EMPRESA RURAL Empresa rural é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda. Qualquer tipo de empresa rural, seja familiar ou patronal é integrada por um conjunto de recursos, denominados fatores da produção, sendo estes, segundo Alves & Colusso (2005, ONLINE): • Terra: onde se aplicam os capitais e se trabalha para obter a produção. É o fator mais importante. • Capital: representa o conjunto de bens colocados sobre a terra com objetivo de aumentar sua produtividade e ainda facilitar e melhorar a qualidade do trabalho humano. • Trabalho: é o conjunto de atividades desempenhadas pelo homem. A empresa rural, portanto é a unidade de produção que possui elevado nível de capital de exploração e alto grau de comercialização, tendo como objetivos técnicos a sobrevivência e o crescimento em busca do lucro (SOUZA, 1995). Pode ser considerada, pois, como uma realidade sócio-econômica, na qual se distinguem os seguintes elementos: empresário, exploração e atividade rural (BRANDT, 1973). Alves & Colusso (2005, ONLINE) define a empresa rural como sendo aquela que explora a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícola. Relatam ainda que, o campo de atividade das empresas rurais pode ser dividido em: • Produção Vegetal (atividade agrícola): aborda a cultura hortícola e forrageira (cereais, hortaliças, tubérculos, especiarias, floricultura, dentre outras) e a arboricultura (florestamento, pomares, vinhedos e outras); • Produção Animal (atividade zootécnica): criação de animais (apicultura, avicultura, pecuária, piscicultura e outras); • Indústrias Rurais (atividade agroindustrial): beneficiamento do produto agrícola, transformação de produtos zootécnicos e agrícolas. Atualmente podemos definir as bases de atuação e desenvolvimento da empresa rural, através de concepções de uma empresa integrada com o meio externo perceptíveis a alterações de clima e mercadológicas, a qual os administradores tendem a conhecer sobre os ciclos produtivos e minimizar as perdas sobre a construção de planejamentos estruturados, capacitando e desenvolvendo os colaborador internos, a ponto de sua motivação, além de gerar idéias de desenvolvimento pessoal com qualidade de vida e satisfação dos clientes e fornecedores (AZER, ONLINE). REFERÊNCIAS ALVES, Patrícia Medianeira da Costa; COLUSSO, Ana Cláudia. Empresa Rural e o Novo Código Civil. IN: Revista Eletrônica de Contabilidade, julho de 2005. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/ vIInEspecial/a01vIInesp.pdf>. Acesso em abril de 2009. AZER, Adriano Marques. Tempos Modernos da Administração Rural. Disponível em: <http://www.fucamp.com.br/nova/revista/revista0609.pdf>. Acessado em maio de 2009. BRANTE, Sergio Albert. O Planejamento da Nova Empresa Rural Brasileira. Rio de Janeiro: APEC, 1973. SOUZA, Ricardo; GIMARÃES, José Mário Patto; MORAIS, Vander Azevedo; VIEIRA, Guaracy & ANDRADE, José Geraldo. A Administração da Fazenda. São Paulo: Globo, 1995.