Estrutura de um Plano de Negócios

Serão abordados assuntos relativos a estrutura do plano de negócios e sua apresentação.

O Plano de Negócios é composto de:

- Capa


A Capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do Plano de Negócios, pois é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano de Negócios, devendo, portanto ser feita de maneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.

- Sumário


O Sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócio e a página respectiva onde se encontra.

- Sumário Executivo


O Sumário Executivo é a principal seção do seu Plano de Negócio. Através do Sumário Executivo é que o leitor decidirá se continuará ou não a ler o seu Plano de Negócios. Portanto, deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam em seu Plano de Negócios e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao leitor ( ex: requisição de financiamento junto aos bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes, etc.). O Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções do plano para ser feita.

- Planejamento Estratégico do Negócio


A seção do Planejamento Estratégico do Negócio é onde você define os rumos de sua empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem como a descrição da visão e missão de sua empresa. É a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações de sua empresa.

- Descrição da Empresa


Deve descrever sua empresa, seu histórico, crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados, etc.

- Produtos e Serviços


Deve descrever quais são seus produtos e serviços, como são produzidos, ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detém marca e/ou patente de algum produto, etc.

- Análise de Mercado

Deverá demonstrar que conhece muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviços (através de pesquisas de mercado), como esta segmentado, as características do consumidor, análise da concorrência, a sua participação no mercado e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio, etc.

- Plano de Marketing


Apresenta como você pretende vender seu produto/serviço e conquistar seus clientes, manter os interesses dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeções de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade.

- Plano Financeiro


A seção de finanças deve apresentar em números todas as ações planejadas de sua empresa e as comprovações, através de projeções futuras (quanto precisa de capital, quando e com que propósito), de sucesso do negócio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, ponto de equilíbrio, necessidades de investimentos, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre o investimento, etc.

- Anexo


Deve conter todas as informações que você julgar relevantes para o melhor entendimento de seu Plano de Negócios. Por isso, não tem limites de páginas ou exigências a serem seguidas. A única informação que você não pode deixar de incluir é o currículo dos sócios da empresa. Você poderá anexar ainda anexar fotos dos produtos, catálogos, estatuto social, folders, etc.

- Tamanho

Não existe um tamanho ideal ou quantidade exata de páginas para o Plano de Negócios. O que se recomenda é escrever o Plano de Negócios de acordo com o público-alvo que lerá o documento. Se o leito for um gerente de banco, por exemplo, ele dará maior ênfase a parte financeira; se for um instituição de fomento ou governamental dará maior enfoque ao valor do recurso solicitado, etc.

Para facilitar esta tarefa, a seguir encontra-se uma descrição dos possíveis tipos e tamanhos de um Plano de Negócios:

  • Plano de Negócios Completo: é utilizado quando solicita uma grande quantia de dinheiro, ou se necessita apresentar uma visão completa do seu negócio. Pode variar de 15 a 40 páginas mais o material anexo
  • Plano de Negócios Resumido: é utilizado quando se necessita apresentar algumas informações resumidas a um investidor por exemplo, com o objetivo de chamar a atenção para que ele lhe requisite uma Plano de Negócios Completo. Deve mostrar os objetivos macros do negócio, investimentos, mercado e retorno sobre investimento e deverá focar as informações especificas requisitadas. Varia de 10 a 15 páginas.
  • Plano de Negócios Operacional: é muito importante para ser utilizado internamente nas empresas pelos diretores, gerentes e funcionários. É excelente para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estratégicos da organização. Seu tamanho pode ser variável e depende das necessidades especificas de cada empresa em termos de divulgação juntos aos funcionários.

Independente do tamanho e segmento da empresa a estrutura apresentada para se montar o Plano de Negócios é praticamente a mesma, sendo necessário algumas adaptações, o importante é você saber como e onde quer chegar.

Referências Bibliográficas:

DOLABELLA, Fernando. O segredo de Luisa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios. 2.ed. São Paulo: Cultura, 2006.301p

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios / José Carlos Assis Dornelas. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 299 p

Sites : www.planodenegocios.com.br acessado em 08/01/2010

http://www.sebraemg.com.br/Geral/VisualizadorConteudo.aspx?cod_areasuperior=31&cod_areaconteudo=158&navegacao=PARA_SUA_EMPRESA/Planeje_sua_Empresa acessado 12/01/2010
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