos fixos 2. Capital de giro O capital de giro é o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. Ele representa o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. 3. Investimentos pré-operacionais Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender 4. Estimativa dos investimentos fixos Corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada. 5. Estimativa do faturamento mensal Uma forma de estimar o quanto a empresa irá faturar por mês é multiplicar a quantidade de produtos a serem oferecidos pelo seu preço de venda, que deve ser baseado em informações de mercado. Após reunir as informações sobre as estimativas de faturamento e os custos totais (fixos e variáveis), é possível prever o resultado da empresa, verificando se ela possivelmente irá operar com lucro ou prejuízo. Por último o Plano Financeiro irá mostra também os Indicadores de viabilidade, que são: Ponto de equilíbrio, Lucratividade, Rentabilidade e Prazo de Retorno do investimento. Após realizar todas as etapas para elaborar o plano de negócio do empreendimento, o empreendedor deve fazer uma avaliação de seu planejamento, pois um plano de negócio bem elaborado torna-se um instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes a serem tomadas. Também propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. Não esqueça de baixar nosso ebook “Empreendedorismo Fora de Série”. Clique aqui para fazer o download.