e-Procurement. Você sabe o que é?

e-Procurement (eletronic procurement) se refere à compra e venda de produtos e serviços através da internet. É associado aos processos de compras B2B.

E-procurement (do inglês eletronic procurement) é o termo que se refere à compra e à venda de produtos e serviços através da internet.

É muito associado aos processos de compras das empresas business-to-business (B2B), que utilizam em suas estratégias de negócios os processos de compra e venda entre organizações.

Também se refere a ambientes virtuais que realizam a cotação e o fechamento de algumas operações de negócios.

Normalmente, os sites de e-procurement permitem aos usuários qualificados e registrados a possibilidade de encontrar compradores ou fornecedores de produtos e/ou serviços especializados que, normalmente, são difíceis de se localizar entre os contatos das equipes de compras ou vendas.

Dependendo da abordagem, os compradores ou vendedores podem prever prêmios ou dar lances, de acordo com o volume negociado, por exemplo, criando uma concorrência que pode beneficiar especialmente a empresa que está comprando.

Software de e-Procurement

São plataformas que contêm métodos eletrônicos para auxiliar em cada estágio do processo da compra - desde a solicitação até o pagamento, permitindo a extração de informações estratégicas que são de extrema relevância para a gerência executiva.

Em geral, são utilizados pela área de Compras das empresas para automatizar o fluxo de negociações.

Seus benefícios são o controle de estoques de forma mais eficaz, redução de custos e otimização dos ciclos de produção.

Geralmente, tem ferramentas e bases de dados integradas a outros departamentos, tornando o gerenciamento de insumos e as contratações de serviços mais ágeis por meio de relatórios gerenciais que dão mais poder de decisão em menos tempo.

Entre os módulos de uma solução de e-Procurement, normalmente, estão Requisição, Cotação, Catálogo, Leilões, Pedido de Compras, Gestão de Contratos, Reposição de Estoques, Recebimento, Pagamento e Follow-Up de Transações.

São funcionalidades que permitem aos compradores deixarem o trabalho operacional “nas mãos” da tecnologia e se concentrarem em aspectos mais estratégicos do negócio, como o relacionamento com fornecedores e a prospecção de novas carteiras.

Benefícios de um software de e-Procurement

A seguir, veja os três principais benefícios que um sistema pode oferecer para o departamento de Compras e, consequentemente, para toda a empresa:

• Redução de custos - O processo se torna mais automatizado e é possível parametrizar avaliações de fornecedores, permitindo uma decisão de compra muito mais rápida e assertiva.
• Aumento da concorrência entre fornecedores - Ao cadastrar diferentes fornecedores, os compradores conseguem avaliar aspectos como qualidade, prazos de pagamento, pontualidade nas entregas, além dos preços.
• Economia de tempo - O comprador deixa de fazer análises “manuais”, podendo, em poucos cliques, visualizar dados e estatísticas apresentados no sistema e quais são as melhores opções para cada operação analisada.Outra vantagem é em relação às ordens de compras, que podem seguir o calendário de produção, fazendo, por exemplo, com que o ciclo comece na manufatura e passe pela aquisição de insumos de forma automatizada, acelerando as aprovações.

Com o e-Procurement, as empresas consolidam a automação dos processos relacionados às compras e à produção de bens e serviços.
Ao atuar com a plataforma integrada em diferentes áreas, melhoram também o senso de colaboratividade, a segurança dos processo - os fluxos de trabalho não serão interrompidos ou atrasados por falta de insumos, fazendo com que os vários departamentos estejam comprometidos em seguir as práticas de solicitação, autorização e ordem de compra de acordo com o planejamento estratégico.
Por outro lado, um software de e-Procurement também se torna uma excelente ferramenta para a busca de novos fornecedores de bens e serviços, auxiliando também na gestão de relacionamento com as empresas provedoras.

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    Fabio Hoinaski

    Fabio Hoinaski

    Fabio Hoinaski é fundador e CEO da IBID e-Procurement. Nos últimos anos vem trabalhando na criação de um sistema de compras (SRM) que hoje atende vários clientes ajudando a otimizar seu processos de compra.
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